SAP Business One e Consultoria SAP

Conheça o que é e como funciona um balanço patrimonial

10 dez

Conheça o que é e como funciona um balanço patrimonial

Pensando em planejamento financeiro, uma das ferramentas mais difundidas e utilizadas pelas empresas é o balanço patrimonial. Ele pode ser utilizado para mostrar a situação atual de uma empresa e, além disso, pode servir para projetar o futuro pelas características das informações que são evidenciadas. O que é mais interessante no balanço patrimonial é que ele serve para empresas bem pequenas e não deixa de servir para empresas gigantes, tornando-o ferramenta essencial para o planejamento financeiro.

O que o balanço patrimonial apresenta

Na prática, o balanço patrimonial apresenta uma fotografia da situação financeira de qualquer empresa em determinada data. Por exemplo, quando se identifica o valor de caixa, quer dizer que aquele valor é o que estava disponível na data específica da elaboração do balanço, e não as variações que ocorreram durante um período qualquer.

Por ser assim, apresenta o que a empresa possui e o que a empresa deve tanto no curto quanto no longo prazo. Com a elaboração e a análise do balanço patrimonial durante um período continuado, é possível identificar tendências nas contas ou nos grupos componentes dele. Isso permite que a empresa possa fazer análises mais eficientes sobre os valores constantes nessa demonstração.

Identificando as tendências

Para ilustrar um exemplo de análise das informações do balanço patrimonial, é necessário ter informações tempestivas e validadas para garantir uma análise correta. Com essas informações validadas, começam as análises. O comportamento das contas a pagar em relação a todas as obrigações da empresa, por exemplo, pode evidenciar o início do descontrole das dívidas de uma empresa.

Outro exemplo pode ser dado em relação à quantidade de máquinas e equipamentos que uma empresa possui. Se, no intervalo de 3 anos, por exemplo, o valor registrado das máquinas dobra, mas o patrimônio total da empresa se mantém estável, é nítido o sinal de que a empresa está se imobilizando, ou seja, está investindo em automação no processo produtivo.

Ligação com os planos financeiros

O balanço patrimonial possui ligação direta com o planejamento de qualquer empresa, sendo utilizado como base para a elaboração de orçamentos financeiros ou de investimentos, por exemplo. A tendência dos valores evidenciados nele faz com que os gestores tenham mais informação e possam tomar decisões mais acertadas.

O valor real de uma empresa também é evidenciado por meio do patrimônio líquido, um dos grandes grupos do balanço patrimonial. Os ativos e os passivos, quando analisados em conjunto, podem fornecer aos gestores o total dos recursos líquidos e um perfil do endividamento das empresas. Tudo isso deve ser considerado no momento da confecção de um orçamento financeiro.

Quando preparar um balanço patrimonial

Ele deve ser preparado, no mínimo, uma vez ao ano, sempre tendo como data-base o último dia útil de cada ano. Algumas empresas devem elaborá-lo trimestralmente, no último dia de cada trimestre do ano civil, e outras devem elaborá-lo mensalmente, sempre no último dia de cada mês.

Não importa a periodicidade nem a maneira como uma empresa trata o balanço patrimonial como suporte em relação ao planejamento financeiro. O fato é que ele é extremamente importante, e quanto mais os gestores tiverem intimidade com sua estrutura e com o seu funcionamento, mais informações poderão ser tiradas para ajudar na gestão empresarial.

Quer saber mais sobre o balanço patrimonial ou sobre outro tópico financeiro? Entre em contato conosco! Não se esqueça de deixar um comentário abaixo para participar da discussão!

One comment

  1. […] após fazer seu balanço patrimonial e elaborar seu planejamento financeiro, é importante que a empresa, no início do ano, faça uma […]

%d blogueiros gostam disto: