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CRM vs. ERP: qual é o melhor para a minha empresa?

31 jan

CRM vs. ERP: qual é o melhor para a minha empresa?

Se você pretende planejar e controlar o uso e aplicação dos recursos da sua empresa, você precisa de um ERP. Agora, se você quer gerenciar melhor o relacionamento da sua empresa com os seus clientes, então, o CRM provavelmente será a ferramenta ideal.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é ERP e CRM e qual é o melhor para a sua empresa? Este post foi elaborado para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais). Trata-se de um software que integra todos os processos e dados de uma organização em um só sistema, e abrange:

  • Gestão financeira.
  • Gestão de estoque.
  • Gestão fiscal.
  • Gestão de vendas.
  • Gestão de produção e serviços e outros processos, de acordo com a especialidade do sistema.

CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) e trata-se de um software que integra marketing, vendas e serviços de atendimento ao cliente. O CRM ajuda a descobrir informações do cliente, como:

  • Perfil.
  • Produtos da sua preferência.
  • Frequência das suas compras.
  • Canal de compras predileto (loja física, e-commerce, telemarketing).
  • Meios de pagamento que utiliza.
  • Localização geográfica desses clientes e muito mais.

Diferenças entre ERP e CRM

Os sistemas ERP diminuem radicalmente os erros nos registros de entrada e saída de recursos financeiros e mercadorias, evitam redundância de registros, asseguram informação estruturada e confiável, reduzem custos com mão de obra.

Isso porque automatizam o compartilhamento de dados entre os diversos processos empresariais, agilizando a apuração de resultados e possibilitando o planejamento de ações para aumentar a rentabilidade do negócio.

Os sistemas CRM permitem estabelecer e gerenciar um funil de vendas, automatizando algumas ações de interação com os clientes para potencializar as vendas, integração com as redes sociais para otimização de captura de dados sobre os clientes, controlar negociações e contratos.

Permitem ainda, planejar as ações da equipe de vendas, delegar tarefas eletronicamente, interagir com outros usuários a distância (interação virtual), conhecer melhor os clientes e adequar as campanhas de marketing e as ações de vendas às peculiaridades individuais ou de grupos estratificados.

Qual é o melhor sistema

O sistema CRM assegura que o relacionamento com os seus clientes passe para um patamar de excelência nunca antes experimentado e contribui expressivamente para o aumento das vendas e do faturamento.

O sistema ERP assegura a gestão completa de todos os processos empresariais, proporcionando uma visão clara da situação atual da sua empresa em tempo real. Ele permite saber, por exemplo, como está a saúde financeira da sua organização e identificar quais processos estão contribuindo ou prejudicando os resultados alcançados. Com ele, a sua empresa fica organizada e passa a ter pleno controle do negócio.

Escolher entre ERP e CRM é um dilema para muitos gestores empresariais. Quando o assunto é melhoria geral da gestão de uma empresa, obviamente o sistema ERP é a melhor escolha.

Mas você sabia que existem sistemas ERP que contêm um módulo de CRM integrado, unindo o melhor desses dois mundos? Faça uma boa pesquisa e descubra as melhores opções do mercado.

E então, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre CRM e ERP? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer nossas soluções!

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