SAP Business One e Consultoria SAP

Abandone o autoritarismo! Saiba como delegar tarefas com eficiência

24 fev
Abandone o autoritarismo! Saiba como delegar tarefas com eficiência

Abandone o autoritarismo! Saiba como delegar tarefas com eficiência

Delegar tarefas com eficiência é essencial para conseguir focar a estratégia da empresa e manter a motivação no trabalho. Apesar da importância de dividir projetos com o restante da equipe, não são poucos os gestores que têm dificuldades nesse sentido, centralizando as rotinas que poderiam ser distribuídas.

Para abandonar o autoritarismo, começar a delegar e alcançar bons resultados, alguns cuidados são necessários. Entre eles: explicar de forma clara e objetiva o que deve ser feito, fornecer os recursos necessários para a execução do trabalho e dar liberdade para a sua equipe atuar.

Veja algumas dicas para delegar tarefas com eficiência e alcançar a sinergia empresarial:

Seja claro ao delegar tarefas

Um dos passos mais importantes para delegar tarefas com eficiência é ser claro sobre o que deve ser feito. Na hora de passar determinado trabalho para o funcionário, seja objetivo, procure se expressar com clareza e confirme se todos os pontos foram entendidos.

Em alguns casos, pode valer a pena fazer um registro por escrito — por e-mail ou arquivo compartilhado — para não correr o risco de a pessoa esquecer o que deve ser executado.

Forneça os recursos necessários

Para a equipe realizar suas tarefas da melhor forma, é muito importante que você forneça todos os recursos necessários para isso.

Logo depois de explicar o que deve ser feito, compartilhe com a pessoa responsável todas as informações de que ela precisará para realizar o trabalho: dados, histórico do projeto, contatos de pessoas etc.

É essencial que o funcionário tenha tudo isso à mão para executar a tarefa da melhor forma. Não deixe também de se colocar à disposição para eventuais dúvidas ou para fornecer informações adicionais.

Acompanhe o andamento

Parte importante do processo de delegar tarefas é fazer o acompanhamento periódico do trabalho.

Cheque com a equipe se o cronograma está sendo cumprido, se há algum obstáculo no caminho e se você pode auxiliar em algum ponto. Uma boa ideia é realizar uma reunião semanal para conversar sobre o desenvolvimento de tudo.

Dê liberdade à equipe

Acompanhar o andamento do trabalho é importante, mas de forma alguma isso deve interferir na autonomia da equipe. É muito importante que os funcionários tenham liberdade para executar suas tarefas sem ter de prestar contas a cada passo dado.

Ao adotar essa postura, você mostra que confia no seu time e na sua capacidade para entregar o melhor resultado.

Não se esqueça do feedback

Para se certificar de que o trabalho na sua empresa será realizado com a qualidade que você gostaria, o feedback deve fazer parte do processo. Ao final de cada projeto, converse com o responsável sobre o que deu certo e sobre o que pode ser melhorado. Dessa forma, você ajuda a sua equipe a evoluir e melhorar a cada tarefa realizada.

Aprender a delegar tarefas com eficiência é passo importante para uma boa gestão de pessoas. Coloque em prática essas dicas e confirme que o seu dia a dia será muito mais produtivo.

Gostou deste conteúdo? Então continue por dentro do assunto e baixe nosso e-book com 6 dicas para estabelecer metas de vendas para seu time!

%d blogueiros gostam disto: