SAP Business One e Consultoria SAP

5 dicas para conquistar sinergia empresarial

03 jan

5 dicas para conquistar sinergia empresarial

Empresas são baseadas em pessoas, processos e produtos, mas podemos dizer que o pilar mais importante dos três é o conjunto de pessoas, pois elas fazem o processo, o produto e tudo mais dentro de uma organização.

Por isso, a sinergia empresarial é fundamental para um negócio extrair o melhor dos seus recursos humanos atuando como equipe.

Neste artigo, você vai entender por que essa sinergia é importante, por que gera influência positiva e vai conhecer 5 dicas para estabelecê-la no ambiente corporativo. Confira!

A busca mútua por resultados

A palavra “sinergia” tem como significado cooperação, coesão, união, participação e outros termos da mesma natureza. Quando aplicada a uma empresa, o significado é ter todos os funcionários — dos mais baixos aos mais altos cargos — trabalhando individual e coletivamente por resultados para eles, para os colegas e para o negócio.

Isso quer dizer ajuda mútua em tarefas quando necessário, troca geral de informações e dados para agilidade de processos e redução de erros, compartilhamento de ideias em prol do aperfeiçoamento de pessoas e departamentos e tantos outros fatores.

O apoio ao planejamento estratégico

Aqui, dois termos também abrangidos pela sinergia empresarial são muito importantes: motivação e comprometimento — porque nem o melhor planejamento estratégico funciona com equipes desmotivadas e não comprometidas com suas tarefas, seus setores, outros colaboradores e negócio como um todo.

Quando o plano de ações do empreendimento é definido, as pessoas da empresa devem ser envolvidas para que as operações planejadas realmente funcionam. Os empregados precisam ser apresentados a esse plano, no mínimo às partes que tangem os seus departamentos e as suas funções, para que se comprometam com os demais elementos, com as pessoas envolvidas e com os objetivos.

5 dicas para você, gestor, conquistar a sinergia empresarial

1. Esteja aberto a opiniões e ideias

Nas reuniões — e mesmo no expediente —, muitos funcionários não opinam ou fazem sugestões por receio da não aceitação dos superiores. E muitas vezes eles têm boas ideias.

Então, escute os colaboradores e dialogue. Deixe claro que pontos de vista são bem-vindos e serão discutidos, mas apenas aceitos se forem bons e úteis.

2. Acabe com repartições e separações

A comunicação fica mais rápida quando as pessoas dividem o mesmo espaço, e torna-se facilitada nesse caso pela interação pessoal. Portanto, sempre que possível, disponibilize espaços realmente corporativos — e colaborativos —, pois não há sinergia empresarial sem comunicação otimizada. Essa natureza espacial potencializa até mesmo o fluxo e a lapidação de ideias em equipe.

3. Deixe claros os sensos de responsabilidade individual e cooperativismo

Com isso, queremos dizer que nenhuma pessoa do negócio pode ver a cultura de sinergia como brecha para ser dependente ou esperar que alguém faça seu trabalho. Mas também falamos que todos devem saber quando é necessário ajudar alguém e como atuar pensando no próximo.

Não há problema algum em auxiliar outro funcionário quando surge um imprevisto e uma tragédia pode ocorrer na empresa, por exemplo. E, para exemplificar a atuação com influência no conjunto, cada empregado deve saber que precisa se comprometer a dar o melhor de si para não sobrecarregar outras pessoas.

4. Mantenha o equilíbrio emocional e sua confiabilidade

Superiores não são balizadores de negócios por acaso. Eles servem, de certa forma, além de gerenciadores, como modelos para todas as outras pessoas envolvidas. Por isso, não perca o controle emocional — esse tipo de atitude intimida, o que vai contra participação e comunicação, e afasta as pessoas.

Porém, também não seja passivo. Não aceite o que não pode ser aceitado, faça as correções necessárias, elogie sem exageros, critique construtivamente… Relacione-se de forma respeitável, profissional e de maneira a somar com as dicas acima.

5. Solicite feedbacks dos funcionários

Não fazer isso é um erro comumente cometido nas empresas, e boas soluções para aperfeiçoamentos internos podem sair das pessoas que lidam diariamente com processos, outros colaboradores e até com clientes. As equipes precisam também ter a palavra diante dos superiores e conversarem entre si.

Aliás, fazendo isso, você estará colocando em prática as três primeiras dicas.

Gostou das nossas dicas? Você conhece outras formas de conquistar a sinergia empresarial? Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: