Dispor de dicas de logística para aprimorar o fluxo e a armazenagem de produtos é muito importante para o empresário ou o gestor de um negócio. Afinal, vários fatores interferem nas operações de transporte, desde o ponto de produção até o ponto de consumo. Para não perder clientes para a concorrência, as empresas devem tornar cada vez mais eficientes a entrega dos produtos e a prestação dos serviços. Confira, em seguida, 4 dicas de logística para melhorar os processos do seu negócio.
A eficiência de todos os processos da empresa contribui de forma significativa para uma logística eficaz. E como alcançar esse estágio de desempenho? Sem dúvida, um software de gestão empresarial é uma excelente ferramenta para integrar todos os setores de um negócio e, dessa maneira, permitir uma logística capaz de atender às necessidades dos clientes.
Com um sistema de gestão, a empresa assegura que as várias “engrenagens” do empreendimento estejam conectadas e em sintonia. Dessa forma, as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle podem ser feitas de um modo mais assertivo pelo gestor.
Cada vez mais empresas utilizam o sistema Just in Time, que se caracteriza pela redução de estoques e pela produção por demanda. Nesse sentido, diminuir custos, mesmo na armazenagem temporária, entre o tempo da produção e o envio para entrega, é possível. Por exemplo, com o estudo de um layout de movimentação de materiais no estoque, a empresa pode reduzir o tempo gasto para transportar um produto — itens de maior saída devem ficar perto da porta do estoque.
No âmbito de empresas de serviços, os passos da chamada sequência operacional de uma atividade também podem ser aperfeiçoados para se diminuir ao máximo os obstáculos entre a prestadora de serviços e o cliente final.
Quando busca por dicas de logística, muitas vezes o empresário quer encontrar uma forma mais barata e rápida de entregar um determinado produto para um cliente. Para conseguir isso, é recomendável que o gestor conheça todos os fatores que influenciam na operação de entrega.
Por exemplo, embalagens, meios de transporte, colaboradores, trajeto, condições da estrada e do tempo meteorológico, são alguns dos aspectos que interferem no prazo de entrega de um produto ou da prestação de um serviço. Analisar cada um desses fatores, identificando gargalos na logística, pode ser um meio para tornar as entregas mais eficientes.
Para que as operações de transporte realmente sejam avaliadas, é necessário mensurar objetivamente os deslocamentos. Muitas empresas utilizam sistemas de monitoramento das frotas para terem dados precisos sobre as operações, inclusive acerca do desempenho dos motoristas.
Hoje em dia, o consumidor quer acompanhar a movimentação de um produto desde o ato da compra até a entrega. Por isso, o rastreamento das operações de logística é não só um controle por parte da empresa como um valor agregado para o cliente. Além disso, quando as informações são automatizadas, reduzem-se os riscos de extravio das entregas ou de atrasos, principalmente quando há uma grande quantidade de pedidos na empresa.
Quer conferir mais dicas de logística? Então, leia também o post “Qual a importância de processos logísticos eficientes para uma PME?“.
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