G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

Gargalos de produção: 5 dicas para evitá-los em sua empresa

17 nov

Gargalos de produção: 5 dicas para evitá-los em sua empresa

A expressão gargalos de produção é largamente conhecida no meio corporativo, sendo sempre atrelada aos problemas e aos obstáculos enfrentados por uma empresa. Ao eliminar os gargalos de produção — ou conseguir administrá-los —, é possível reduzir significativamente o tempo ocioso de máquinas ou funcionários e os custos de operação, resultando em um aumento do desempenho e dos lucros da empresa.

Os gargalos podem surgir em qualquer processo de uma empresa, desde o recebimento e a estocagem de materiais até a entrega de produtos para o cliente.

Esses problemas podem ser facilmente identificados em alguns momentos, mas em outros casos, pode ser muito difícil detectá-los. Para conseguir identificar essas barreiras no processo produtivo de uma empresa é preciso conhecer todos os processos, monitorar e acompanhar cada um deles, tendo conhecimento do desempenho do negócio.

Por meio dessas informações, é possível notar gargalos que interfiram na performance da empresa e estejam prejudicando os resultados.

Agora que você já sabe como identificar os gargalos de produção, veja 5 dicas de como evitá-los na sua empresa.

1. Realizar o mapeamento dos processos

Para evitar que ocorram problemas de produção, é necessário conhecer toda a cadeia produtiva da empresa. Somente quando se tem o domínio dos processos é possível saber como manter os resultados conforme o planejado e evitar qualquer gargalo que provoque atrasos, perdas e até mesmo eleve os custos de operação.

2. Monitorar todos os resultados

Depois de realizado o mapeamento de todos os processos da empresa, deve-se monitorá-los constantemente. Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho em tempo real, percebendo qualquer oscilação na produção — independentemente dela ser pequena ou grande.

Conhecendo a tendência de produção, é possível evitar o aparecimento de falhas nos mais diversos processos e facilitar a detecção de falhas que possam ser aperfeiçoadas. Podemos afirmar que a melhor forma de monitorar os resultados é por meio do uso de indicadores.

3. Implementar indicadores

Os KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas que visam a garantia total da qualidade dos produtos ou dos serviços prestados. Utilizando esses indicadores, é possível acompanhar o desempenho da empresa e comparar com os resultados anteriores. Isso permite maior controle e domínio sobre os processos, e, por meio desse processo, é possível evitar o aparecimento de gargalos e falhas.

4. Ser eficaz nas intervenções corretivas

Obviamente, falhas acontecem. Para evitar que elas sejam recorrentes e se tornem um gargalo na produção, é fundamental estar atento e realizar as tarefas corretivas de forma certeira e com um índice mais alto de qualidade.

5. Treinar e capacitar os funcionários

Possuir uma equipe bem treinada e preparada para o trabalho é uma das melhores formas de evitar e de detectar qualquer gargalo de produção na empresa. Além disso, funcionários capacitados conseguem enxergar melhorias e apontar ideias capazes de aperfeiçoar os processos.

Agora você já sabe como identificar gargalos de produção e o como evitar que eles apareçam na sua empresa. Você conhece outras formas de evitar esses problemas nas empresas? Então deixe um comentário e compartilhe as suas experiências conosco!

%d blogueiros gostam disto: