G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

Saiba como otimizar o mix de produtos do seu negócio

23 nov

Saiba como otimizar o mix de produtos do seu negócio

Ter um mix de produtos significa ter a chance de oferecer uma grande variedade de itens para seus consumidores. Isso faz com que você possa atender diversos tipos de clientes e ainda conquiste outros, com amplas possibilidades de lucro.

Afinal, com um bom mix de produtos, você causa uma sensação de vantagem para o cliente, o que ajuda a melhorar as vendas. Mas, para isso, é preciso raciocinar a respeito das suas escolhas na hora de compor o mix de produtos, e otimizar essa estratégia em favor de seu negócio.

Neste post, separamos algumas dicas que podem te ajudar a otimizar o mix de produtos do seu negócio. Confira!

Crie um mix que gere boas impressões na clientela

Se você quer que o seu mix de produtos funcione e seja um sucesso, é necessário saber montar o seu adequadamente. Para isso, analise bem as necessidades dos seus consumidores. A partir daí é possível que você acrescente novos produtos à venda. Veja se é possível inserir um novo produto que combine com os artigos que você já possui.

Outra boa ideia para fazer com que o mix de produtos cause boa impressão é analisar também as possibilidades que você está ofertando para o seu cliente. Descubra o que ele acha sobre as suas mercadorias atuais — veja se estão acessíveis ou se é preciso procurar por versões mais econômicas. Se esse for o caso, opte por trabalhar um produto semelhante àqueles que você já possui, mas que tenham um preço menor.

Avalie os resultados obtidos

Um erro bem comum é tentar diversas estratégias e nunca medir os resultados. Para saber se o seu mix de produtos está apropriado, é preciso avaliar como estão as suas vendas. Assegure que ele está dando o retorno esperado: somente dessa forma você vai saber se os seus esforços com esse novo mix estão valendo a pena.

Para medir os resultados, leve em consideração a rentabilidade dos novos produtos e também o custo que você possui ao incluí-los no seu estabelecimento. Analise também como estão as vendas após a atualização do seu mix de produtos: veja se aumentaram e se há um progresso lento, mas confiável. Se os resultados forem ruins, vale a pena mudar novamente de tática de mercado, e se for preciso, de produtos.

Crie campanhas de incentivo

Campanhas de incentivo também são excelentes para otimizar o conjunto de produtos no seu negócio. Em alguns momentos, pode ser que alguns produtos vendam mais do que outros, fazendo com que aqueles que estão em baixa em determinada época do ano se acumulem no estoque.

Uma forma de fazer com que o item que está em excesso no acervo amplie a sua saída é por meio de campanhas de incentivo. Os prêmios são uma ótima ideia para aumentar as vendas e atrair a atenção dos clientes. Você poderá também criar campanhas no longo prazo com a meta de fidelizar seus compradores.

Outra maneira de incentivar a clientela é oferecer pacotes com preços promocionais, incluindo vários dos produtos que você possui no seu estabelecimento.

Melhore seu atendimento

Quando se trabalha um mix de produtos variados, é conveniente que você também melhore o atendimento da sua equipe. Motive seus colaboradores a oferecerem os novos produtos e mostre aos seus funcionários as vantagens e os benefícios desses produtos. Dessa forma, eles poderão incentivar os consumidores a comprar, pois vão conhecer bem os itens e ser mais capazes de argumentar e dar boas explicações sobre as mercadorias.

Invista em bons treinamentos: isso poderá ser primordial para garantir mais vendas e fazer o seu negócio crescer. Outra sugestão relevante é saber como precificar os seus produtos corretamente. Você tem dúvidas a respeito desse assunto? Então, confira este post com dicas incríveis!

%d blogueiros gostam disto: