SAP Business One e Consultoria SAP

4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na nuvem

04 abr

4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na nuvem

Sistemas de gestão empresarial, os ERPs, são soluções que tradicionalmente são ofertadas da seguinte forma:

  • Empresa compra a licença;
  • Software é instalado localmente;
  • Manutenção e upgrades são realizados pela equipe de TI da empresa.

Os custos da operação costumam ser mais altos, principalmente nos estágios iniciais, e muitas empresas não estão dispostas a arcar com eles, optando por serviços inferiores. Porém, utilizar um sistema de gestão baseado em computação em nuvem pode ser justamente a solução que você procura.

Abaixo, listamos algumas das razões pelas quais sua empresa deveria optar por um sistema na nuvem.

1 – Redução de custos

Um ERP baseado em cloud computing prevê um custo menor tanto no setup inicial, quanto em longo prazo. Em vez de ter que comprar a licença do software e arcar com investimentos em hardwares específicos, como servidores, você vai pagar uma taxa mensal ou anual (modelo de software como um serviço ou SaaS) para o provedor deste serviço e ele fica encarregado dessas tarefas.

2 – Escalabilidade

Um sistema na nuvem se adapta ao desenvolvimento e mudanças que ocorrem na sua empresa naturalmente. Ao abrir um novo ponto de vendas, filial ou escritório, a implementação ocorre de maneira quase que orgânica e muito mais ágil, pois em vez de recorrer a instalações das máquinas e migração de dados legados, você já terá todo o sistema pronto para ser acessado de qualquer um desses pontos. É um sistema de gestão que acompanha o seu desenvolvimento.

3 – Mobilidade

A mobilidade não é uma tendência, mas sim uma realidade ou até mesmo uma necessidade nos dias de hoje. Ao utilizar a computação na nuvem, você pode ter acesso de maneira rápida e fácil, de qualquer dispositivo com acesso à rede, aos seus dados e realizar a gestão remota de maneira muito mais simples do que outrora. Você pode, por exemplo, estruturar e atualizar um plano de contas da sua empresa em tempo real, de qualquer lugar que você esteja.

4 – Segurança

Apesar de algumas pessoas ficarem com receio de migrar para a computação na nuvem exatamente por conta da segurança de dados sigilosos sendo armazenados fora dos seus domínios, o que ocorre na verdade é que eles estão mais seguros na nuvem. Isso porque existem padrões internacionais que devem ser seguidos, como criptografia avançada, ISO, SSL e alguns outros, que garantem o sigilo dessas informações. Outro ponto relevante, é que se um hardware é roubado, perdido ou estraga, seus dados continuam seguros quando foram armazenados por meio do cloud computing.

Por fim, um dos principais pontos que mantém o alto nível de segurança em cloud computing é o backup. No modelo tradicional e ultrapassado, podem levar horas até que um backup seja finalizado. Já quando falamos de sistemas online, o backup ocorre de maneira quase imperceptível e automática, por meio do espelhamento de servidores — caso algo seja perdido, é possível recorrer a outras cópias criptografadas, sem a necessidade de depender de discos físicos, por exemplo.

Você ainda tem dúvidas se a computação na nuvem é a solução para sua PME finalmente conseguir adotar um sistema de gestão eficiente? Se você está preocupado em como melhorar a eficiência operacional da sua empresa, recomendamos que dê uma olhada em nosso post sobre as vantagens de adotar um sistema de gestão para sua PME!

3 comments

  1. […] Quer aprender a reduzir custos sem abrir mão de uma boa gestão? Confira 4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na nuvem! […]

  2. […] Se você achou boa a ideia de fazer ao gerenciamento de dados na nuvem, pode se interessar também na possibilidade de migrar toda sua gestão empresarial para o cloud computing. Para entender melhor, leia nosso artigo com 4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na nuvem! […]

  3. […] você gostou desse post, conheça também 4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na […]

%d blogueiros gostam disto: