G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

4 dicas para identificar se o seu negócio é sustentável

04 dez

4 dicas para identificar se o seu negócio é sustentável

O futuro do planeta tem sido uma das principais preocupações da sociedade. A preservação do meio ambiente passou a ter atenção geral, e é nesse contexto de precaução com as reservas naturais do planeta que as empresas passaram a adotar medidas sustentáveis.

Em muitos negócios, a preocupação em preservar o meio ambiente está relacionada somente aos benefícios que essas atitudes trazem. Porém, a sustentabilidade empresarial vai muito além de pequenas ações! Os gestores devem se preocupar em produzir sem agredir o meio ambiente e colaborar com o desenvolvimento da sociedade. Além disso, é preciso entender que a atenção à preservação dos recursos naturais é uma condição para que o negócio possa existir no futuro.

É importante identificar se o seu negócio é sustentável, até mesmo para que as ações tomadas em prol do meio ambiente não sejam em vão! Para lhe ajudar com essa questão, separamos aqui algumas dicas. Confira!

Existe a preocupação com a escassez dos recursos naturais em seu negócio?

Um negócio sustentável deve ir além do papel. É importante que a empresa se preocupe com a matéria-prima utilizada em sua produção. Como ela está sendo usada, qual a sua origem e como se dá o reaproveitamento do material restante são algumas ações que ajudam o meio ambiente. Além de se preocupar com a escassez dos recursos naturais, a reciclagem dos resíduos diminui o lixo produzido pela empresa.

Seu negócio sustentável contribui para a diminuição da poluição?

Muitos gestores se preocupam com o uso sustentável dos recursos naturais e deixam de ter atenção à poluição que estão causando no meio ambiente. A fumaça lançada no ar deve conter o mínimo possível de gases causadores do efeito estufa — os filtros nas chaminés não devem ser ignorados. Além disso, é preciso ter atenção aos rejeitos lançados diretamente nos rios — dependendo do nível de toxicidade eles podem matar diversos ecossistemas. O lixo produzido também deve ser descartado de maneira correta, evitando a poluição de solos e rios.

Os funcionários têm atitudes sustentáveis?

Um negócio sustentável possui tarefas que envolvem alterações na sua cultura. O comprometimento é tanto que os funcionários entendem o propósito e auxiliam sem a necessidade de supervisão. Assim, as ações sustentáveis passam a fazer parte do cotidiano empresarial!

Oferece ou adota soluções eficientes na relação do negócio com o meio ambiente?

Esse aspecto está relacionado à inovação de ideias e atitudes que o negócio possui mediante a relação com o meio ambiente. Mesmo que a empresa tenha ações sustentáveis, alguns deslizes podem ser cometidos. Um negócio sustentável atualiza constantemente o plano de atividades que ajudam o meio ambiente, visando sempre utilizar as tecnologias a favor da sustentabilidade ambiental e reduzir exponencialmente as agressões ao meio ambiente.

Além disso, um negócio sustentável possui diversos benefícios:

  • Menor custo na energia;
  • Gastos menores com a eliminação dos resíduos;
  • Eficiência maior na produção;
  • Alguns impostos são reduzidos como forma de incentivo por parte dos governos;
  • Redução de custos relativos a processos judiciais de impactos ambientais;
  • Imagem do negócio melhorada e maior facilidade na venda dos produtos.

Os inúmeros benefícios mostram como uma empresa pode obter vantagens em ter atitudes que se preocupam com o meio ambiente. Além disso, com as nossas dicas é possível verificar se o seu negócio é sustentável! Se você percebeu que estava enganado, não se preocupe! Ainda há tempo de mudar as atitudes e começar a ter mais atenção à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais!

E você, sabia da importância em se ter um negócio sustentável? Conhece mais alguma dica que não colocamos aqui? Então conte pra gente nos comentários!

2 comments

  1. […] ano troquei livros do meu filho na Bibliotroca da escola pelos do ano que vem, dale sustentabilidade, vamos trocar mais e […]

  2. […] Como percebemos, se mal gerenciado, o estoque pode gerar perdas sucessivas: tangíveis (perdas financeiras – vendas perdidas, baixa lucratividade, quebra de estoque) e intangíveis (danos de imagem junto ao cliente). Quanto mais a sua equipe se capacitar para aplicar as melhores técnicas gerenciais e as ferramentas de controle de estoque, menor será o índice de perdas, podendo até ser zerado. Boas práticas de gestão aumentam a lucratividade e tornam seu negócio sustentável. […]

%d blogueiros gostam disto: