SAP Business One e Consultoria SAP

Saiba como migrar seus dados para o sistema em nuvem

15 set

Saiba como migrar seus dados para o sistema em nuvem

A tecnologia nos permite grandes avanços na gestão empresarial. Um deles certamente é a possibilidade de armazenar dados no sistema em nuvem. Essa migração dos dados gera uma série de vantagens, como a segurança dos dados, a flexibilidade do negócio, a redução de gastos e até a sustentabilidade ecológica.

Deseja aprender como migrar seus dados para o sistema em nuvem? Então confira as nossas dicas a seguir:

Estabeleça seu objetivo

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário saber o que se deseja com aquilo. Como já foi dito, a migração de dados para a nuvem tem diversas consequências positivas. Porém, é necessário realizar uma pesquisa tanto sobre esses benefícios quanto sobre as necessidades do seu negócio. Assim, é possível definir a melhor estratégia e também as metas a serem atingidas.

Defina quais dados participarão da migração

É preciso conhecer bem a empresa, seus processos e suas necessidades. Dessa forma, é possível determinar quais informações serão passadas para o sistema em nuvem e quais devem permanecer no disco rígido.

Por exemplo, uma aplicação que exige alto desempenho pode estar comprometida na web, onde a velocidade sofre variações. Essa etapa é importante para o desenvolvimento de todo o resto do processo.

Opte pela modalidade adequada

Existe uma grande variedade de opções de nuvem, como em plataformas ou softwares. Além dos tipos, como privada, pública e híbrida. Selecione a opção que melhor se adapta aos dados, ao orçamento e também ao seu modelo de negócio.

Aplique sistemas de proteção adicional

Como qualquer ferramenta é passível de ameaças, é importante identificar quais informações são mais importantes e confidenciais para a empresa. Então, selecione um programa de proteção adicional para garantir ainda mais a segurança dessas informações.

Garanta a compatibilidade com a nuvem

Ao migrar softwares e outros serviços para a nuvem, podem ocorrer imprevistos. Portanto, é recomendado monitorar o desempenho das aplicações a fim de determinar se será necessária alguma providência, como utilizar outra modalidade de nuvem ou reformular o serviço. É de extrema relevância para que se mantenha a flexibilidade e a agilidade características do sistema em nuvem.

Utilize recursos de segurança

No mercado, existem inúmeros recursos e serviços como criptografia, gestão de identidade, virtualização, firewalls, backup, etc. Eles não devem ser deixados para trás, pois garantem a segurança das suas informações no sistema em nuvem.

Conte com um profissional especializado

Com um profissional de TI, é possível manter a eficiência da plataforma de nuvem. Algumas vezes, a própria empresa que fornece o serviço de cloud computing pode oferecer esse profissional. Ele realiza relatórios que acompanham o desempenho e pode indicar as melhores medidas a serem tomadas.

Realize testes

É interessante passar por um período de experiência acompanhado de um profissional e avaliar o desempenho da migração. Nesse período, é possível identificar panes no sistema e meios muito mais simples para corrigir essas falhas.

Selecione bem o seu provedor

Existem diversas empresas que fornecem o cloud computing, e é preciso avaliar as opções, analisando todos os serviços oferecidos, as políticas, as metodologias e a capacidade de atender ao objetivos já pré definidos para o seu negócio.

O serviço de armazenamento de dados no sistema em nuvem se torna cada vez mais popular e é considerado o futuro do TI. Ele permite o desenvolvimento da empresa, a partir de processos mais ágeis e seguros. É natural sentir insegurança, mas escolher um bom provedor pode dar a confiança necessária para que sua empresa dê um grande passo.

Nós, da G2 Tecnologia, atuamos há mais de duas décadas na área de TI, com soluções que melhoram e inovam o processo de gestão das empresas. Entre em contato conosco e conheça os serviços que vão proporcionar o crescimento do seu negócio!

%d blogueiros gostam disto: