5 dicas de otimização para a gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

A gestão de pessoas é utilizada por grandes empresas e multinacionais para reter talentos e motivar profissionais. Não é para menos, pois a equipe de trabalho tem fator decisivo no sucesso de um negócio, independente de seu tamanho. Por isso, também é preciso investir na gestão de pessoas em  pequenas e médias empresas (PMEs). No entanto, muitos diretores e donos de PMEs acreditam que realizá-la tem um alto custo e que são relevantes apenas para as grandes empresas. Pensando nisso, separamos, neste artigo, algumas soluções para otimizar a gestão de pessoas em pequenas e médias empresas, confira!

A importância da gestão de pessoas

Essa iniciativa, quando bem aplicada, pode aumentar a motivação da equipe e a qualidade de vida, engajamento e satisfação no trabalho, além de atrair e reter talentos. Todos esses fatores são essenciais para aumentar a produtividade e garantir bons resultados, uma vez que funcionários qualificados, engajados e comprometidos com a empresa apresentam desempenho melhor.

Defina uma missão

Todas as empresas tem um objetivo, não é mesmo? Além do crescimento e alcance das metas, é preciso definir a missão pela qual a empresa existe e divulgá-la entre os funcionários. Com isso, eles perceberão que fazem parte de um propósito e que são importantes para a empresa.

Desenvolva a liderança

A presença de um líder é bastante positiva no ambiente de trabalho. Esse profissional contribui com o aumento do engajamento da equipe e produtividade. Além disso, ele direciona, inspira e motiva os funcionários a alcançarem as metas. Se sua empresa não tem uma liderança eficiente, alguns recursos, como programa de coaching, treinamentos para lideranças e cursos são úteis para desenvolver técnicas e habilidades de liderança entre diretores e gerentes.

Invista na motivação dos funcionários

Funcionários motivados contribuem, e muito, para o desempenho da equipe; portanto, invista em ações para manter a equipe motivada. A presença do líder, como dito acima, é um fator importante para isso, mas há outras ações que podem ser realizadas, tais como: plano de carreira, pacote de benefícios, programas de treinamento e qualificação de funcionários, reconhecimentos profissional, presença de equipe multidisciplinar, entre outros. Analise as opções e escolha as que se adéquam melhor à realidade da empresa.

Procure dar e receber feedback

Acompanhar os processos, avaliar o desempenho dos funcionários individualmente e ouvir a equipe também são itens importantes para realizar uma gestão eficaz de pessoas. E essa pode ser uma vantagem das PMEs, pois como as equipes são mais enxutas, o acompanhamento das atividades e a comunicação se tornam mais acessíveis.

Ao receber feedback, os profissionais têm a oportunidade de analisar seu desempenho e buscar soluções para melhorar. Por outro lado, abrir espaço para ouvir a opinião e sugestão deles contribui para um melhor ambiente de trabalho, além de integrar a equipe ao processo. Quando os funcionários participam da definição dos objetivos eles se sentem mais engajados e motivados para alcançarem as metas.

A gestão de pessoas não precisa ficar limitada apenas às grandes empresas. Como vimos é possível otimizá-la em pequenas e médias empresas também. Nesse processo, a presença do líder e do feedback são extremamente positivos e podem ser aplicados às PMEs. Por isso, invista em treinamento para desenvolver a liderança na empresa e procure aplicar ações visando aumentar a motivação dos funcionários, de modo a melhorar a gestão de pessoas e, assim, garantir o sucesso do negócio.

Sua empresa aplica iniciativas de gestão de pessoas? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

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