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Saiba como fazer um Business Plan eficiente

04 nov

Saiba como fazer um Business Plan eficiente

Você sabe o que quer da sua empresa daqui a 5 anos? Tem previsão de faturamento, novos investimentos ou possíveis financiamentos a serem feitos? Conhece bem os seus clientes? E seus concorrentes?

Muitas vezes, a resposta para todas essas perguntas é não, e isso pode ser um risco para sua empresa. Por isso, é fundamental que a empresa saiba como fazer um Business Plan, o plano de negócios de um empreendimento.

Análise de mercado

Fazer um estudo de mercado talvez seja o ponto mais importante — e o ponto de partida — de um plano de negócios. A partir dele, fica mais simples definir metas financeiras, compreender os gastos que serão necessários, o público-alvo do seu plano de marketing e a capacidade (ou o potencial) do seu negócio.

Existem várias maneiras de se fazer uma boa análise de mercado, mas todas elas pretendem buscar algumas respostas cruciais e estratégicas. O número de pessoas dispostas a consumir seu produto ou serviço, o poder aquisitivo ou o preço que elas poderiam pagar pelo produto, a faixa etária de maior interesse e, para as que não demonstraram interesse, qual o motivo primordial para isso são os principais dados a serem coletados em uma pesquisa de mercado.

Análise da estratégia da empresa

Após ter o conhecimento de como se comporta o mercado, a empresa deve definir claramente o nicho no qual pretende se inserir, deixando claro qual fatia do mercado pretende alcançar, utilizando como base os dados de potenciais clientes no mercado. Na análise estratégica, pode ser feito o escopo dos produtos e serviços que serão comercializados, assim como uma análise dos seus custos de produção .

Benchmarking

Outro dado importante do mercado são os potenciais concorrentes da sua empresa. A análise dos concorrentes — seus respectivos nichos, o preço e a qualidade do produto — deve ser feita junto à análise estratégica, para que você garanta que a fatia de mercado estipulada no seu plano de negócios seja realista. É importante entender quem realmente concorre com a sua empresa no mercado, para que seja possível posicionar o seu produto ou serviço da maneira mais efetiva possível.

Assim como a análise de concorrentes, a análise de possíveis parceiros é importante. Prestadores de serviços disponíveis e acessíveis à sua empresa e fabricantes de produtos importantes para o desenvolvimento do seu serviço devem estar presentes no plano, sendo úteis para a previsão financeira da instituição.

Plano de marketing e vendas

Com cliente, produto e concorrentes definidos, é possível elaborar um plano de marketing e vendas. Nele, devem estar contidos quais serão os veículos utilizados para o serviço, quanto será gasto com cada uma da formas de marketing, qual será o recurso humano necessário — tanto para marketing quanto para vendas — e qual deve ser o retorno esperado nos próximos 5 anos.

Plano financeiro

O plano financeiro deve englobar toda a estrutura necessária para que a empresa produza tudo o que foi proposto, bem como estruturas adicionais de produção, matéria prima, fornecedores, empregados, impostos, custos de estoque (definidos a partir do número de clientes e produtos a serem produzidos), custo de marketing e vendas e futuros investimentos. Além disso, deve ser elaborado um plano de retorno de investimentos, faturamento, lucro e fluxo de caixa, a fim de predizer qual será o orçamento futuro disponível.

Um plano financeiro bem feito ajuda a atrair investimentos externos, mas para isso, é preciso deixar bem claro que vale a pena investir no seu negócio. Assim, você pode comparar o retorno de investimento que um possível investidor teria no seu negócio, e em centros de investimento padrão, como poupança ou CDB. Comprovar a rentabilidade do seu negócio em números é fundamental, assim como proporcionar um baixo tempo de retorno do investimento.

Gostou das nossas dicas de como fazer um Business Plan? Já está preparado para fazer o seu plano de negócios? Deixe um comentário!

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