SAP Business One e Consultoria SAP

5 passos para criar um marketing estratégico em sua empresa

30 set

5 passos para criar um marketing estratégico em sua empresa

Para uma empresa sobreviver a uma época turbulenta como a que vivemos atualmente, é necessário que ela tenha uma boa organização interna. Umas das melhores práticas para manter a ordem no seu negócio é ter um bom departamento de marketing, que pense de maneira estratégica e consiga elaborar um plano de marketing consistente. Realizando esse planejamento, muito tempo será poupado e as tarefas serão realizadas de forma mais eficiente.

Pensando nisso, criamos este post com 5 dicas para alcançar esses objetivos e construir uma boa estratégia de marketing, que vai colaborar para o crescimento da sua empresa. Confira!

Planejamento

Antes de começar a agir, é importante planejar tudo o que você tem em mente e pretende fazer com a empresa. Para isso, é necessário contar com bons profissionais de marketing, que entendam bem da área e saibam montar um plano de marketing.

Para que o planejamento seja eficiente, é interessante fazer uma Análise SWOT, que nada mais é que um mapeamento das forças, fraquezas (características internas), oportunidades e ameaças (informações externas) do seu negócio.

Análise do produto

Após uma Análise SWOT bem feita, você conseguirá entender bem quais são os pontos fortes e fracos do seu produto, e poderá trabalhar em cima deles com mais precisão. É necessário conhecer bem o que você está vendendo e, principalmente, para quem está vendendo. Afinal, oferecer um produto para alguém que não se interessa por aquilo é um grande gasto de tempo e de dinheiro.

Análise dos concorrentes e do ambiente

Além de conhecer sua marca, é importante conhecer quem são seus concorrentes e como é o ambiente em que você vai atuar. Saber as fraquezas da concorrência é importante e vai te gerar bons insights, que vão aprimorar a sua própria estratégia. Sabendo bem como é o meio em que sua marca atua, você poderá ser mais assertivo e causar maior impacto no seu público-alvo.

Metas e estratégias

É extremamente importante saber onde a empresa quer chegar. Afinal, trabalhar sem saber para onde vai nunca gera retornos positivos. Trabalhar com metas é uma boa ideia, já que além delas estimularem a evolução da marca e dos seus funcionários, são bons dados para avaliar depois de um tempo. Junto às metas, é bom pensar em estratégias e atitudes que te ajudarão a chegar onde você quer chegar e atingir, de maneira certeira, o seu objetivo final.

Ferramentas de gestão

Junto a todas essas dicas anteriores, é interessante contar com o auxílio de ferramentas (digitais ou não) que ajudem na gestão, na estruturação e no monitoramento do seu negócio. Quando tudo é medido e quantificado, fica fácil identificar erros e problemas, o que pode ser feito para consertá-los e como alcançar o sucesso de forma mais precisa.

Depois disso tudo, você deve estar pensando que investir em um bom marketing estratégico é importante mas deve custar caro, não é mesmo? Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário um investimento muito alto. Entretanto, é primordial implementar uma estratégia bem feita, para que, assim, os resultados sejam os melhores possíveis!

Agora que você já sabe da importância do marketing estratégico, que tal deixar um comentário sobre algum outro ponto que você considera importante na hora de montar uma estratégia de marketing?

%d blogueiros gostam disto: