A contagem regressiva para 2025 já começou. Já que estamos há poucos dias da chegada de um novo ciclo, cabe a pergunta: sua empresa está atenta às tendências de tecnologia do próximo ano?
As projeções apontam que, assim como 2024, em 2025 também será um ano agitado para a área de tecnologia. Segundo Gene Alvarez, analista e vice-presidente do Gartner, as tendências do ano vigente irão abranger riscos de IA, novas fronteiras de computação e sinergia homem-máquina.
Na prática, teremos uma continuidade do que vemos até aqui. E, à essa altura, é normal que as organizações comecem a preparar o seu planejamento estratégico, visando alinhar os passos a serem dados no próximo ano.
Esse é o caso da sua empresa? Não se preocupe, para te atualizar sobre as tendências de tecnologia em 2025, preparamos esse texto exclusivo. Antes, confira os tópicos que serão apresentados.
- Como foi o mercado de tecnologia em 2024?
- Quais as principais tendências de tecnologia em 2025?
- O que podemos esperar em 2025?
- Como preparar a empresa para o que virá?
Boa leitura!
Como foi o mercado de tecnologia em 2024?
De acordo com o levantamento da IDC, em 2024, a expectativa era que o mercado de tecnologia, no Brasil, crescesse 11%.
Essa projeção veio como resultado do ano de 2023, quando o nosso país voltou ao Top 10 dos maiores mercados de tecnologia, segundo dados da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).
Ainda, segundo a pesquisa trimestral realizada pela Advance Consulting, o mercado de TI fechou o segundo trimestre deste ano com a taxa de crescimento em 22% – sendo este resultado acima das expectativas para o período.
Mesmo este ano sendo marcado por diversos acontecimentos, como por exemplo, as enchentes do Rio Grande do Sul, ainda assim, esses momentos ajudaram a criar o senso de urgência de modernização tecnológica.
Além disso, não podemos deixar de lado o protagonismo ainda maior que a Inteligência Artificial teve este ano. Vimos, cada vez mais, projetos serem executados com o apoio da IA, a fim de aumentar a produtividade dos colaboradores.
Mesmo que 2024 tenha começado com reflexos negativos do ano anterior, devido a ondas de demissões que ocorreram no hemisfério norte e que, consequentemente, impactaram o Brasil, podemos dizer que os obstáculos foram ultrapassados.
Diante disso, a expectativa é que este ano o mercado de tecnologia feche com um crescimento de 21% sobre 2023, devido ao crescimento de demandas acerca de cibersegurança, nuvem, SMB e, claro, a IA.
Quais as principais tendências de tecnologia em 2025?
Após um ano desafiador como 2024, é importante estar atento ao que será tendência em 2025. Afinal, acompanhar essas novidades ajuda os líderes e gestores a garantirem o futuro da organização.
Abaixo, listamos as principais tendências com base nos itens divulgados pelo Gartner recentemente. Confira:
Plataformas de governança de IA
Essas estruturas ganharam destaque pois permitem o gerenciamento de confiança, risco e segurança de IA. Além disso, esse sistema têm a capacidade de criar, administrar e aplicar políticas de uso sustentável, transparência e responsabilidade.
Não à toa, de acordo com o Gartner, a previsão é que, até 2025, as empresas que implementarem plataformas de governança de IA terão 40% menos incidentes éticos relacionados à tecnologia, do que aquelas que não possuem.
Segurança da desinformação
Essa é uma categoria emergente da tecnologia que orienta por meio do sistema a confiança, e visa fornecer metodologias para garantir a integridade, avaliar a autenticidade, prevenir a falsificação de identidade e rastrear o compartilhamento de informações prejudiciais.
A projeção, segundo o Gartner, é que, até 2028, 50% das empresas começarão a adotar ferramentas projetadas especificamente para lidar com casos de uso de segurança de desinformação, contra menos de 5% que possuem hoje.
Argetic AI
Já ouviu falar? Se trata de sistemas que planejam e tomam ações de forma autônoma para atingir as metas. Essa tendência oferta a promessa de uma força de trabalho virtual.
Além disso, essa ferramenta tem o potencial de realizar os objetivos dos CIOs e aumentar a produtividade em toda a organização
A expectativa é que, até 2028, pelo menos 15% das decisões de trabalho do dia a dia serão tomadas de forma autônoma por meio de Agentic AI.
Criptografia pós-quântica
Esse recurso fornece proteção de dados resistentes aos riscos de descriptografia da computação quântica. Tendo em vista o quanto essa área progrediu nos últimos anos, é esperado que haja o fim de diversos tipos de criptografia convencionais.
Essa ação não é algo simples, por isso, as organizações devem ter um tempo de espera maior para prepararem uma proteção robusta. É previsto que, até 2029, os avanços na computação quântica tornarão a criptografia assimétrica mais convencional e segura de usar.
Inteligência Invisível do ambiente
Essa é uma tecnologia habilitada por pequenas etiquetas e sensores de custo ultrabaixo, que fornecem rastreamento e detecção em larga escala. Até 2027, é esperado que os primeiros exemplos dessa tendência sejam concentrados na solução de problemas imediatos das organizações, para melhorar visibilidade e eficiência.
Eficiência energética
Infelizmente, a área de TI afeta a sustentabilidade de diversas formas. Como prova disso, este ano, uma das maiores preocupações das organizações do setor é a pegada de carbono.
Com o intuito de reduzir ainda mais os impactos, espera-se que, até o final da década de 2020, tecnologias de computação, como aceleradores ópticos, neuromórficos e novos, surjam para tarefas de propósito utilizando significativamente menos energia.
Computação híbrida
A computação híbrida combina diferentes de mecanismos de computação, armazenamento e rede para solucionar problemas computacionais. Em suma, esse modelo ajuda as empresas além de resolverem, explorarem a tecnologia além dos limites atuais. Esse recurso pode ser utilizado para criar ambientes de inovação e altamente eficientes.
Computação espacial
Aqui é aprimorado, digitalmente, o mundo físico, com tecnologias como realidade aumentada e virtual. O uso da computação espacial promete aumentar a eficácia das organizações nos próximos cinco a sete anos, por meio de fluxos de trabalho simplificados e colaboração aprimorada.
Até 2033, é previsto que a computação espacial crescerá para US$ 1,7 trilhão, acima dos US$ 110 bilhões em 2023.
Robôs Polifuncionais
O Gartner espera que, até 2030, 80% dos humanos se envolverão com robôs inteligentes diariamente, contra menos de 10% hoje. Isso porque as máquinas polifuncionais têm a capacidade de melhorar a eficiência e fornecer um ROI mais rápido, visto que esses robôs são projetados para operar em parceria com os seres humanos.
Ao que indica, muita coisa virá pela frente, mas, saber com antecedência permite um melhor preparo e desempenho.
O que podemos esperar em 2025?
Em 2025, podemos esperar uma continuidade de todo o avanço que vimos até aqui. Tecnologias como Inteligência Artificial, nuvem, cibersegurança, entre outras, ganharão ainda mais destaque.
Embora as tendências sejam voltadas para o próximo ano, elas abrangem a próxima década. Sendo assim, o quanto antes as organizações buscarem colocá-las em prática, melhor serão os resultados tanto no presente quanto no futuro.
Como preparar a empresa para o que virá?
Não há fórmulas mágicas, o melhor caminho para a empresa se preparar para o que virá, é se planejar.
Aproveitando o clima de final de ano, essa é uma boa época para a organização avaliar aquilo que deu certo e não. Isso ajudará a ter um direcionamento dos pontos fortes e críticos do negócio.
Assim, com esse conhecimento, a organização poderá sair em busca de soluções que ajudarão a empresa a obter um melhor desempenho, bem como acompanhar a evolução tecnológica.
Sabemos que fazer essa análise e preparar a companhia não é uma tarefa simples, por isso, contar com uma consultoria para ajudar é uma boa alternativa.
Conheça a G2!
A G2 é uma consultoria SAP Gold Partner e oferece a melhor solução de gestão para empresas em crescimento, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP, líder mundial no segmento. A organização possui ampla experiência em diversos mercados, como prestação de serviços, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia, comércio e outros.
Especializada em plataformas de processos de negócios, a G2 oferece soluções completas para todo o ciclo de sistemas de gestão empresarial, garantindo qualidade e cumprimento de prazos e custos por meio de uma equipe altamente qualificada e em constante atualização.
Visando guiar para um melhor preparo, a consultoria oferta o Checkup, serviço que analisa e diagnostica o negócio, revisando dados como cadastros, planos de contas, aspectos contábeis e tributários, processos orçamentários e consolidação de sistemas.
A G2 está sempre atenta às tendências e, por isso, vem investindo no uso da IA ofertando os serviços: BHero, solução 100% customizada e especializada para atender os desafios organizacionais, independente da área, e a CAROL, assistente virtual criada pela G2 que apoia no atendimento e suporte do SAP Business One.
A consultoria, a fim de prestar o melhor atendimento aos clientes, também oferta soluções em nuvem, tendo parceria com os maiores players do mercado, entre eles, a Skyone.
Visite nosso site e saiba mais.
Conclusão
O ano de 2025 está cada vez mais próximo. Junto com ele, virão novas tendências que irão impactar o mercado de tecnologia como um todo.
Conhecer as previsões de TI ajuda a empresa no melhor preparo, bem como auxilia na construção de um plano estratégico eficiente e duradouro.
Colocar a casa em ordem não é uma missão fácil. Identificar os gargalos, tampouco. Mas, com a ajuda de especialistas, pode ser uma jornada menos desafiadora.
Se você gostou deste texto, compartilhe e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog, e nas outras redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.