G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

Afinal, como posso oferecer premiação para funcionários?

06 out

Afinal, como posso oferecer premiação para funcionários?

Manter uma equipe motivada e alinhada com os objetivos do seu negócio é uma ótima maneira de impulsionar o crescimento da organização. Uma das formas que os empresários e especialistas de RH têm encontrado para tal motivação é oferecer um tipo de premiação para funcionários.

A partir dessas táticas, os times continuam trabalhando focados nos melhores resultados e ainda sabem que seus esforços e sua dedicação serão reconhecidos. Algumas empresas optam por premiação em dinheiro, outras por recompensas que aproximam mais os colaboradores dos líderes. Entretanto, o grande desafio pode ser manter a premiação de uma forma eficaz e justa.

Se você tem interesse em oferecer prêmios para os seus funcionários mas não tem ideia de como começar, confira este post. Separamos algumas dicas para auxiliar você no processo.

Comunique seu plano de ação

Você certamente vai querer que todos os seus funcionários se sintam incentivados a buscar suas melhores performances. Tanto aqueles que apresentam resultados constantes como aqueles que nem sempre se destacam. Por isso, a sua comunicação precisa ser bem clara e assertiva acerca do plano de premiação e sobre quais são os objetivos que você espera que sejam alcançados.

Todos os colaboradores precisam entender o que são os resultados considerados excelentes e que, se as metas traçadas não forem atingidas, os incentivos não serão distribuídos.

Escolha as bonificações antecipadamente

Antes de anunciar o projeto, escolha os tipos de prêmio a oferecer — que não precisam ser, necessariamente, em dinheiro. Pode ser algo como produtos personalizados da empresa, um almoço especial, ingressos para o cinema ou para jogos, horários mais flexíveis ou dias de folga. Use a sua criatividade para encontrar prêmios que agradem a sua equipe.

O legal, nesse caso, é você conhecer as preferências dos seus funcionários para que a premiação seja algo que os incentive ainda mais. Não é muito empolgante para um fã de futebol receber um livro de culinária, por exemplo.

Reconheça os indivíduos

Planos de bonificação em grupo são atrativos e interessantes, especialmente porque várias cabeças pensam e agem melhor do que uma. Mas para que o plano de premiação seja justo, é essencial que você saiba reconhecer as atitudes individuais de cada colaborador.

Muitas vezes, pode acontecer de um grupo inteiro se beneficiar de iniciativas de uma ou duas pessoas. Por isso, saiba dividir as premiações entre conquistas em grupos e recompensas por realizações individuais.

Não exagere na gamificação

Gamificação é o ato de transformar processos e atividades em jogos ou competições.

É comum que, depois de fazer o primeiro plano de premiações, você comece a perceber oportunidades para novos planos em diversas áreas. Porém, é preciso tomar cuidado para não sair premiando atitudes que já são esperadas dos funcionários. Se você distribuir recompensas toda semana, seus atos vão começar a se tornar uma expectativa, e não mais uma bonificação por merecimento.

Adquira o costume também de anotar os desempenhos dos seus funcionários todos os anos. Assim, você tem um balanço da produtividade e da capacidade de cada um.

Pronto. Com esses pontos traçados você pode utilizar a mesma base para realizar diferentes planos de premiação.

O principal foco de implementar a premiação para funcionários deve ser reconhecer o trabalho feito pelos colaboradores no dia a dia. Além de manter uma conexão maior entre o funcionário e a sua empresa por meio da valorização, você pode eliminar as chances de perdê-los para a concorrência.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

5 comments

  1. […] papel. Ele precisa estar alinhado com as metas, atento ao treinamento da equipe, considerando premiações e algumas vezes apoiando os vendedores nos fechamentos das […]

  2. […] equipe motivada, engajada com o perfil e com os objetivos organizacionais, e comprometida com a qualidade dos […]

  3. […] A diferença entre a postura do líder e do chefe é palpável principalmente pelo fato de que o líder não utiliza da condição hierárquica para exercer sua autoridade, ela é feita por meio da motivação, feedback, trabalho em conjunto e com a preocupação constante com o ambiente de trabalho e a felicidade dos funcionários. […]

  4. […] dois termos também abrangidos pela sinergia empresarial são muito importantes: motivação e comprometimento — porque nem o melhor planejamento estratégico funciona com equipes […]

  5. […] cada avanço e fazer registros é muito importante para manter a motivação no trabalho. Isso pode ser feito com um almoço especial, uma gratificação, um passeio da equipe […]

%d blogueiros gostam disto: