A escolha do ERP para telecom é um dos principais pontos para promover mais eficiência, maior retorno para seus negócios, redução de custos, agilização de processos e manter a empresa preparada para crescimento e inovação.
O cenário 2021 de telecom deve ser bem positivo. A IDC já apontava, ainda em 2020, que 42% das empresas pretendiam aumentar o orçamento de TI/Telecom em 2021. Ainda que não seja um mar de rosas, a empresa de telecom deve estar bem amparada por sistemas e processos que respondam a um ambiente de crescimento dos negócios e, também, às necessidades de promover ganhos operacionais.
Um bom ERP para Telecom
Um ERP adequado ao segmento de negócio é fundamental. Isso significa ir além de entregar a gestão financeira. É preciso que esse sistema de gestão atenda plenamente às peculiaridades fiscais e financeiras. Mas, melhor ainda se ele promover a integração das diversas áreas e processos, sem que isso signifique intermináveis ou custosos projetos de integração. Para o segmento de telecom, algumas funcionalidades fundamentais são:
CRM & VENDAS
Visão completa do ciclo de relacionamento com o cliente – da consulta de disponibilidade no telemarketing até a emissão da fatura.
Todas as informações do cliente em uma única plataforma
Informações financeiras, operacionais e técnicas na mesma interface para o atendente
Atendimentos automatizado com notificações push e SMS, até mesmo email.
Controle de vendas e leads
Análise personalizada de crédito integrada ao SPC
Upgrade/Downgrade planos com aplicações imediatas de velocidade
Inativação temporária de contratos com faturamento proporcional automático
OPERAÇÃO DE CAMPO
Visão em tempo real das agendas e localização da equipe de campo, possibilitando monitorar e atribuir atividades
Controle das agendas técnicas e disponibilidade de visitas no ato do atendimento
Consulta disponibilidade de caixas CTO´s de fibra por localização do técnico
Habilitação de contratos e provisionamento automatizado de equipamentos
Movimentações de estoque
Testes de conectividade e velocidade
Integrado com módulo financeiro
Cálculos de rota e monitoramento de pessoal de campo
GESTÃO DE REDES E SUPORTE
Integração ao Radius personalizada para o equipamento do provedor
Entrega e controle de IP´s
Extratos de conexão
Controle do estado atual da conexão do cliente e motivos de desconexão
Mapeamento de rota de redes fibra da OLT até o cliente
Mapeamento de rede rádio
Integrado ao módulo comercial, controla a reserva de pontos de fibra no ato da venda e necessidade de ampliação de caixas e rotas de fibra
Painel de qualidade de rede
Testes de conectividade (Ping, MTR, NAS) na abertura de atendimento de suporte
BILLING INTEGRADO AO MÓDULO FINANCEIRO
Geração de cobranças e faturas automáticas, atendendo telefonia (minuto), banda larga (plano), TV+INTERNET+BANDA LARGA (pacote)
Painel de negociação de dívidas
Gestão financeira e controle de contas a pagar e receber
Controle de Fluxo de caixa
CONTROLE DE ATIVOS
Controle financeiro de ativos
Visão de recuperação de impostos
Controle das movimentações de materiais e equipamentos
Controle de patrimônio
Rastreabilidade de todos os equipamentos
GESTÃO DE ESTOQUE
Gestão de compras, com requisições, cotação e pedidos e compras
Provisões de contas a pagar
Controle das movimentações de materiais e equipamentos
Controle de quantidades de estoque mínimo e máximo com alerta automático de reposição
Controle de patrimônio
Rastreabilidade de todos os equipamentos
Impressão de etiquetas de patrimônio
Integrado ao App Técnico para movimentação e solicitação de reposição de estoque
DASHBOARDS E RELATÓRIOS
Controle de toda operação de telecom por meio de KPI’s e um BI
DRE e balanço patrimonial de forma detalhada
Relatórios de resultado emitidos em um clique
Personalização de relatórios
INTEGRAÇÃO BANCÁRIA
Envio automatizado de cobrança para os bancos.
Rastreabilidade do envio e retorno do banco, recebendo um aviso de que o cliente pagou
Conciliação bancária
Emissão de segunda via de boletos
MÓDULO FINANCEIRO
Homologado para principais bancos e carteiras
Controle de transmissão de arquivos para banco
Emissão de segunda via de boletos
Painel de negociação de dívidas
Negativação integrada aos serviços de proteção do crédito SPC
Retirada automática do SPC mediante pagamento de dívida
Organização e gestão financeira
Controle de contas a pagar e receber
Conciliação financeira
Fluxo de caixa por conta financeira e posição financeira automatizados e integrados aos módulos comercial e estoque
Emissão de notas fiscais modelos 21 e 22
Geração de arquivos do Convenio 115 e Sintegra
Integração para diversos sistemas contábeis de mercado
O SAP Business One TELCO by G2
Empresas de telecomunicação contam com um range extenso de serviços e alta complexidade de processos, que são necessários para garantir o nível de serviço, a satisfação de clientes e a rentabilidade das operações. Com o uso do SAP BUSINESS ONE Telco By G2 lidar, gerenciar, obter informações de todos os processos e atividades tornam-se uma jornada mais simples, evitando, assim, erros, dificuldades para acompanhar fluxo de caixa, manter SLAs e outras necessidades.
Este começo de ano é o momento mais que adequado para adequação de seus processos e do ERP para tornar a empresa mais flexíveis, seguro e dotada de processos bem estruturados e ágeis.
Certamente, a empresa de telecom terá bastante esforço para atender à demanda que cresce com a pandemia e recuperar aquela que ficou reprimida pelo coronavírus. E um ERP adequado irá propiciar:
Mais eficiência para sua empresa
Maior retorno para seus negócios
Redução do custo total de propriedade (TCO)
Crescimento mais organizado e dentro das regras fiscais e de compliance
Processos mais produtivos e gestão mais ágil
Melhor gestão do nível de serviço (SLA – Service Level Agreement)
Há muito mais. Venha conhecer o SAP Business One Telco by G2, que já é um sucesso entre empresas do setor de diversos perfis e portes.