SAP Business One e Consultoria SAP

Dicas de contratação de funcionários: encontre os melhores talentos!

11 nov

Dicas de contratação de funcionários: encontre os melhores talentos!

Para que um empreendimento obtenha êxito, mais que possuir os insumos e recursos necessários ao desenvolvimento das atividades, é necessário que o gestor conte com colaboradores qualificados.

Uma equipe motivada, engajada com o perfil e com os objetivos organizacionais, e comprometida com a qualidade dos trabalhados desenvolvidos é um importante diferencial em um cenário econômico de competição cada vez mais acirrada. Por isso, é indispensável que as empresas consigam realizar um processo de recrutamento eficiente, trazendo para o seu quadro, profissionais capacitados e comprometidos com o sucesso.

Pensando na importância do tema para as organizações, neste post, daremos 5 dicas de contratação para você encontrar os melhores talentos para a sua empresa. Confira!

1. Trace o perfil procurado

O primeiro passo para encontrar o que desejamos é saber exatamente o que estamos procurando. Por isso, para encontrar o funcionário que vai fazer a diferença na sua empresa, reflita sobre as suas necessidades, as habilidades necessárias para a execução das tarefas do cargo a ser ocupado, se é necessário possuir experiência prévia, dominar outros idiomas, etc. O importante aqui é possuir parâmetros claros, pois assim ficará mais fácil identificar o profissional procurado quando ele estiver bem na sua frente.

2. Ofereça condições atraentes

Os melhores profissionais estão em busca das melhores oportunidades. Por isso, se você deseja atraí-los, terá que oferecer benefícios e vantagens diferenciadas — afinal, todo bônus tem um ônus, não é verdade?

Flexibilidade de horários, plano de saúde, um salário atraente e um bom clima organizacional são detalhes que fazem a diferença e elevam a reputação da sua empresa no mercado. Assim, essas características serão fator de atração de talentos, facilitando o processo de contratação.

3. Faça seleções internas

Já pensou que o talento que você procura pode já estar na sua empresa? As seleções internas são ótimas formas de encontrar profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos empresariais, já que, se ele trabalha para você, certamente já estará alinhado ao perfil e à cultura organizacional, necessitando apenas de um treinamento para a nova função. Muitas vezes o profissional já domina as técnicas específicas do posto a ser ocupado, simplificando ainda mais o processo.

Além disso, as seleções internas economizam tempo e dinheiro da empresa, já que o campo de busca será mais restrito e a organização já possui diversas informações sobre o perfil dos profissionais, otimizando a seleção.

4. Invista no networking

Uma excelente forma de encontrar talentos é por meio da indicação de funcionários, colegas e parceiros de trabalho. Esse método, além de ter a vantagem de reduzir os riscos inerentes à contratação, também economiza tempo e recursos da empresa, que poderá dispensar a realização de seleções mais elaboradas. Muitas vezes os talentos que você procura estão mais perto do que você imagina.

5. Faça um arquivo com os melhores currículos

Outra boa forma de simplificar e agilizar o processo de contratação de bons funcionários é mantendo um cadastro atualizado dos melhores currículos que passaram pela empresa. Ter sempre à mão informações atualizadas sobre o perfil, as competências e as habilidades de vários profissionais pode reduzir significativamente o tempo das suas seleções.

Com informações prévias sobre o perfil profissional dos eventuais candidatos, você pode fazer uma seleção dos currículos mais interessantes e ligar para o seu titular, convidando-o para uma entrevista. Se esta for frutífera, você terá encontrado o talento que procura sem grandes esforços.

E então? Gostou das nossas dicas de contratação de funcionários? Conhece mais alguma técnica para atrair novos talentos? Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: