G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

SAP Business One: como melhorar a performance do seu negócio

10 jul

SAP Business One: como melhorar a performance do seu negócio

Quer analisar o desempenho da empresa, simplificar as operações e otimizar os processos? Que tal buscar formas de melhorar o desempenho e conquistar resultados melhores? Não sabe como fazer isso? Então, você precisa conhecer o SAP Business One!

Esse software é utilizado para soluções de gestão em organizações, já que possibilita que clientes, funcionários e colaboradores estejam integrados no processo, garantindo, dessa maneira, o crescimento, com um bom lucro e a eficiência do negócio.

O SAP Business One é uma solução de ERP — Enterprise Resource Planning — que tem por objetivo reunir todos os dados do negócio em um único sistema. A plataforma SAP possui diversas operações que são essenciais para a gestão, permitindo que se tenha uma visão completa de todas as áreas da empresa, com informações atualizadas.

Interessou-se pelo assunto? Então, conheça mais sobre o SAP Business One e entenda como ele pode auxiliar no desenvolvimento de seu negócio, além de suas funcionalidades e seus benefícios!

Pensando em usar o SAP Business One? Veja como ele pode ajudar no desenvolvimento do negócio

O SAP Business One é um software que foi desenvolvido para qualquer tipo de empresa — grandes, médias ou pequenas. Porém, a dúvida de muitos gestores é como esse ERP pode auxiliar nas funções da companhia, que acabam sendo prejudicadas, pois se deixa de adotar esse sistema.

Mas essa situação pode mudar: conheça mais sobre o SAP Business One e veja como ele pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa!

Como o SAP Business One funciona?

Esse software pode atuar sozinho ou se misturar com aplicativos de terceiros que já são utilizados pelas organizações, integrando todos os dados do negócio. Vale ressaltar que, apesar de suas inúmeras funcionalidades, esse não é um sistema complexo, que exige profissionais treinados.

Muito pelo contrário: o SAP Business One possui uma interface baseada em navegador em sua última versão, facilitando a navegação. O usuário pode ter uma visão completa dos dados, além da possibilidade de alternar menus de acordo com as necessidades.

Qual o valor do SAP Business One e seu tempo de implementação?

Com todas as funcionalidades que esse sistema oferece para a empresa, o valor do investimento vale a pena, já que o retorno é garantido. O custo exato varia de acordo com a instituição, já que o cálculo é feito com base no número de usuários e módulos a serem implantados — falaremos sobre os módulos em outro tópico.

O tempo de implantação desse software é outro fator que apresenta variações (a média oscila entre 3 e 6 meses). Para que se tenha uma estimativa mais precisa, é necessário realizar uma análise, levando-se em consideração o número de usuários, os módulos e os processos internos, entre outros fatores.

A implementação do sistema possui 5 fases:

  • a 1ª fase é a de instalação, que será feita por meio da internet, já que é uma solução em nuvem. A instalação varia de acordo com a opção de compra escolhida;
  • a 2ª fase é destinada ao entendimento da empresa, focando em seu funcionamento, colaboradores e objetivos. Dessa maneira, é possível analisar quais alterações devem ser feitas para adequar o sistema às necessidades da organização;
  • na 3ª fase, o software já está pronto para uso, com todas as configurações já realizadas;
  • a 4ª fase é destinada ao treinamento dos usuários. Apesar de ser um sistema simples, é importante que se tenha conhecimento de suas funcionalidades, para que elas possam ser utilizadas com total eficiência;
  • na última fase, é agendada o início produtivo do sistema, para que a empresa possa começar a utilizá-lo sem qualquer problema, já que ele está configurado para suas necessidades e os usuários já estão aptos para usá-lo.

Quais os diferenciais do software?

O primeiro diferencial é a capacidade de personalizar o sistema padrão de acordo com o tipo de empresa e suas necessidades. Também é possível implementar módulos que não estão presentes no software original, com o intuito de atender a todas as demandas da organização.

O SAP Business One também atende a todas as necessidades fiscais brasileiras, evitando que a companhia tenha problemas legais futuramente. As licenças desse software não são adquiridas diretamente com a SAP, mas com empresas que são certificadas para a comercialização e o suporte.

O SAP Business One é uma solução em nuvem, que permite maior flexibilidade ao sistema e aos usuários, garantindo que sua gestão seja fácil, viável e com poucos riscos.

Por último, um grande diferencial é a possibilidade de gerenciar mais de uma empresa com um único sistema. O SAP Business One é uma solução multifilial, multiempresa, multimoeda e multiestoque, o que permite uma gestão de dados completa e integrada.

Importância e motivos para usar SAP

O SAP Business One é um software que torna os processos da empresa mais eficientes, com a automatização de tarefas (como finanças e gestão de cadeia de suprimentos).

A administração de forma integrada permite a redução significativa de falhas, já que informações precisas são transmitidas para todas as áreas, permitindo que se tenha uma tomada de decisão mais assertiva.

Como os diferentes setores possuem dificuldades de comunicação, especialmente pelas diferentes funções desempenhadas, o fluxo de dados acaba sendo ineficiente, o que leva a erros que podem comprometer o desempenho da organização.

Além disso, esses problemas podem acarretar a perda de clientes, pois, como a comunicação não é eficiente, pedidos e processos deixam de ser controlados.

Com o SAP Business One, porém, a realidade é outra: como as informações são integradas, gerenciar o estoque, as tarefas de produção e os clientes se torna uma atividade simples. Isso evita que erros primários sejam cometidos e acarretem problemas maiores.

Além disso, o software fornece um histórico detalhado de cada cliente, permitindo que o empreendedor tenha subsídios para estabelecer um relacionamento mais próximo com ele, já que conhece as necessidades e as preferências de cada um.

Por último, é importante ressaltar a segurança do software SAP: como se trata de um sistema em nuvem, as informações não podem ser acessadas por qualquer usuário, mas somente por aqueles que são autorizados.

Recursos do SAP Business One

  1. Gestão integrada de custos: solução de processos financeiros e contábeis, para integrar todos os custos da organização.
  2. Gestão de relacionamento com o cliente: o software possui um Customer Relationship Management (CRM) completo, facilitando o relacionamento com o cliente.
  3. Mobilidade: como se trata de um sistema em nuvem, pode ser acessado de qualquer local, permitindo que as informações sejam constantemente atualizadas.
  4. Gestão integrada de serviços: como todas as informações são integradas, a gestão de contratos é feita de maneira efetiva, com detalhamento dos itens. O software possibilita, ainda, a descrição de cada serviço, com o histórico dos clientes.
  5. Business Intelligence: os relatórios são integrados, auxiliando na tomada de decisão.
  6. Acesso instantâneo: as informações podem ser acessadas em tempo real, evitando erros por falta de comunicação.

Módulos que compõem o sistema

O SAP Business One oferece total transparência, com gestão integrada, controle das atividades empresariais e dinamicidade nas operações. Como o software capta todas as informações, o gerenciamento ocorre em tempo real, já que pode ser acessado de qualquer local, sendo uma solução flexível.

Para que possa integrar todas as áreas da empresa, o SAP Business One possui módulos, os quais o usuário poderá configurar e, assim, usar somente aqueles que agregam valor à empresa. Conheça alguns dos módulos e entenda como eles funcionam:

1. Finanças e contabilidade

O software possui um conjunto de ferramentas que auxiliam na gestão de operações financeiras, integrando-as de maneira simples e fácil de visualizar. As tarefas cotidianas de contabilidade são automatizadas, permitindo que todas as operações bancárias sejam realizadas sem erros ou falta de dados.

Além disso, o gerenciamento do fluxo de caixa é otimizado, com o acompanhamento de orçamentos, a manutenção do livro contábil, cálculos de impostos e comparação de dados reais e atuais, para que o usuário possa compreender qual a real situação da empresa em um dado momento.

O módulo de contabilidade e finanças abrange diversas funcionalidades nessa área, como controle, relatórios e análises financeiras, reconciliação e operações bancárias, entre outras.

2. Gestão de clientes e vendas

Como já dissemos, o cliente é a prioridade de qualquer empresa, seja para fidelização ou conquista de um novo público. Porém, para estreitar o relacionamento com o consumidor, a empresa precisa ter o máximo possível de detalhes sobre ele, para que seja possível atender às suas necessidades.

Com o SAP Business One, a organização pode agregar o histórico de cada cliente, gerenciando o ciclo de vida e todo o processo de vendas. É possível monitorar desde o contato inicial até o pós-venda.

Assim, o usuário terá uma visão completa de todos os consumidores, sejam eles atuais ou potenciais, para que possa compreender suas preferências e, dessa maneira, direcionar esforços para atendê-las.

As funcionalidades da gestão de vendas e clientes incluem gerenciamento de vendas e oportunidades, de campanhas de marketing e de clientes, além da administração de serviços, dos relatórios e das análises, entre outras.

3. Compras e operações

Todas as empresas precisam de estratégias para fazer o gerenciamento do processo de aquisição dos produtos. Porém, como são inúmeras as atividades, muitas vezes os pedidos acabam sendo realizados erroneamente, o que acarreta perdas materiais e financeiras.

Porém, é possível fazer a gestão do ciclo completo de pedidos com o SAP, desde o processo de aquisição até a compra e o pagamento ao fornecedor. As ferramentas geram relatórios integrados, para que se possa comparar os preços entre fornecedores, identificando oportunidades de economia e melhores negociações.

Entre as funcionalidades desse módulo, podemos citar: aquisição, integração de informações contábeis, gestão de dados financeiros e relatórios atualizados.

4. Estoque e distribuição

O estoque é outra área que merece atenção especial, afinal ele pode ser a fonte de custos elevados caso não seja administrado corretamente. Com o software de solução integrada, as informações sobre o estoque são precisas e atualizadas, incluindo recebimentos e entregas diárias.

Com o SAP, é possível avaliar o estoque de cada item separadamente, além de fazer o cálculo do custo padrão, usando métodos que estão disponíveis no próprio sistema. Além disso, você pode atualizar o estoque em tempo real, evitando pedidos desnecessários ou uma quantidade de materiais insuficiente, o que gera perdas significativas da produção.

Entre as funcionalidades do módulo de estoque e distribuição, podemos citar a gestão de depósitos, o controle de entrada e saída de produtos, o planejamento de produção e material e os relatórios atualizados.

4. Relatórios

Esse módulo utiliza ferramentas analíticas para a criação de relatórios, com dados de diversas fontes, para que as informações fornecidas sejam precisas e adequadas, abrangendo toda a empresa.

O SAP Business One pode utilizar a computação in-memory para analisar os dados, usando informações reais e atualizadas para gerar relatórios de produtividade que auxiliam no processo de tomada de decisão.

Esses documentos podem ser adaptados para atender a requerimentos específicos, como indicar parâmetros de determinado processo, além de controlar as informações exibidas. Entre as funcionalidades do módulo de relatórios e administração, podemos citar o acesso aos dados de diversas fontes, as análises dinâmicas e o uso de ferramentas intuitivas.

Como o SAP Business One é uma solução única para empresas, seus módulos podem variar de acordo com as atividades de cada organização. Os que citamos acima são somente alguns dos principais, porém existem muitos outros (como CRM, assistência técnica e recursos humanos).

Como o SAP Business One influencia a empresa

Agora que você já sabe o que é o SAP Business One e como se dá seu funcionamento, é importante compreender como ele afetará o desempenho de sua empresa.

Com as informações integradas, o processo de tomada de decisão se torna rápido e eficiente, já que o acesso às informações é completo e atualizado. A companhia não precisa mais utilizar diversas planilhas desconexas, com informações desatualizadas e dados insuficientes.

Com o SAP, as informações estão sempre atualizadas, permitindo uma transparência nos relatórios sobre o desempenho do negocio e informações seguras, que serão usadas em processos decisórios.

Mas não é só isso: o software pode, ainda, ajudar no desenvolvimento da empresa por diversas características. Conheça algumas delas:

1. Facilidade na comunicação

A comunicação com o SAP Business One é realizada de maneira direta, já que todas as informações estão integradas e podem ser acessadas em tempo real. Assim, diferentes áreas se conectam de forma automática, evitando problemas e retrabalhos oriundos de falhas na transmissão das informações.

2. Mobilidade

Como já dissemos, o SAP Business One é um sistema em nuvem, permitindo que o acesso se dê com o uso de aplicativos, de qualquer local. Assim, os usuários podem acompanhar as operações em tempo real, sem a necessidade de permanecer em um ponto fixo ou estar na empresa para conseguir acessar as informações.

3. Informações centralizadas

Com o SAP, todos os dados são centralizados em um único sistema, sem que seja preciso buscá-los em diferentes pastas ou, até mesmo, se deslocar para outras áreas para ter acesso a eles.

Esse é um fator que auxilia na tomada de decisões, especialmente quando diz respeito ao relacionamento com o cliente. Isso porque, como é possível ter acesso ao histórico de cada um, obtém-se insights em tempo real.

4. Aumento da produtividade

Como todos os usuários têm acesso ao mesmo sistema, os processos podem ser automatizados, com uma transmissão rápida de dados entre as áreas, para que a tomada de decisão seja eficiente.

Assim, a produtividade aumenta, já que erros e retrabalhos são eliminados; por outro lado, as despesas são reduzidas. Como resultado, portanto, são observados gastos menores e lucros maiores.

Além disso, a tecnologia flexível desse sistema proporciona uma maior facilidade de adaptação às empresas, que migram suas necessidades de acordo com a evolução e as preferências dos clientes.

Benefícios do uso em PME’s

Apesar de ser um software desenvolvido para qualquer tipo de empresa, o SAP Business One é indicado principalmente para pequenos e médios empreendimentos, já que uma solução de ERP é um fator crucial para o crescimento da organização, auxiliando na tomada de decisão, especialmente as mais críticas.

Então, pra fechar com chave de ouro, vamos te apresentar alguns dos benefícios do SAP Business One para PME’s, para que não reste nenhuma dúvida sobre a funcionalidade e a importância desse sistema. Vamos lá?

1. Simplicidade no uso

Muitos usuários têm certo receio quanto ao uso do SAP Business One. Afinal, esse é um software para gestão integrada e completa de toda a organização, portanto deve possuir inúmeras funções, necessitando de uma equipe treinada para utilizá-lo.

Mas isso é somente uma lenda: o Business One é uma ferramenta fácil de ser utilizada, que se adapta ao tipo de empresa. Assim, ele somente possui as ferramentas que serão úteis para determinada companhia, o que facilita seu uso.

Além disso, no momento da instalação, é realizado um treinamento com os usuários, para que eles compreendam todas as funcionalidades do software e as utilizem da melhor maneira possível.

2. Melhores oportunidades de vendas

O software oferece recursos essenciais para gerir de maneira correta e eficiente as vendas, com um histórico detalhado de cada cliente.

Além disso, permite que os usuários tenham acesso completo às informações sobre o estoque e as receitas da empresa, evitando que sejam adquiridos materiais desnecessários ou com um preço mais elevado.

3. Acompanhamento da volatilidade do mercado

Como você já sabe, é possível ajustar as funções originais do SAP Business One para que as funcionalidades desse sistema atendam aos anseios da empresa.

Assim, de acordo com o crescimento da organização, o aplicativo pode ser adaptado, sempre acompanhando as mudanças do mercado. Além disso, ele pode ser integrado a outros sistemas e softwares que já eram utilizados anteriormente pela companhia, evitando a necessidade de migrar informações e correr o risco de perdê-las.

4. Suporte remoto

O SAP Business One oferece uma plataforma de suporte remoto. Isso simplifica os processos de manutenção e evita que problemas no software afetem o desempenho da empresa.

A plataforma permite que sejam identificados os gargalos, coletando informações sobre o desenvolvimento do sistema e comparando-as aos problemas que já são conhecidos. Ela oferece, ainda, backups constantes do banco de dados, evitando que as informações sejam perdidas, além de avaliações e verificações de desempenho.

Com o estudo dos gargalos, é possível minimizá-los e entender por que ocorrem, para, então, tomar providências para que sejam eliminados e não ocorram mais.

5. Foco no objetivo

Até mesmo as pequenas e médias empresas podem perder o foco, especialmente quando lidam com muitos detalhes operacionais de maneira desordenada e confusa. Também é fácil fugir do foco quando as informações estão em locais diferentes, despendendo um tempo para encontrá-las e retardando as ações, resultando em processos lentos e clientes insatisfeitos.

Porém, com o SAP Business One, a realidade se torna outra. É possível ter uma visão dinâmica da organização, o que agiliza os processos e permite maior clareza nas informações, além de eliminar o gap existente entre a estratégia e a execução.

6. Estratégia

A estratégia do SAP Business One é global para médias e pequenas empresas, com o intuito de entregar ao mercado soluções específicas e desenhadas para as necessidades da organização.

Essa estratégia é alimentada por feedbacks de mercado e de companhias parceiras, para que o software possa ser melhorado constantemente e auxilie as empresas a atingir mais clientes.

Além disso, são ofertadas soluções para áreas diversas, que variam de acordo com o campo de atuação da instituição. Algumas delas são: econômicas, rentáveis, de alta qualidade, prontas para serem utilizadas e específicas para o setor de mercado.

Percebeu como o SAP Business One é uma ferramenta crucial para o desempenho eficiente do seu negócio? Além de ser uma solução única para a gestão integrada das organizações, o sistema permite que se faça uma administração em conjunto de setores diversas, como vendas, finanças, relacionamento com o cliente e operações.

Ele também aumenta a produtividade e permite um crescimento rentável, já que o processo de tomada de decisão é eficiente, com o uso de informações corretas e atualizadas.

Agora que você já conhece o SAP Business One e seus benefícios para a empresa, que tal entrar em contato com a gente para saber um pouco mais sobre os softwares de gestão para PME’s com tecnologia SAP? Estamos te aguardando!

Escreva uma resposta ou comentário