SAP Business One e Consultoria SAP

Como garantir a segurança de dados da sua organização?

14 jul

Como garantir a segurança de dados da sua organização?

As ameaças à segurança de dados vêm crescendo e se sofisticando continuamente. As ações dos criminosos tecnológicos no Brasil têm migrado para alvos mais vulneráveis, como empresas de pequeno e médio porte e prefeituras de pequenas cidades que, geralmente, não estão atentas ou até mesmo desconhecem os altos riscos a que estão expostas.

Os ataques destes criminosos às bases de dados geram riscos de vazamento, apagamento, adulteração, roubo ou sequestro de informações que, posteriormente, são utilizadas para a prática de fraudes e de extorsões de dinheiro. Os agentes dos ataques podem estar dentro e fora das organizações, por isso, é importante conhecer os sistemas e mecanismos de segurança de dados e investir na sua aquisição e implantação.

Neste post, aprenda a garantir a segurança de dados da sua organização. Confira nossas dicas!

Backup de dados

Manter uma ou mais cópias das bases de dados existentes na empresa é fundamental para ficar imune a falhas nos equipamentos de TI (tecnologia da informação), ocasionadas por desgastes naturais, ataques de hackers/crackers, sabotagens ou incidentes (incêndios, enchentes, etc.). Estas cópias devem ser armazenadas em locais seguros, fora do ambiente corporativo.

Criptografia

Existem programas que permitem a criptografia dos dados que trafegam nas redes de TI da empresa, na internet ou em e-mails, e nos dados que são armazenados nos backups. Desta forma, pessoas não autorizadas não conseguem ler a base de dados.

Políticas de segurança de dados

É importante estabelecer políticas de segurança de dados, tais como limitação de acesso a redes sociais e e-mails particulares, à base de dados corporativos e aos equipamentos de TI — reduzindo as chances de vazamento de dados e invasão de vírus em equipamentos específicos ou na rede de informática. Além disso, estabelecer a exigência de criação de senhas fortes (que combinam caracteres alfanuméricos e especiais), que obedecem a uma rotina de troca periódica, restringe as possibilidades de quebra de senha por invasores.

Contrato de Sigilo

Fornecedores de softwares, servidores e equipamentos de TI, prestadores de serviços de hospedagem de sites, data centers e computação na nuvem, têm acesso a dados da empresa e, portanto, devem estar sujeitos a um contrato de sigilo de todas e quaisquer informações às quais tenham acesso. Em caso de vazamento ou roubo de informações, ocasionados por estes fornecedores e prestadores de serviço, a empresa proprietária dos dados estará protegida juridicamente.

Sistemas de segurança

Sistemas informatizados de gestão (ERP), firewalls, gateways, rede VPN, antivírus, internet dedicada, biometria, assinatura eletrônica, chaves de segurança, no-breaks, fuzzers, analisadores de códigos, são sistemas e mecanismos de segurança de dados, que protegem a integridade, confiabilidade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações — seu uso é imprescindível!

A segurança de dados é muito importante para garantir a continuidade e crescimento do negócio e a credibilidade da empresa junto a seus clientes, fornecedores, acionistas e o mercado em geral. Além disso, evita prejuízos, danos morais e materiais (próprios e a terceiros). Por isso, é fundamental que empresas de todos os portes façam investimentos em sistemas e mecanismos de segurança de dados, zelando pela sua atualização constante.

O que você faz para garantir a segurança de dados da sua empresa? Tem alguma estratégia preventiva que não abordamos neste post? Compartilhe com a gente!

%d blogueiros gostam disto: