SAP Business One e Consultoria SAP

A importância das soluções SAP na gestão no setor público

16 ago

A importância das soluções SAP na gestão no setor público

Os serviços governamentais têm tido demandas cada vez maiores. Ao mesmo tempo, a gestão no setor público sofre com restrições orçamentárias constantes. Uma ferramenta tecnológica que pode ajudar a equilibrar essa situação é o SAP Business One: um sistema que proporciona transparência enquanto ajuda na adaptação às necessidades de recursos.

O SAP Business One é um Enterprise Resource Planning (ERP). Esse tipo de ferramenta ajuda a classificar as informações relevantes de uma organização. No setor público, pode determinar o sucesso da atividade ao oferecer facilidade de acesso à informação enquanto garante uma visão holística dos processos de governo.

Isso porque trata-se de uma solução que usa computação em nuvem, mobilidade corporativa e funções analíticas que podem ser úteis para o setor público na tarefa de melhorar seu desempenho enquanto desenvolve programas com foco no cidadão.

Vantagens

Cada vez mais as organizações trabalham para melhorar o desempenho do seu negócio. Isso não é diferente no setor público, que busca constantemente a redução de custos, maior qualidade, melhor serviço ou mais eficiência. O SAP Business One facilita essa tarefa ao permitir a integração de processos de diferentes departamentos.

Uma de suas principais vantagens é a opção de incorporar novos módulos e funcionalidades de forma gradual, bem como aplicar melhorias ao sistema de forma específica e simplificada. Isso reduz os tempos de atualização e os custos associados.

Além disso, as soluções SAP ajudam a simplificar diferentes aspectos, agilizar o desempenho para aproveitar oportunidades inexploradas, melhorar a execução de tarefas e a vida dos cidadãos. Alocada em um ambiente de alta segurança, tem registros detalhados de todas as atividades e permite controlar a execução de processos.

Assim, é possível oferecer maior confiança no governo, pois a administração responsável do dinheiro de contribuintes torna as comunidades mais seguras e sustentáveis e garante um padrão de vida mais elevado para todos.

Planejamento estratégico

O SAP Business One ajuda os órgãos públicos a conectarem a execução à política. A ferramenta faz isso ao alinhar recursos e programas enquanto reduz custos ao trazer maior eficiência aos processos de planejamento e orçamento. Isso porque há um único ponto de entrada para os dados, o que garante sua consistência.

Estratégia e execução

Com o SAP Business One, os planos escritos são transformados em documentos vivos que ajudam a definir, discutir, compartilhar e atualizar os objetivos. Esse material pode incluir visualizações contextuais para melhor compreensão das metas, dos papéis principais e dos objetivos a serem priorizados pelos servidores.

Relatórios e análises

A execução de análises hipotéticas e simulações é feita por funções analíticas robustas, que dão suporte em tempo real às tomadas de decisão. Paralelamente, uma interface online permite rastrear e avaliar despesas, monitorar dependências entre departamentos e hierarquias, e incorporar diferentes dimensões de recursos.

Recursos humanos (RH)

Com demandas maiores e orçamentos menores, o setor público deve se tornar um fornecedor de serviços de valor agregado. O SAP Business One conta com parceiros locais desenvolvedores de soluções para a ferramenta e uma destas ajuda a transformar o departamento de RH em uma área estratégica que combina o desempenho e a missão geral do órgão.

Assim, é possível melhorar o desempenho da força de trabalho e unir os esforços dos servidores com as metas gerais enquanto tira melhor proveito da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Entre as áreas de RH que podem ser beneficiadas com a adoção do ERP, estão:

  • recrutamento e seleção;
  • carreira, sucessão e avaliação;
  • ponto eletrônico;
  • folha de pagamento;
  • saúde e segurança do trabalho.

Finanças

Gestão financeira eficiente e transparente é uma busca constante no setor público. A solução SAP Business One ajuda a alcançá-la, do orçamento ao fechamento, com a diminuição dos riscos ao mesmo tempo que garante a conformidade com a legislação vigente.

Além disso, integra orçamento e finanças aos processos operacionais para um controle transparente das despesas públicas.

Tributos e Taxas

Gestores e auditores-fiscais buscam precisão nas tarefas de cálculo, arrecadação, gestão e fiscalização tributária. Já os contribuintes requerem processos de declaração e entrega mais amigáveis. O SAP Business One é altamente configurável e conecta de forma efetiva todas as atividades do ciclo.

Integração de processos

O setor público depende da captação de receitas apropriadas e do aumento das taxas de conformidade. Com a solução SAP Business One, a gestão de impostos e receitas fica mais fácil já que o serviço ao contribuinte é unificado e, consequentemente, os procedimentos de cobrança e arrecadação se tornam mais eficientes.

Logística

O SAP Business One atende às necessidades dos órgãos públicos ao maximizar o poder de compra e controlar o ciclo licitatório de ponta a ponta (das necessidades simples às complexas). Trata-se de uma solução para direcionar desafios e dar suporte a licitações eletrônicas e demandas de contratação de serviços.

Programas de governo

A gestão eficiente e transparente dos programas de governo pode ser feita com uma solução SAP Business One. Com essa ferramenta, é possível ordenar os portfólios de programas, de projetos e de serviços nos diferentes âmbitos do órgão público.

Gestão de recursos

A ferramenta apresenta projeções de demanda de recursos futuros, com dados sobre esforço, localização, habilidade e requisitos. Assim, os gestores podem identificar e mobilizar recursos com base na estrutura organizacional e nos fluxos de aprovação para que os pedidos sejam direcionados corretamente.

Gerenciamento de projetos

Com suporte a programação, estruturação, planejamento operacional, visualização e execução, a solução SAP permite que sejam gerenciadas todas as fases do projeto.

Desempenho de programas

Todas as iniciativas são visualizadas claramente, assim como as informações detalhadas de cada programa: custos efetivos, previsões, referências e indicadores (KPIs), entre outros.

Gestão de competência

O sistema fornece informações atualizadas sobre as habilidades e a experiência dos servidores. Assim, os gestores podem descobrir conhecimentos específicos dentro da organização e os colaboradores podem procurar trabalhos que promovam suas carreiras.

Governança

Com o auxílio de fluxos de trabalho e de modelos construídos previamente, fica mais fácil reforçar os valores do órgão público, da área de TI e de políticas específicas.

Gestão de segurança pública

O sistema permite que cidadãos e servidores fiquem mais bem-informados e treinados para reduzir riscos em emergências e desastres. Isso é possível porque a solução permite alocar ativos, pessoas, recursos, informações e habilidades para que estejam no lugar e na hora certos, e ofereçam a melhor resposta possível.

Além disso, auxilia no gerenciamento da recuperação de desastres a partir de uma abordagem coordenada de olho na gestão social e econômica, que são baseadas nas necessidades dos cidadãos.

A solução oferece serviços integrados que melhoram a capacidade de gerenciar as solicitações e a satisfação dos cidadãos. Tudo isso com suporte a vários canais de comunicação, ferramentas e informações para melhor servi-los — com rastreamento de interações que propicia respostas conclusivas e mais rápidas.

E então, já se sente preparado para usar o SAP Business One na gestão no setor público? Então deixe seu comentário a seguir contando suas experiências ou expondo as suas dúvidas.

%d blogueiros gostam disto: