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5 dicas para para reduzir a burocracia nas empresas

13 out

5 dicas para para reduzir a burocracia nas empresas

Ter controle sobre os procedimentos e as normas de uma empresa é extremamente necessário para garantir a performance, a qualidade e, claro, os lucros. Porém, o excesso de processos pode levar ao que conhecemos como burocracia.

Os caminhos para realizar algo passam a ficar tão longos e difíceis que boas soluções se perdem, e o que era para ser um instrumento de qualidade, acaba se tornando um fator de desmotivação e perda de boas ideias.

E, como bem sabemos, não há tempo a perder quando o assunto é a resolução de um problema ou a inovação. Mas, não se preocupe! Há boas formas de melhorar isso. Separamos algumas dicas para diminuir a burocracia nas empresas. Confira!

Forneça bons treinamentos para as equipes

Atualizar as equipes com treinamentos técnicos e comportamentais sempre é uma boa iniciativa para cultivar ideias e inovações, além de incentivar boas práticas e atitudes no ambiente de trabalho,

Com isso, você ajudará a sua equipe a propor os melhores caminhos para os processos internos, de forma que o trabalho flua com mais agilidade. É um incentivo à produtividade!

Dê mais autonomia aos seus funcionários

Esse é um ponto chave para diminuir a burocracia nas empresas. Funcionários sem autonomia precisam cumprir diversos procedimentos — por vezes, desnecessários — para realizar alguma tarefa.

Então, é preciso que o gestor analise quais são as atividades que podem ser realizadas sem uma aprovação especial ou um processo extremamente longo.

Um exemplo disso é a compra de material de escritório. Que tal diminuir as etapas do processo para o levantamento das necessidades, orçamento e compra? Isso pode agilizar a ação e evitar que falte material necessário para o dia a dia.

Diminua as reuniões

Muitas empresas realizam reuniões extensas para qualquer assunto que surja. Além do tempo gasto, esses encontros podem dificultar tomadas de decisão quando não forem bem conduzidos.

Então, antes de convocar uma reunião, analise se o assunto em questão realmente exige o encontro, se há muitos envolvidos e se é necessário realizar uma discussão. Caso seja algo simples, opte por outros modelos ou adie para um momento mais propício.

Se a reunião for realmente necessária, organize com antecedência e seja objetivo na condução. Não permita que o assunto seja desviado e sempre foque na resolução do problema.

Organize o espaço

Pode parecer algo sem importância, mas não é. Um espaço organizado, que favoreça o fluxo de informações, pode ser a chave para diminuir o tempo e agilizar os processos.

Crie um ambiente estimulante, que motive as pessoas a resolverem as questões com mais agilidade.

Utilize um software de ERP

Não há nada mais eficiente para diminuir a burocracia nas empresas do que utilizar a tecnologia a seu favor. Portanto, um software de gestão empresarial, que te ajude a controlar os processos e as informações do seu negócio é uma ótima alternativa para facilitar os procedimentos e tornar as tomadas de decisão mais assertivas e rápidas.

E a G2 Tecnologia pode te ajudar nisso. Nosso software faz a gestão das informações do negócio, como controle de estoque, controle do fluxo de caixa e outros.

Para diminuir a burocracia nas empresas é necessário organização e busca por soluções viáveis. Com boas ferramentas e funcionários engajados, você terá ótimos resultados.

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