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Entendendo o que é BPM

12 jul

Entendendo o que é BPM

Você sabe o que é BPM? Em tempos de alta concorrência e busca por produtividade essa é uma estratégia imprescindível para o crescimento do negócio. Afinal, uma empresa que desconhece seus processos está em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

Por isso, preparamos o post de hoje. Se você deseja conhecer o BPM, aprender a implementá-lo e compreender melhor as vantagens e desafios de colocá-lo em prática, não deixe de prosseguir com a leitura.

Podemos começar? Acompanhe!

O que é BPM?

A sigla BPM significa Gestão de Processos de Negócios. É o campo da gestão de operações que se concentra em melhorar o desempenho das empresas, por meio da gestão e otimização de processos de negócios da empresa.

Portanto, pode ser descrito como um processo de otimização de processos.

O BPM capacita as organizações a serem mais eficientes, mais eficazes e mais capazes de mudarem do que uma abordagem de gerenciamento hierárquico tradicional. Isto é, ajuda a compreender os processos de uma empresa como ativos importantes da organização e que devem ser geridos e desenvolvidos para anunciar produtos e serviços de valor agregado aos clientes.

Softwares BPM visam a melhoria da gestão de processos de negócio da empresa em todos os seus níveis, com objetivo de fornecer uma compreensão real do andamento da empresa, facilitando a tomada de decisões estratégicas para a gestão.

Além disso, por meio dele, também é possível desenvolver o alinhamento dos recursos da empresa e o aumento da disciplina nas operações diárias.

A Associação de Negócios Profissionais de Gerenciamento de Processos define BPM como:

Uma abordagem disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócio automatizados ou não automatizados para alcançar resultados consistentes e direcionados alinhados com os objetivos estratégicos da organização, criando valor e permitindo uma organização para cumprir os seus objetivos comerciais com mais agilidade. Levando a um desempenho eficaz da empresa como um todo, por meio da melhoria de atividades de trabalho específicas, quer dentro de um departamento específico, em toda a empresa, ou entre organizações. Ou seja, é possível compreender o funcionamento da empresa como um todo.

Gartner define o gerenciamento de processos de negócios (BPM) como:

A disciplina do gerenciamento de processos (em vez de tarefas) como os meios para melhorar os resultados de desempenho dos negócios e na agilidade operacional. Os processos estendem-se pelas fronteiras organizacionais, interligando pessoas, fluxos de informação, sistemas e outros ativos para criar e entregar valor aos clientes e constituintes.

Como fazer a sua implementação?

Agora que você já conhece o BPM, precisa aprender a colocá-lo em prática em sua empresa. Para tanto, é preciso que você observe algumas etapas que precisam ser aperfeiçoadas. Observe:

1. Faça um planejamento

A primeira fase do processo de implementação de um BPM é o planejamento. Antes de elaborar o projeto em si, é importante que você realize um diagnóstico preciso sobre os processos atuais da empresa e, a partir disso:

  • identifique falhas e problemas;
  • defina o método a ser aplicado;
  • trace metas a serem alcançadas;
  • escolha as ferramentas que serão utilizadas.

2. Comunique-se com a equipe

O segundo passo diz respeito à comunicação. Reúna o grupo e os informe sobre a gestão de processos que será iniciada, deixando-os familiarizados com os benefícios que essa estratégia trará ao negócio.

3. Execute com atenção

Em seguida, é o momento de colocar em prática!

Ressalta-se que mapear os processos de uma empresa é fundamental para aprimorar e corrigir falhas. Portanto, fique atento a tudo o que ocorre na empresa e procure executar com atenção o planejamentopreviamente realizado.

4. Faça um levantamento de dados e trace estratégias de intervenção

Ao implementar o BPM você começará a reunir inúmeros dados e informações relevantes sobre os processos da empresa. Esse levantamento de dados é imprescindível para o êxito da operação.

Aproveite todo esse conhecimento para planejar estratégias de intervenção. Isto é, procure aperfeiçoar o que ainda não está sendo executado de maneira adequada.

Quais benefícios a tecnologia BPM traz ao negócio?

Nos dias de hoje, ter controle sobre os processos de uma empresa é uma necessidade real. Não é possível melhorar aquilo que não se gerencia, isto é, um negócio só consegue evoluir quando conhece a forma com que suas estratégias são executadas.

Nesse sentido, é interessante observar as inúmeras vantagens que a tecnologia BPM pode proporcionar às empresas:

  • traz mais transparência a todas as etapas do processo;
  • permite um maior controle das estratégias aplicadas;
  • proporciona um ganho expressivo de produtividade;
  • auxilia na redução de custos operacionais;
  • favorece a automação dos processos;
  • qualifica a tomada de decisões;

Com tantos benefícios, não restam dúvidas do quanto é fundamental que as empresas comecem a atentar-se à execução de seus processos internos e externos e o quanto um monitoramento eficiente pode contribuir para o crescimento empresarial.

Quais os desafios a serem superados?

Nos dias atuais, para que uma empresa se sobressaia no mercado ela deve gerenciar de maneira mais eficiente seus processos e, assim, entregar melhores produtos e serviços a seus clientes.

Apesar da grande necessidade de se monitorar os processos empresariais, a implementação do BPM ainda enfrenta alguns obstáculos:

Falhas na comunicação

Uma correta comunicação é imprescindível para o funcionamento de um negócio. Mas, as falhas de comunicação são um dos grandes desafios a serem superados para a implementação da Gestão de Processos.

Portanto, dê uma atenção especial a isso e se esforce para que todos os seus colaboradores estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Falta de apoio da administração da empresa

Seja por falta de conhecimento sobre o assunto, por questões políticas ou até por medo de mudanças, alguns gestores ainda são resistentes à adoção da gestão de processos.

Para superar esse obstáculo é interessante reunir-se com os administradores da empresa e enfatizar todos os benefícios que podem ser usufruídos pelo empreendimento. De modo geral, é preciso deixar claro que esse tipo de investimento trará um excelente retorno.

Dificuldade em mensurar os ganhos financeiros

Controlar e mensurar os ganhos financeiros proporcionados com a adoção da gestão por processos é mais um problema a ser enfrentado. Afinal, essas informações são relevantes e ajudam a justificar a manutenção do projeto e novos investimentos na área.

Ao longo do post de hoje você descobriu o que é BPM e pode observar o quanto o monitoramento e gerenciamento dos processos empresariais contribui para o desenvolvimento empresarial. Aliás, isso deixou de ser um diferencial competitivo e tem se tornado uma exigência para sobreviver em um mercado tão qualificado e competitivo. Portanto, não perca tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu!

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