G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

7 Dicas para otimizar seu desempenho no Home Office

19 abr

7 Dicas para otimizar seu desempenho no Home Office

Trabalhar no sistema home office pode proporcionar ganho de tempo e qualidade de vida, porém é necessário que uma disciplina diária seja mantida para que tudo esteja sob controle. Algumas dicas podem te ajudar a tornar o trabalho tão produtivo ou mais do que em um escritório tradicional. Confira algumas dicas que separamos para você:

1 – Escolha o ambiente certo para o home office

É preciso saber escolher um ambiente claro e arejado para trabalhar. Quanto mais iluminado for, melhor. Assim, você ganha mais ânimo e consegue ter mais pique para seguir sua rotina diária de trabalho. Se não for possível ter um amplo espaço, opte por não encher demais o cômodo com móveis e decoração em excesso.

2 – Saiba escolher a mobília de trabalho

Móveis claros e bem distribuídos são uma boa pedida para um ambiente de trabalho mais eficiente em casa. Se possível, escolha uma escrivaninha onde possa deixar os objetos de primeira necessidade e ainda sobrar espaço para uso livre. Outros elementos que não sejam necessários no dia a dia podem ser retirados do espaço central de trabalho. Assim, a bagunça não se alastra.

Lembre-se também de que o indicado é que a mobília utilizada durante o home office seja ergonômica, ou seja, não vai provocar incômodo ou desconforto enquanto você executa suas tarefas.

3 – Seja organizado

Quanto mais organização melhor. Tenha gavetas específicas a sua disposição para guardar documentos relevantes que não são acessados todo dia, mas precisam estar acessíveis em uma eventualidade. Tenha também outra gaveta reservada para temas pendentes que ainda merecerão sua atenção em um futuro próximo. O ideal é que você tente não misturar esses papéis para não gastar mais tempo na hora de encontrar o que você quer.

4 – Foque apenas no trabalho

Mantenha o ambiente do home office o mais separado possível das atividades domésticas. Isso exigirá que você se policie para não deixar copos, talheres e demais utensílios de cozinha espalhados pelo seu local de trabalho. Isso vale também para roupas e outros acessórios pessoais. Manter um ambiente de boa aparência ajuda inclusive a aumentar a vontade de produzir.

Muitas podem ser as distrações quando se trabalha em regime home office, como conversar com a família, ver televisão ou o seu cachorro que quer sair para passear. Saiba administrar bem essas questões para que não prejudiquem a sua produtividade.

5 – Crie rotinas

Não deixe de exercer as mesmas tarefas diárias que faria antes de sair para o escritório. Nada de atropelar etapas ou tomar café da manhã já começando a trabalhar em frente ao computador. Procure reservar momentos específicos para cada atividade, não permitindo que sua vida profissional e pessoal se misturem exageradamente.

6 – Dê algumas pausas

É importante fazer algumas pausas depois de uma ou duas horas de foco absoluto no trabalho. Assim você areja as ideias e se prepara para retornar mais revigorado às suas atividades. Com disciplina será possível reservar tempo para família e amigos, e ainda encaminhar as atividades de trabalho do dia sem ter que abrir mão do convívio social.

7 – Experimente trabalhar em diferentes espaços

Uma vez ou outra para variar o ambiente de trabalho, vale sair para trabalhar um pouco no parque, café ou em escritório de coworking. É uma boa oportunidade para aproveitar o dia, se relacionar com diferentes pessoas e ao mesmo tempo aliviar o estresse cotidiano.

Viu como a gestão do seu dia a dia é fundamental para um home office mais produtivo? Conheça outras ferramentas de gestão que podem ser úteis na sua empresa.

One comment

  1. […] de sua localização. Isso é ideal para empresas com uma estrutura interna maior, que trabalham com Home Office ou possuem profissionais transitando fora da sede […]

%d blogueiros gostam disto: