SAP Business One e Consultoria SAP

Como um sistema de estoque pode minimizar os erros de gestão?

06 jul

Como um sistema de estoque pode minimizar os erros de gestão?

Ter um controle de estoque eficiente é essencial para a gestão de qualquer empresa, independentemente do setor de atuação. Ao não gerir o estoque da forma correta, o empresário prejudica o desempenho financeiro da organização e até mesmo a imagem corporativa, pois esse problema pode levar à falta de produtos nas prateleiras e à consequente debandada de clientes para a concorrência.

Quando o estoque é gerido apenas por funcionários, sem o auxílio de uma ferramente, as chances de erros são muito maiores. Veja os principais benefícios de ter um sistema de estoque e como a ferramenta pode minimizar os erros de gestão:

Um sistema de estoque ajuda a empresa a realizar boas compras

Um erro de gestão comum é não fazer bons negócios na hora de fazer as compras da empresa: paga-se muito caro por produtos em grande quantidade, adquire-se pouca quantidade de itens que têm muita saída, etc. Um sistema de estoque ajuda a minimizar esse tipo de erro ao permitir que os indicadores sejam controlados e acompanhados com facilidade. Assim, é possível que as compras sejam realizadas de forma mais eficaz, pois, sabendo os produtos que têm maior saída, por exemplo, você pode negociar compras maiores com fornecedores e conseguir desconto por volume.

Há diminuição de perdas de produtos

Estoque cheio de produtos é sinônimo de dinheiro parado. Ainda assim, é importante manter as mercadorias armazenadas para atender aos pedidos de clientes. Nesse sentido, ter um sistema de estoque ajuda a identificar quais os itens com maior saída e aqueles que ficam por muito tempo parados no estoque. Com essas informações em mãos, você passa a comprar apenas o que é necessário, evitando perdas com produtos que passam da data de validade ou saem de linha. Com isso, por mais que você tenha dinheiro parado, pelo menos, não tem prejuízo com itens perdidos.

Sua empresa não perde mais vendas por falta de itens disponíveis

Um sistema de estoque diminui a chance da sua empresa passar por um erro de gestão grave: não ter produtos disponíveis para atender a uma demanda dos seus clientes. Com um controle eficiente de estoque, o risco de faltar itens na prateleira diminui de forma considerável e, com isso, você também reduz a chance de perder clientes para a concorrência por não oferecer o produto que ele precisa.

Um sistema de estoque é especialmente útil para ajudar a empresa a se preparar para datas comemorativas/de alta demanda. Com as informações a um clique, você pode analisar a demanda no mesmo período no ano anterior e providenciar o pedido junto aos fornecedores com antecedência, conseguindo até mesmo um bom desconto.

Um sistema de estoque é essencial para o empresário manter o controle de uma área vital para a sobrevivência da empresa. Com a adoção de uma ferramenta, que permite que indicadores sejam acompanhados, assim como entradas e saídas, diminui-se a chance de ter problemas por conta de erros humanos. Invista em um sistema e veja seu estoque operar com muito mais eficiência.

Se você gostou deste post, leia também como melhorar a eficiência operacional da sua empresa!

%d blogueiros gostam disto: