SAP Business One e Consultoria SAP

Gestão de dados: como fazer para otimizar os resultados da empresa?

10 abr

Gestão de dados: como fazer para otimizar os resultados da empresa?

A cada dia as empresas produzem toneladas de dados sobre seu mercado e suas atividades internas, o que reforça a necessidade de realizar a gestão dos dados que produzem. A gestão de dados consiste em organizar os dados de forma lógica a fim de fornecer informações sólidas para embasar as decisões de uma empresa.

Para ajudar você a compreender melhor esse assunto, informamos, neste post, o que é a gestão de dados e o que ela pode proporcionar à sua empresa. Acompanhe:

A gestão de dados

O principal objetivo da gestão de dados é organizar, da melhor forma possível, os dados das empresas resultantes das ferramentas e dos processos executados pela instituição — e, posteriormente, transformá-los em sabedoria empresarial.

Os dados podem ser considerados a matéria bruta que será processada em informações concretas e confiáveis, depois utilizadas como fonte de conhecimento e, por último, servir como base para orientar as decisões a serem tomadas com sabedoria.

Gestão de dados vs. governança de dados

É muito comum acontecer uma certa confusão entre o que é gestão e o que é governança de dados. Gestão de dados é caracterizado pelo processo completo, sendo composto por um conjunto de dez funções, segundo o DAMA-DMBOK®.

Já a governança de dados é uma das uma das dez funções da gestão de dados, sendo responsável por manter a integração e o alinhamento entre todas as outras funções que pertencem à gestão de dados.

Como implantar a gestão de dados

Apesar de parecer algo muito complexo, inserir a gestão de dados na sua empresa não é difícil e não demanda um grande investimento. Pequenas e médias empresas também podem iniciar a sua gestão de dados por meio da implantação de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning).

Por meio de um sistema de ERP, você consegue gerenciar todos os dados gerados por sua empresa de forma simplificada e em uma plataforma única, o que diminui o risco de erros e divergências — que são frequentes quando se utiliza planilhas soltas ou diversos programas e/ou aplicativos.

Os benefícios da gestão de dados

Por meio de um trabalho bem-executado de gestão de dados, sua empresa terá uma série de benefícios. Como cada empresa é única, os benefícios variam muito, mas listamos alguns mais comuns para você compreender melhor:

Otimização de processos

Ao implantar uma gestão de dados, você conseguirá avaliar o desempenho de cada área da sua empresa, o que permitirá encontrar possíveis erros de processo e corrigi-los, aumentando a produção e reduzindo custos.

Consolidação de informações

Por meio do cruzamento dos dados coletados é possível realizar o levantamento de informações sólidas, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados, deixando de lado as decisões por impulso.

Compreensão dos processos

Ao adotar a gestão de dados, consegue-se um maior entendimento sobre as reais necessidades da empresa, formando uma base importante que auxiliará no estabelecimento de planejamentos e norteará a criação de novas ações de vendas.

Agora que você já compreende um pouco mais sobre o que é a gestão de dados e quais são os benefícios que se pode conseguir ao adotá-la, aproveite para saber se a sua empresa precisa de um software de gestão.

%d blogueiros gostam disto: