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Saiba quais são os indicadores de desempenho que sua empresa deve acompanhar

24 nov

Saiba quais são os indicadores de desempenho que sua empresa deve acompanhar

Tão importante quanto colocar a mão na massa é acompanhar os resultados de cada ação. Acontece que muitos gestores acabam ignorando a fase do monitoramento, e como consequência, realizam uma administração reativa, manifestando-se apenas quando os problemas já estão fora de controle. É a famosa gestão “apaga incêndio”.

Para fugir desse modelo, não existe outro caminho: é preciso acompanhar os indicadores de desempenho de perto. Os indicadores são indispensáveis para melhorar a qualidade técnica da administração do negócio, afinal, com eles é possível recolher informações importantes para a tomada de decisão. Assim, passamos para a gestão pró-ativa.

Quer descobrir alguns dos indicadores de desempenho que a sua empresa deve acompanhar? Então continue a leitura deste post!

Margem de contribuição

Esse é um indicador muito importante, principalmente se considerarmos que as empresas brasileiras costumam se endividar com frequência. A margem de contribuição nos mostra qual é a receita necessária para que possamos cobrir todas as despesas — tanto as fixas, quanto as variáveis.

Com esse indicador de desempenho podemos solucionar a velha pergunta: será que a minha empresa precisa de mais clientes ou de um corte de gastos? Isso acontece porque, em muitos casos, mesmo quando as organizações apresentam um faturamento invejável, podem ter custos elevadíssimos, o que prejudica a lucratividade.

Cálculo

Margem de contribuição = faturamento – (custos fixos + custos variáveis)

Lucratividade

Por falar em lucro, é chegado o momento de falarmos um pouco sobre a lucratividade. Muitos confundem o conceito de lucratividade com o de rentabilidade — ou até faturamento. Na verdade, o lucro propriamente dito chama-se lucro líquido, e é o que a empresa gera de entrada após a dedução de todos os encargos tributários e trabalhistas, além dos custos.

É claro que esse indicador é muito importante, pois indica se a empresa justifica ou não a sua operação. Se a lucratividade for pequena, por exemplo, é sinal de que o negócio apresenta riscos, e que alguma solução urgente precisa ser tomada.

Cálculo

Lucratividade (%) = (lucro líquido / faturamento) x 100

Índice de turnover

Definitivamente, o capital humano é um dos bens mais precisos para uma empresa. É preciso estimular o surgimento de novas lideranças e a permanência dos talentos para se manter competitivo no mercado atual. Além disso, demissões custam caro para o negócio, já que existe uma série de encargos envolvidos no processo — fora o treinamento de novos colaboradores.

Por isso, devemos sempre acompanhar o índice de turnover. Basicamente, esse indicador nos revela se a empresa está com problema de liderança, de clima organizacional ou se apresenta uma falta de planos de cargos e salários.

Cálculo

Índice de turnover = demissões + admissões / 2 / número total de funcionários

Taxa de sucesso de vendas

Por fim, nosso último indicador de desempenho tem como objetivo verificar o nível de sucesso durante as negociações realizadas pelas empresas — e é válido tanto para prestadores de serviço quanto para o varejo. A taxa de sucesso de vendas avalia quais foram as oportunidades encontradas pela empresa que realmente se converteram em negócios fechados.

Assim, é possível avaliar se os vendedores ou o próprio gestor (se for o caso) estão apresentando problemas para converter os interessados em negócios efetivos.

Cálculo

Taxa de sucesso de vendas (%) = vendas / oportunidade x 100

Agora que você já sabe um quais indicadores de desempenho acompanhar na sua empresa, tudo fica mais fácil, certo? Ficou com alguma dúvida relacionada ao assunto? Deixe um comentário!

One comment

  1. […] algo não está dando certo, é preciso mudar. Definindo métricas para o seu e-commerce, você estará em constante atualização, buscando a solução dos problemas […]

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