G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

Conheça os prós e contras de ter uma franquia

10 maio
SAP Business One

Conheça os prós e contras de ter uma franquia

Uma dúvida que atormenta todas as pessoas que desejam adentrar no mundo do empreendedorismo é sobre ter uma franquia ou investir em um negócio próprio.

Uma franquia é um sistema de negócio em que o empresário franqueado recebe do franqueador o direito de uso da marca ou patente, assim como o direito de distribuição do serviço ou produto relacionado, podendo ser de forma exclusiva ou não na região. Existem muitas franquias famosas, como McDonald’s, Vivara, Taco, etc.

Por isso, essa dúvida é muito comum por se tratarem de dois modelos de empreendimento bem distintos e por garantirem vantagens e desvantagens quase diametralmente opostas. Então, fica a questão, na hora de começar, vale a pena ter uma franquia?

Para saber os prós e contras, confira no post a seguir!

Os prós da franquia

– Credibilidade do negócio

Ao se tornar um franqueado, já se adquire os direitos de uso da marca. Isso significa que já é uma marca consolidada no mercado, de forma que facilita a aceitação do público e dá maior credibilidade ao negócio. Abrir uma franquia carrega em si já o renome da marca e garantia de um determinado produto ou serviço padronizado e confiável.

– Maior garantia de mercado

Por já serem marcas consolidadas, as franquias já têm público alvo determinado e de fácil acesso. Há muito menos trabalho em se criar um público cativo e o retorno financeiro costuma ser mais rápido do que abrir um negócio próprio. Também, por

– Apoio do franqueador

Um ponto positivo também é que a franquia tem um forte apoio do franqueador, recebendo não apenas treinamento e orientação, como já usufrui de uma rede de infraestrutura montada e testada. Assim, como o uso dos insumos é padronizado e adquirido diretamente do franqueador, os custos são menores e as chances de sucesso são maiores.

– Existência de um plano de negócio

Uma vantagem em adquirir uma franquia é que já existe um plano de negócio e gestão testado pelo franqueador, ao qual o empresário franqueado implementa ao abrir o negócio. Como nem todo empreendedor iniciante tem a experiência ou condição de criar e executar um plano de negócio ou modelo de gestão próprio, isso pode ser uma grande facilidade ou, ao menos, um excelente aprendizado.

Os contras da franquia

– Pouca flexibilidade

Uma franquia é parte de uma rede e um contrato de uso de uma marca. Por isso, há diversos pontos – a maioria deles, para ser sincero – que já são determinados quando se torna um franqueado. Não há muito espaço para negociação ou mudanças no produto ou serviço oferecido.

– Autonomia limitada

Em decorrência de ser uma franquia, a autonomia de gestão, administrativa e decisória do franqueado é bem limitada. Isso impede, na grande maioria das franquias, a implementação de novas ideias, conceitos ou mudanças sem consulta, por exemplo.

– Localização definida

Não é possível ao franqueado determinar a localização da loja da franquia, que obedece a diversos critérios de densidade populacional, tipo de bairros, localidades, etc. Isso significa mais uma limitação no poder de decisão do franqueado.

– Pouco espaço de criação

Por fim, uma franquia não é um negócio próprio, o que significa que não há, efetivamente, a criação de algo novo. Trabalha-se aqui no intuito de fortalecer uma marca. O espaço de inovação é quase inexistente.

Existem prós e contras em se abrir uma franquia, e isso tudo deve ser pesado na hora da decisão. Pode ser uma excelente forma de negócio, assim como uma boa experiência de aprendizado.

E você, o que acha? Quer ter uma franquia? Tem mais dúvidas sobre se vale a pena ou não? Comente abaixo!

One comment

  1. […] e fácil de operar. Suas funcionalidades facilitam o gerenciamento de várias empresas, filiais, franquias e estoques em uma única […]

%d blogueiros gostam disto: