G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

4 ferramentas indispensáveis na gestão de e-commerce

19 jan

4 ferramentas indispensáveis na gestão de e-commerce

Fazer a gestão de e-commerce é algo muito complexo, pois envolve diversos detalhes que precisam ser analisados periodicamente. Se você parte do princípio de que uma loja virtual não precisa de tanta organização quanto uma loja física, mude esse pensamento o quanto antes!

Entendendo essa dificuldade e a falta de informação que muitos empresários enfrentam quando migram para o mercado digital, desenvolvemos este post. A seguir, apresentamos as quatro ferramentas indispensáveis para que você possa ter uma gestão de e-commerce eficiente. Continue a leitura!

1. Google Analytics

Essa é uma das principais ferramentas para que você consiga fazer uma ótima gestão de e-commerce. Por meio dela, você pode ter controle do número de visitas, quais páginas foram visualizadas, origem do tráfego e origem geográfica dos visitantes.

Além disso, é possível fazer comparações entre os perfis dos visitantes, ver detalhadamente o caminho que os usuários fazem até finalizar uma compra, entre muitos outros recursos.

A ferramenta é oferecida pelo Google de forma totalmente gratuita, ou seja, você poderá ter acesso a esses dados a qualquer momento e sem precisar pagar nada por isso!

2. Google Page Speed

Para que você consiga prender os clientes no seu e-commerce, é necessário que eles tenham facilidade para navegar pelo site, não é? É por isso que o Google Page Speed é tão importante, pois ele otimiza a velocidade e a performance da sua loja virtual.

Além disso, a ferramenta é grátis e muito fácil de usar. Basta acessar o site e colocar a URL do seu e-commerce para ver dois blocos, um com a análise do mobile e outro com a do desktop. Ele também oferece sugestões de melhorias técnicas e de acessibilidade, para que você continue a otimizar o tempo de carregamento do seu site.

3. Similar Web

Com a Similar Web, você poderá analisar todas as palavras-chave dos seus concorrentes, qual o posicionamento deles no Google, quais sãos suas principais fontes de tráfego e de onde são os visitantes que mais compram, entre outras diversas facilidades.

Dessa forma, você terá um insight para melhorar o direcionamento das suas campanhas e, consequentemente, aumentar as conversões do seu e-commerce.

4. Sistema de gestão

Ter um sistema de gestão de e-commerce integrado, como o ERP, é uma ótima escolha para otimizar os números e manter a organização. Por meio dele, você poderá separar os produtos, dar baixa no estoque, conferir qual o nível mínimo de estoque, gerar diversos relatórios, controlar os pagamentos e recebimentos, emitir documentação fiscal, entre outras diversas funcionalidades dos sistemas de ERP.

Essa é uma ferramenta paga, pois suas funcionalidades são bem específicas e detalhadas para que a gestão de e-commerce seja ágil, eficiente e rápida. Portanto, lembre-se de se planejar e pesquisar bastante na hora de contratar um sistema de gestão, pois existem diversos no mercado e cada um traz um foco diferente.

E então, gostou de conhecer as melhores ferramentas para gestão de e-commerce? Para ficar ainda mais por dentro do assunto, não perca também nosso post sobre a importância da computação em nuvem, outro fator relevante para você!

%d blogueiros gostam disto: