SAP Business One e Consultoria SAP

Tomada de decisão: entenda o que é e como aperfeiçoar

17 out

Tomada de decisão: entenda o que é e como aperfeiçoar

A atuação do gestor de uma empresa é permeada de momentos decisivos. Seja qual for o porte do negócio a administrar, a tomada de decisão é um ponto crucial para o sucesso do empreendimento.

Muitas vezes as decisões não são tomadas ou são feitas de maneira incorreta pelo simples fato do administrador não saber do que se trata ou desconhecer as técnicas adequadas para obter êxito nesse processo. Entretanto, é possível corrigir as falhas do passado e começar a tomar decisões acertadas na gestão do seu empreendimento.

Quer saber o que é a tomada de decisão e o que fazer para aperfeiçoar esse processo na sua empresa? Então prossiga a leitura deste post.

Tomada de decisão: do que estamos falando?

O nome é bastante autoexplicativo, mas a tomada de decisão envolve algumas etapas importantes.

No mundo corporativo, a tomada de decisão pode ser conceituada como o processo decisório que todo administrador deve tomar, em que ele identifica e avalia o problema que lhe é apresentado, bem como as alternativas e as possibilidades, e executa a opção escolhida, avaliando posteriormente a sua adequação.

Portanto, trata-se das decisões que o gestor tem que adotar no cotidiano empresarial e que podem impactar o andamento da empresa.

Como aperfeiçoar a tomada de decisão em meu negócio?

Você percebeu o quanto a tomada de decisão é importante para o crescimento e a estabilidade do seu empreendimento, certo? No dia a dia, o gestor precisa tomar diversas decisões em um curto espaço de tempo, e de maneira consciente.

Para isso, existem técnicas e fatores a serem analisados antes de decidir como solucionar o problema. Acompanhe, agora, o que você precisa fazer:

Tenha em mente o seu objetivo

Em todo processo decisório, é importante que você saiba exatamente qual é o seu objetivo ao solucionar a problemática. Aliás, a decisão a ser tomada pode envolver a solução de um problema ou o aproveitamento de uma oportunidade. Sendo assim, uma boa decisão é a que atinge a meta inicial.

Ouça outras pessoas

Uma das qualidades de um bom administrador é saber ouvir opiniões diversas. Isso porque, ao ouvir outras pessoas, pode-se abrir o campo de visão para alternativas até então não cogitadas. Além do mais, isso fará com que a equipe se sinta importante, pois teve participação na tomada de decisão.

Avalie o uso do ERP

ERP é um sistema integrado de gestão empresarial. O uso desse programa torna as decisões muito mais seguras, pois garante ao administrador uma visão global da sua empresa, embasada em dados concretos e não apenas em suposições.

Com o ERP, todas as informações financeiras, contábeis e comerciais estão em um só lugar. Isso faz com as medidas a serem tomadas sejam bem analisadas quanto ao impacto total na empresa.

Não tome decisões irrevogáveis

Mesmo seguindo todos os passos, pode ser que a decisão tomada não gere os efeitos desejados. Nesse caso, é preciso sempre avaliar os benefícios e os prejuízos advindos da solução aplicada. Entenda que não há nada definitivo e, caso seja necessário, repense a estratégia e mude-a!

É possível perceber que a tomada de decisões é uma das funções mais importantes do administrador da empresa, e que ela deve ser feita de maneira cuidadosa e responsável. Tomar decisões faz parte do cotidiano de um empreendimento, e escolhas acertadas contribuem para o progresso empresarial. Sendo assim, esteja sempre atento às dicas apresentadas e siga a sua intuição!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o processo ou tem interesse em saber mais sobre o ERP, deixe-nos um comentário!

%d blogueiros gostam disto: