G2Tecnologia | SAP Business One, Consultoria SAP

A velha e boa análise SWOT ainda faz sentido em 2017!

17 jul

A velha e boa análise SWOT ainda faz sentido em 2017!

Parece uma tendência do mercado de marketing querer sempre inovar e buscar novos métodos, técnicas e tecnologias para elaborar estratégias. Essa busca incessante por novidades acaba menosprezando processos consolidados, como é o caso da análise SWOT.

Apesar de toda a evolução do mercado, a boa e velha análise SWOT continua presente no dia-a-dia das empresas e se ela não saiu de uso é por que os profissionais compreendem a sua eficácia e ainda apostam nela.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa relembrar o propósito da análise SWOT, a importância no planejamento estratégico da sua empresa e como entendê-la. Está preparado? Então, boa leitura!

Afinal, o que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico criada ainda nos anos 60, na Universidade de Stanford, no estado da Califórnia, por Albert Humphrey. Ele foi o responsável por um projeto que cruzou informações sobre as maiores empresas da época, indicadas pela Revista Fortune.

O termo vem do inglês e é uma abreviação para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, no Brasil, também é bastante comum o termo Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Quem pode usar essa análise?

Pela sua simplicidade, a análise SWOT pode ser usada por qualquer tipo de empresa. Se realizada de maneira periódica, além de contribuir com o planejamento estratégico, ajuda o empresário a entender o que a empresa de fato é para o cliente e que lugar ela ocupa no mercado. A análise SWOT é tão versátil que pode ser aplicada no processo de elaboração de um novo produto ou serviço e até mesmo na imagem pessoal de um profissional.

O que faz a análise SWOT ser realmente eficaz?

Se você não é acostumado com ferramentas de diagnóstico mais elaboradas ou simplesmente não tem o tempo necessário para se dedicar a elas, a matriz SWOT vai servir para você não abrir mão de um bom planejamento estratégico.

No meio de uma reunião de brainstorm, com apenas algumas canetas e papel é possível identificar informações surpreendentes, documentação os processos do seu negócio e o registro da sua evolução, o que já é um grande diferencial.

É por isso que a análise SWOT é tão eficaz: com alguns passos simples e sem o recurso de tecnologias avançadas você descobre quem a sua empresa é no nicho em que ela atua e sabe para onde ela pode ir e como seguir o caminho para o sucesso.

Quando usar a análise SWOT?

Se você enfrenta problemas diversos e não sabe por onde começar a agir, ou qual processo deve ser melhorado para que a sua empresa possa atuar de maneira mais organizada, está na hora de usar a análise SWOT.

A aplicação da matriz gera benefícios para o seu negócio como a identificação e padronização dos seus processos internos e externos, já que obriga a empresa a pensar neles. Por isso, se você também enfrenta problemas desse tipo é por que reuniões isoladas não bastam. Chegou o momento de documentar tudo!

Como desenvolver a matriz para a minha empresa?

Para começar a elaborar uma análise SWOT em qualquer processo da sua empresa é preciso entender cada aspecto de forma isolada. Feito isso, descubra a melhor forma de registrar todos eles em uma folha de papel ou computador, para que a sua empresa possa ter acesso sempre que for necessário. Confira!

Forças

Este tópico está relacionado com as vantagens competitivas que a sua empresa apresenta em relação aos concorrentes. Busque por processos que recebam elogios constantes e compreenda o seu negócio possui um diferencial em relação a concorrência. Exemplos de forças são:

  • clientes elogiam com frequência a variedade de horários para atendimento;
  • a empresa é líder e pioneira no e-commerce;
  • as reclamações sobre a empresa são solucionadas mais rapidamente que as da concorrência.

Fraquezas

Quais os pontos fracos da sua empresa? Quais os processos que não estão gerando o resultado esperado? Do que os seus clientes se queixam com frequência? Toda e qualquer atividade que possa ser identificada como uma desvantagem da sua empresa em relação aos seus concorrentes é uma fraqueza. Confiras estes exemplos:

  • clientes reclamam sobre o serviço pós-venda;
  • o custo-benefício do serviço oferecido pela empresa é bastante criticado pelos clientes;
  • as redes sociais da empresa não são atualizadas com frequência.

Oportunidades

As oportunidades são as ideias de ações que podem ser tomadas para aumentar os pontos fortes ou reduzir os pontos fracos. Você ainda pode pensar em ações que evitem as ameaças oferecidas pelos concorrentes.

Também é possível usar as opiniões dos clientes para modificar os seus processos. Não existe uma receita para descobrir as oportunidades, mas você pode se basear nestes tópicos:

  • pedidos muito frequentes dos clientes;
  • fraquezas dos concorrentes nas quais a sua empresa pode trabalhar em cima;
  • resolução dos problemas identificados nas suas fraquezas ou expansão dos seus pontos fortes.

Dessa forma, é preciso saber, por exemplo, se você precisa melhorar o seu networking, ou, até mesmo melhorar o processo de contratação de funcionários.

Ameaças

As ameaças são as atividades do mercado que podem influenciar de maneira negativa na sua empresa.

  • Uma nova tecnologia usada pelos seus concorrentes que a sua empresa ainda não domina;
  • Uma nova lei que dificulta a importação do seu produto;
  • Uma nova empresa surgiu no mercado e ela oferece os mesmos serviços que você.

Uma empresa pode identificar todos esses aspectos por meio de pesquisas de mercado, big data, reuniões de brainstorm entre os colaboradores, observação dos processos da concorrência. Há várias possibilidades, depende de qual informação a sua empresa precisa.

Quais os benefícios da análise SWOT?

Você já deve ter entendido por que a análise SWOT não pode ficar de fora do planejamento estratégico da sua empresa. Mas se ainda tem dúvidas sobre as melhorias promovidas pela aplicação desse método de diagnóstico, podemos destacar as principais!

  • Identifica e eliminação dos pontos fracos da sua empresa;
  • Evita perder oportunidades de crescimento;
  • Auxilia a empresa a compreender o mercado;
  • Gera uma lista de insights que podem ser usados no momento mais oportuno.

E então, o que você está esperando para aplicar a análise SWOT agora mesmo na sua empresa? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais e não deixe esse método cair no esquecimento!

%d blogueiros gostam disto: