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Entendendo o que é BPM

12 jul

Entendendo o que é BPM

A sigla BPM significa Gestão de Processos de Negócios. É o campo da gestão de operações que se concentra em melhorar o desempenho das empresas, através da gestão e otimização de processos de negócios da empresa.

Portanto, pode ser descrito como um processo de otimização de processos.

O BPM capacita as organizações a serem mais eficientes, mais eficazes e mais capazes de mudarem do que uma abordagem de gerenciamento hierárquico funcionalmente focado, tradicional. Compreender os processos de uma empresa como ativos importantes da organização e que devem ser compreendidos, geridos e desenvolvidos para anunciar produtos e serviços de valor agregado aos clientes.

Softwares BPM visam a melhoria da gestão de processos de negócio da empresa em todos os seus níveis, com objetivo de fornecer uma compreensão real do andamento da empresa, facilitando a tomada de decisões estratégicas para a gestão, também é possível com a utilização do BPM desenvolver o alinhamento dos recursos da empresa e o aumento da disciplina nas operações diárias.

A Associação de Negócios Profissionais de Gerenciamento de Processos define BPM como:

Uma abordagem disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócio automatizados ou não automatizados para alcançar resultados consistentes e direcionados alinhados com os objetivos estratégicos da organização, criando valor e permitindo uma organização para cumprir os seus objetivos comerciais com mais agilidade. Levando a um desempenho eficaz empresa como um todo através da melhoria de atividades de trabalho específicas, quer dentro de um departamento específico, em toda a empresa, ou entre organizações, ou seja, é possível compreender o funcionamento da empresa como um todo.

Gartner define o gerenciamento de processos de negócios (BPM) como:

A disciplina do gerenciamento de processos (em vez de tarefas) como os meios para melhorar os resultados de desempenho dos negócios e na agilidade operacional. Processos estendem-se pelas fronteiras organizacionais, interligando pessoas, fluxos de informação, sistemas e outros ativos para criar e entregar valor aos clientes e constituintes.

 

Autor: Daniel Vargas, jornalista e colunista do startupms.com.br e ideias.me

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