SAP Business One e Consultoria SAP

Quando minha empresa precisa de um software de gestão?

06 dez

Quando minha empresa precisa de um software de gestão?

O sucesso na gestão de qualquer negócio depende, entre outros fatores, da confiabilidade das informações que embasam a tomada de decisão. Independentemente de se tratar de uma pequena, média ou grande empresa, as decisões são tomadas a partir da coleta de dados, que geram informações utilizadas para direcionar os negócios.

A competitividade de um empreendimento no mercado depende exatamente do resultado dessas decisões e de todo o subsídio que o gestor possui para fazer as escolhas certas para o futuro da empresa. É aí que entra a importância de um sistema ERP, como uma ferramenta fundamental para orientar uma gestão bem-sucedida.

Se você tem dúvidas sobre a necessidade de um software de gestão na sua empresa, esteja atento às situações descritas a seguir. Elas indicam momentos em que um sistema ERP pode ser imprescindível para o futuro do negócio.

Há diversos softwares para os diferentes setores da empresa

A diversidade de programas funcionando numa empresa, cada qual responsável somente por um setor específico, dificulta a gestão do negócio, como um todo, e também a unificação das informações vindas de diferentes fontes. Programas, planilhas, documentos e anotações são exemplos do quanto precisamos de um sistema ERP que nos ajude a gerir o negócio.

A confiabilidade da informação está comprometida

A falta de um sistema gerenciador do negócio vai impactar diretamente a confiabilidade das informações que usaremos para tomar decisões. Muitas empresas, na falta de um sistema confiável, tomam decisões baseadas em sentimentos, experiência ou simplesmente porque têm que decidir algo.

O controle de estoque é ineficiente

O controle sobre o estoque, que reflete o capital imobilizado da empresa, é de fundamental importância para um melhor aproveitamento de recursos e gestão do setor de compras. Isso influencia diretamente o quanto será investido em compra, a geração de contas a receber e o gerenciamento efetivo do setor financeiro.

O fluxo de caixa não é claro

Não saber se a empresa está dando lucro ou se está no vermelho é um sinal de que precisamos de um sistema de gestão urgentemente. Não gerenciar o fluxo de caixa e manter as atividades diárias sem o devido controle é um grande risco para o negócio.

Percebe-se descontrole nos custos

Não saber gerenciar os custos da empresa e não ter ideia de quais setores precisam de ajustes são, em geral, erros responsáveis por grandes perdas de capital e pelo desperdício de recursos. Um sistema gerenciador vai nos dar informações precisas sobre os centros de custo, mostrando onde precisamos ajustar eventuais desperdícios em investimentos mal planejados.

A contabilidade é muito complexa

Uma das partes mais importantes da gestão de um negócio, sem dúvida, é o setor contábil. A falta de controle sobre a parte contábil da empresa, a emissão morosa de notas fiscais, controles por planilhas, a grande possibilidade de erros na consolidação das informações são sintomas clássicos que apontam para a necessidade de um software de gestão para otimizar o trabalho, reduzir erros e garantir a confiabilidade das informações.

Um sistema de gerenciamento ERP (Enterprise Resource Planning ou, traduzindo, Planejamento dos Recursos da Empresa) torna-se imprescindível para estabelecer uma visão de futuro que leve o negócio ao patamar desejado.

Se você entendeu a importância de gerir seu negócio com excelência, certamente está à procura do melhor software de gestão. Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa solução. Temos certeza de que ela atenderá plenamente suas necessidades. Entre em contato e veja como nosso sistema pode atender especificamente sua empresa!

%d blogueiros gostam disto: