SAP Business One e Consultoria SAP

6 vantagens da análise de dados em tempo real no processo decisório

27 out

6 vantagens da análise de dados em tempo real no processo decisório

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, o acesso aos mais diversos tipos de dispositivos para comunicação se tornou ainda mais fácil, resultando em uma grande quantidade de dados, gerados a uma velocidade inimaginável.

Isso mudou a maneira como negócios são feitos, modificando profundamente as vantagens competitivas que uma empresa tem e levando à necessidade de modernização e automatização — como usar sistemas para a análise de dados em tempo real.

Por isso, se torna tão importante tirar proveito dessas oportunidades que a tecnologia traz, pois elas levam as empresas a obterem destaque no mercado competitivo, já que tornam o processo de tomada de decisões estratégicas ainda mais eficiente.

Ainda não está convencido? Então, conheça 6 vantagens da análise de dados em tempo real e não perca mais tempo!

1. Processos mais ágeis

Os sistemas para a gestão de dados em tempo real transmitem a informação de forma condensada, possibilitando a sua análise imediata. Esse procedimento reduz a necessidade de relatórios extensos para verificação dos dados, já que eles chegam prontos.

Assim, os profissionais que antes eram responsáveis pela coleta de dados e elaboração desses relatórios, agora estão disponíveis para outras tarefas. Ou seja: não é somente a análise de dados que se torna mais ágil, mas ela também permite que outros procedimentos sejam mais eficientes, pois eles contam com a colaboração de setores da empresa.

2. Previsão de acontecimentos

A leitura e análise de dados em tempo real pelo acompanhamento de indicadores é um processo sedutor não somente pela dinâmica que a tecnologia propõe, mas também pelo efeito que ele traz. As informações podem ser acessadas de diversas maneiras, inclusive de dispositivos móveis, o que permite uma observação constante das operações e gera uma antecedência na análise de dados, resultando em uma maior agilidade na busca por soluções.

Imagine como é mais fácil tomar uma decisão quando já se sabe com antecedência os acontecimentos futuros! E isso se torna uma vantagem ainda maior em momentos econômicos críticos, já que é possível prever como as decisões tomadas poderão influenciar em outras áreas, como no controle financeiro.

E não é só isso: a análise de dados em tempo real possibilita ainda um combate eficiente e contínuo às fraudes, que podem ser descobertas no momento que estão acontecendo. Imagine que um produto foi vendido a um preço mais baixo, mas só foi possível perceber isso cinco minutos depois. Quanto a empresa já perdeu nesse tempo, consegue imaginar?

Por isso, é tão importante combater essas ações, que, quando verificadas em tempo hábil, podem ser revertidas e evitar problemas maiores.

3. Redução das falhas

O acesso às informações em tempo real permite que se tenha uma imagem clara e precisa sobre a situação das operações de negócio, influenciando consideravelmente na tomada de decisões estratégicas, já que elas estarão alinhadas aos objetivos da empresa, resultando em processos com fluência e que não comprometam a produtividade da organização.

Com o uso dessas ferramentas para análise de dados, toda a informação útil para a empresa estará disponível em uma única plataforma, tornando não somente os processos mais ágeis, mas também reduzindo consideravelmente as chances de falhas nas atividades, inclusive devido à possibilidade de previsão dos acontecimentos.

Dessa maneira, é possível desenvolver atividades de forma clara e objetiva, sem dúvidas que podem resultar em falhas e atrapalhar todo o processo produtivo.

4. Clientes mais satisfeitos

Com a possibilidade da captura de dados em tempo real, fica mais fácil compreender quais são as atividades que estão executadas nos múltiplos canais de comunicação — especialmente pela facilidade de análise das informações, já que elas estão condensadas. Isso facilita a interação com o cliente das mais diferentes formas, atingindo diretamente o público-alvo.

Com as informações corretas em mãos, o processo de tomada de decisões fica ainda mais eficiente, pois se compreende qual é a necessidade do seu cliente, garantindo uma solução mais eficaz. Capturar os elementos que constituem a percepção do consumidor com relação a empresa é a chave para sua conquista e fidelização, o que também traz o sucesso das ações para a organização.

5. Visão global do cliente

Sim, a análise de dados em tempo real não permite somente que se tenha clientes mais satisfeitos, como também leva a uma visão global sobre eles, reconhecendo quais são suas preferências dentro da organização, como também os gargalos da comunicação que impedem a divulgação das informações.

Com os sistemas para a captura de informações é possível encontrar os problemas mais graves, tomando decisões eficientes para corrigi-los mais rapidamente.

Assim, a empresa pode decidir qual caminho seguir, garantindo um serviço mais personalizado e de acordo com o que o consumidor realmente precisa. É possível, por exemplo, acompanhar todo o caminho do cliente durante uma compra online, identificando suas preferências e obtendo informações importantes para a implementação de futuras melhorias.

6. Dinamismo e eficiência

Dados em tempo real permitem que se faça análises instantâneas das informações de uma maneira simples, levando a benefícios que não podem ser obtidos em outras ocasiões, como o dinamismo e a rapidez na tomada de decisões, além de maior eficiência na gestão de processos.

Ter inteligência nos negócios é uma atitude que também está relacionada com qualidade do processo decisório, já que é preciso conseguir gerir os processos com confiança, baseado em informações concretas e precisas, as quais foram obtidas por meio da análise de dados em tempo real.

Vale ressaltar: o processo avaliativo é realizado de acordo com as necessidades da empresa, por isso, ele fornece as informações que sejam úteis, facilitando o procedimento de compreensão desses dados e levando a uma tomada de decisões estratégica.

Percebeu como a análise de dados em tempo real é importante para uma empresa? Além de evitar erros e permitir a previsão de ocorrências, esse procedimento leva a uma visão geral da empresa e do cliente, facilitando a tomada de decisões estratégica, o que resulta no sucesso da organização como um todo!

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da análise de dados em tempo real? Sabe mais algum benefício que não falamos aqui? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: