Liderança e espírito de equipe são fatores que fazem parte da agenda de todo gestor de sucesso. Ser um líder de sucesso, construtivo e que auxilia a equipe a alcançar melhores resultados não é uma tarefa fácil.
Por isso, para ajudar os administradores em busca de orientações para se tornar um bom líder, separamos 3 dicas que você deve colocar em aplicação para ampliar a sua influência junto aos seus colaboradores e também para auxiliar na construção do seu estilo de liderança. Confira!
Esse antigo clichê que diz que chefes são distintos dos líderes pode parecer ultrapassado e até um pouco gasto, porém, ele nunca deixou de ser verdade. É claro que existem gestores que optam pela postura mais autoritária, verticalizada e centralizadora, que condiz mais com a chefia, e o trabalho funciona perfeitamente.
A diferença aqui é que o modelo de gestão no estilo chefe vem sendo criticado por especialistas em gestão de pessoas e caindo em desuso em grandes empresas, que estão em busca de novos modelos de relacionamento entre funcionários e chefes.
A diferença entre a postura do líder e do chefe é palpável principalmente pelo fato de que o líder não utiliza da condição hierárquica para exercer sua autoridade, ela é feita por meio da motivação, feedback, trabalho em conjunto e com a preocupação constante com o ambiente de trabalho e a felicidade dos funcionários.
O diálogo é fundamental para que o líder esclareça as suas expectativas, metas, processos de produção e objetivos. Um gestor que mantém o diálogo — a famosa política da porta da sala aberta — se aproxima dos seus colaboradores, fala com eles de maneira clara e esclarece dúvidas e inseguranças da equipe. Dialogar é fundamental, principalmente em tempos de crise, em que há muitos cortes nos setores e reajustes internos.
Ser um líder de sucesso é algo que só irá acontecer se sua equipe tiver confiança plena em você, e isso é algo que se constrói muito mais com diálogo aberto do que com ordens ou pressões autoritárias.
A necessidade de dar um retorno aos funcionários é algo que acompanha a mudança geracional dentro do mercado de trabalho. A entrada da geração Y no mercado fez com que os gestores tivessem de se adaptar à essa nova safra de trabalhadores, que desenvolveu um modo próprio de trabalhar, diferente da geração anterior.
Essa diferença fica bem presente na questão do feedback. Novos funcionários pedem por avaliações constantes do seu trabalho, e isso serve para que eles se mantenham alinhados com as expectativas da empresa e também para que balizem seu desempenho em busca de resultados melhores.
Funcionários que não recebem avaliações e alguns “toques” para melhoria sentem que seu trabalho não faz tanta diferença ou então que a empresa não reconhece seu valor.
É importante que o líder fique atento ao perfil de cada funcionário no momento de dar o feedback. Alguns são mais orgulhosos e sentem que fazem tudo certo, outros podem ser extremamente inseguros. Essa diferença de perfis faz com que o líder tenha que traçar estratégias de diálogo para que seu feedback seja mais preciso.
Essas são algumas dicas para auxiliar seu estilo de gestão na busca por uma liderança mais plena e preocupada com os funcionários, suas expectativas e com o ambiente interno, sem deixar de lado toda a importância dos resultados.
Se você gostaria de acrescentar mais alguma dica para a discussão ou então contar um pouco sobre as suas experiências na implantação do seu estilo de liderança, deixe um comentário e enriqueça o debate junto conosco!
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