SAP Business One e Consultoria SAP

Ano Novo, vida nova! Saiba como manter a motivação no trabalho

12 jan

Ano Novo, vida nova! Saiba como manter a motivação no trabalho

O ano de 2016 não foi o que se pode chamar de um ano fácil. Turbulências econômicas e políticas, baixa confiança dos investidores e insegurança por parte dos empreendedores marcaram o período.

Mas esses não são motivos para desanimar. O ano de 2017 pode trazer boas oportunidades de recuperação e retomada de crescimento econômico.

E para você já começar o novo ano com bastante energia, hoje vamos mostrar 5 dicas para manter a motivação no trabalho! Acompanhe!

1. Faça uma análise do ano que passou

Para manter a motivação no trabalho, é necessário fazer uma análise crítica do ano que passou. Reflita sobre o que foi positivo e sobre aquilo que não funcionou como o previsto e analise cada ponto. Entenda o que não deu certo: foi por falha humana, técnica ou o contexto influenciou nessa etapa?

Pense no que poderia ser diferente em uma nova tentativa e como seria possível melhorar os resultados. Esse exercício deve ser feito sem a intenção de encontrar culpados ou de apontar erros da equipe, mas com o intuito de refletir conjuntamente sobre o que pode ser aperfeiçoado.

2. Trace metas realistas para o próximo período

Depois de fazer uma análise do tempo que passou, é importante traçar metas realistas para o que se pretende no próximo ano. É importante revisar os indicadores de médio e longo prazo traçados anteriormente e adequá-los à nova realidade. É preciso também repensar os planos que foram ousados e desafiar aqueles que estão muito confortáveis.

As metas não devem ser tão distantes da realidade da empresa a ponto de desmotivarem a equipe, mas também não devem ser conservadoras a ponto de deixarem o time passivo.

3. Comemore e registre os seus progressos

Quando se faz uma análise do período que passou, é possível perceber quanto progresso foi conseguido.

Comemorar cada avanço e fazer registros é muito importante para manter a motivação no trabalho. Isso pode ser feito com um almoço especial, uma gratificação, um passeio da equipe ou até mesmo um reconhecimento durante a reunião de gerências.

Quando uma conquista é comemorada, ela ganha muito mais força para ser repetida.

4. Crie mecanismos para manter a equipe motivada

É importante criar mecanismos para manter a motivação dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de ações simples, mas que mostrem que há sempre um objetivo maior a ser conquistado.

Mas não basta que apenas o gestor se sinta motivado: toda a equipe precisa participar desse movimento. Um desafio fora do escritório, a participação em um concurso de inovação, o lançamento de uma batalha de ideias internas: vale tudo para estimular e manter a equipe motivada.

5. Busque novas referências

Para manter a motivação no trabalho, é importante olhar para fora. Sim, fora da própria realidade, fora do próprio negócio e até do país.

O que as empresas que são referência no seu ramo estão fazendo de inovador? É preciso tirar a equipe da zona de conforto e estimulá-la a fazer diferente. Para isso, é importante não perder alguns valores de vista, como sustentabilidade, inovação e capacitação constante.

Por mais que 2016 não tenha sido o melhor ano da vida da sua empresa, é preciso aproveitar tudo o que ele ensinou para fazer de 2017 um grande período!

Quais atitudes você vai tomar para manter a motivação no trabalho e crescer com a sua equipe? Conte para a gente deixando um comentário neste post!

3 comments

  1. muito bom o seu artigo

    1. Que bom que gostou! Agradecemos pelo seu retorno 😉

    2. Que bom que gostou! 😉

%d blogueiros gostam disto: