SAP Business One e Consultoria SAP

Trabalho e família: aprenda como equilibrar esses importantes pilares

09 dez

Trabalho e família: aprenda como equilibrar esses importantes pilares

Conciliar trabalho e família é uma tarefa difícil para muitas pessoas que enfrentam uma rotina atarefada. Nem sempre é possível balancear esses dois pilares de forma justa para todos os membros da família, o que pode afetar a qualidade de vida de todos, especialmente das crianças que precisam da presença dos pais durante seu crescimento.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas para você equilibrar trabalho e família e participar mais ativamente da vida das pessoas que você ama. Confira!

1. Faça as refeições em família

Estabeleça ao menos uma refeição — como o jantar, por exemplo — para que você e seus familiares sentem-se juntos à mesa para comer, relaxar e colocar a conversa em dia. Um momento diário que todos compartilham contribui para aumentar os vínculos afetivos, facilitar a comunicação e reforçar a identidade familiar.

Esse também é um bom momento para as crianças sentirem que os pais estão presentes nas suas vidas, influenciando positivamente seus comportamentos e tornando-os mais confiantes e independentes.

2. Aproveite o fim de semana

Uma boa dica para você e sua família é separar sábado e domingo para relaxar e aproveitar alguns momentos juntos. Lembre que a sobrecarga de trabalho e o estresse afetam sua qualidade de vida e seus relacionamentos pessoais, então, nada de levar trabalho para casa, principalmente nos finais de semana.

Sendo assim, reserve esses dois dias para sair com a sua família. Leve-os ao cinema, visite um parque, conheça um restaurante novo, vá à praia, etc. Procure programas que vocês possam aproveitar em conjunto.

3. Faça exercícios físicos com a família

Que tal se organizar para que você e sua família saiam da rotina e façam um passeio diferente, como andar de bicicleta, correr ou mesmo caminhar? Além de passarem mais tempos juntos, ao se exercitarem, todos terão uma melhora significativa na saúde, pois a atividade física é um forte antidepressivo e auxilia na redução do colesterol, na diminuição da pressão, na prevenção e controle da obesidade — além de melhorar a qualidade do sono.

4. Tire férias

As férias escolares das crianças são uma ótima oportunidade para você e seu cônjuge planejarem uma viagem em família, na qual ambos se desliguem da rotina do trabalho, deixem o telefone de lado e parem de checar o e-mail a cada 5 minutos.

No início, pode parecer difícil não acompanhar tudo que acontece no trabalho, mas aos poucos você perceberá que não só é possível como é essencial aproveitar esses momentos com quem você ama, pois o impacto das férias é muito grande no bem-estar físico e emocional de todos.

5. Respeite seus limites

Por fim, deixamos uma dica muito importante para você conciliar trabalho e família: respeite seus limites. Você não conseguirá aproveitar seu tempo com seu parceiro e seus filhos se não estiver bem consigo mesmo, então, evite pegar mais responsabilidades do que realmente puder no trabalho. Aprenda a se organizar, delegar tarefas e confiar na sua equipe de funcionários.

Ficou mais fácil saber como equilibrar trabalho e família? Se você tem mais dicas sobre esse assunto, compartilhe com a gente nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: