G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

Ao infinito e além! 5 dicas para praticar inovação nas empresas

01 set

Ao infinito e além! 5 dicas para praticar inovação nas empresas

Inovação nas empresas é um tema que não sai da pauta dos empresários que desejam manter a sua empresa sempre moderna, sendo um lugar agradável de trabalhar e útil para os clientes — que continuarão usufruindo dos seus produtos ou serviços em vez de buscar por uma concorrente.

No entanto, nem sempre essa temática é abordada da forma correta, pois a inovação é um conceito bastante relativo e formado por um mix de ações. Para te ajudar a inovar na sua empresa, elencamos dicas envolvendo as ações que devem ser tomadas. Confira!

1. Reestruture a cultura organizacional

Em empresas mais antigas, principalmente as de cunho familiar, o conjunto de valores e diretrizes organizacionais pode estar ultrapassado e não mais condizentes com a realidade do século XXI. Em casos assim, é recomendada uma reestruturação da cultura organizacional da empresa.

É claro que você não precisa sair mudando tudo e nem descartando o que foi construído até agora, mas existem algumas posições que precisam ser revistas. Um exemplo clássico são as empresas que possuem um organograma organizacional em forma de pirâmide, no qual a alta cúpula administrativa não se relaciona com os operários.

Nas empresas modernas, o organograma deve ser horizontal, com todos podendo se relacionar e ter acesso aos outros, independentemente de nível hierárquico.

2. Respeite a diversidade

Empresas modernas não se detêm a paradigmas como o que vê a figura do homem como exclusiva no papel de líder. É necessário haver respeito e valorização da diversidade étnica, sexual, cultural, etc.

Brancos, negros, pardos, heterossexuais, homossexuais, homens, mulheres, católicos e evangélicos, defensores da direita e defensores da esquerda… Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades nas empresas ditas inovadoras. Afinal, o capital humano precisa estar presente acima de tudo.

3. Não tenha medo de cometer erros

O erro nem sempre está relacionado ao fracasso e essa é uma ideia que as pessoas precisam desapegar. Então, não deixe de inovar por medo de cometer erros.

Obviamente alguns cuidados sempre devem ser tomados para que tudo ocorra dentro da normalidade. Mas, se uma ação ou estratégia não ocorrer como o planejado, não pode ser vista como o fim do mundo, mas como um aprendizado para que na próxima tentativa as falhas sejam corrigidas e o sucesso seja atendido.

4. Invista no endomarketing

O endomarketing é a comunicação interna vista não apenas como o viés comunicacional de repassar informações, mas para motivar os colaboradores e reter talentos.

Por meio de estratégias como a criação de espaços comuns de lazer, palestras, workshops e eventos de integração, é possível fazer com que os funcionários se sintam bem ao estarem na empresa, produzindo mais e otimizando os lucros da organização.

5. Faça da tecnologia uma aliada

Uma empresa moderna precisa estar bem assessorada tecnologicamente. Para isso, você pode contar com uma game de aplicativos e softwares que auxiliam na gestão dos processos organizacionais.

Uma boa ideia é contar com um sistema de ERP para um melhor processo administrativo da empresa, de forma rápida e prática.

Seguindo essas dicas de inovação nas empresas, você irá fazer do seu negócio um grande exemplo a ser seguido. E para começar, qual tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Assim, seus amigos vão saber que você está sempre indo atrás de novidades para a sua empresa!

One comment

%d blogueiros gostam disto: