G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

6 vantagens da gestão de dados na nuvem

24 jun

6 vantagens da gestão de dados na nuvem

A migração do gerenciamento de dados dos servidores físicos e locais para a nuvem é uma tendência que, a cada ano, mais se desenvolve nas empresas. Suas vantagens começam na possibilidade de armazenar, organizar e administrar seus arquivos diretamente pela internet. Aliás, a facilidade, a inovação e a praticidade são algumas das características já associadas a esse modelo de banco de dados. Isso é o que atrai gestores e diretores em busca das soluções em cloud computing.

Esses aspectos dão uma ideia dos benefícios que a gestão de dados na nuvem oferece. Neste artigo, abordaremos 6 motivos para mostrar que esse tipo de solução é um investimento relevante para sua empresa. Acompanhe:

1 – Segurança

Os sistemas baseados em computação na nuvem geralmente contam com certificados que seguem os padrões internacionais de segurança, como criptografia avançada, ISO e SSL. São garantias de que seus dados não poderão ser acessados por quem não possui autorização, reduzindo-se os riscos de invasões e perdas de informações.

Por último, vale lembrar que só pelo fato dos dados não estarem armazenados em hardwares ou discos físicos, eliminam-se os riscos de perdê-los por possíveis roubos, incêndios ou problemas de energia, por exemplo.

2 – Atualizações automáticas

A atualização dos softwares de gestão de dados muitas vezes é uma tarefa demorada e cara para as empresas. As pequenas e médias podem sofrer mais com essa questão, por necessitarem de uma equipe de TI à disposição para executar essas tarefas. Nesse caso, as soluções na nuvem dispensam todo esse trabalho, pois os próprios sistemas e fornecedores especializados fazem, frequentemente, a manutenção e o upgrade das funcionalidades.

A automatização do backup dos arquivos é um dos exemplos de atualização que os sistemas oferecem. Isso traz um ganho de eficiência operacional enorme para as empresas.

3 – Flexibilidade

Outra vantagem da gestão de dados da nuvem é a possibilidade habilitar mais espaço e novos módulos ao sistema. No cloud computing não é necessário comprar servidores mais robustos e discos para fazer o backup dos arquivos, você simplesmente pode adquirir um plano pago, mais caro ou negociar com o fornecedor para ter mais espaço de gravação. Além disso, você pode migrar os registros de atividades de outros setores da empresa para a nuvem sem a obrigação de contratar um outro software para isso.

4 – Custos reduzidos

O custo-benefício do gerenciamento de dados na nuvem está na possibilidade de gerar mais escala com um investimento reduzido. Esses sistemas oferecem a capacidade de armazenar uma quantidade maior de arquivos do que em servidores locais. Além disso, as manutenções e backups automáticos já são incluídos no valor da contratação ou das mensalidades. Isso também gera economia de tempo que, consequentemente, reduz os gastos operacionais mensais da empresa.

5 – Maior colaboração

Nesse modelo de banco de dados, a distância física é o menor dos problemas. Como os arquivos estão hospedados na internet, qualquer colaborador autorizado pode ter acesso a essas informações, independentemente de sua localização. Isso é ideal para empresas com uma estrutura interna maior, que trabalham com Home Office ou possuem profissionais transitando fora da sede constantemente.

Outro detalhe é que o cloud computing permite que os colaboradores editem e compartilhem os mesmos documentos. Esse processo facilita a integração entre diferentes setores e dá mais agilidade na transição e finalização de tarefas importantes.

6 – Acessibilidade

Salvar seus arquivos na nuvem facilita o acesso por outros dispositivos além dos desktops. Os usuários de smartphones e tablets, desde que conectados à internet, também podem gerenciar os dados armazenados. Essa é uma característica importante, pois muitos colaboradores têm o costume de passar até mais tempo em seus smartphones que nos computadores.

Um banco de dados baseado na nuvem pode oferecer mais segurança para os seus arquivos. Além disso, traz ganhos relevantes de tempo, dinheiro, produtividade e colaboração para a sua empresa. Tudo isso em um sistema constantemente atualizado e que se adapta às necessidades da sua organização.

Se você achou boa a ideia de fazer ao gerenciamento de dados na nuvem, pode se interessar também na possibilidade de migrar toda sua gestão empresarial para o cloud computing. Para entender melhor, leia nosso artigo com 4 razões para sua empresa ter um sistema de gestão na nuvem!

%d blogueiros gostam disto: