Um dos maiores impasses em relação às taxas de conversão de um e-commerce é o abandono de carrinho.
Essa é uma conduta comum dos consumidores e um problema que as lojas virtuais têm que enfrentar dia após dia, independentemente do seu tamanho ou do segmento de atuação.
Por essa razão e dada a importância do assunto para o sucesso dos negócios, continue a leitura e confira 5 dicas para reduzir o abandono de carrinho. Pronto?
O cadastro do cliente é obrigatório para a finalização do pedido, por isso, simplifique-o, solicitando apenas as informações que são relevantes para o processo de compra.
Uma vez que os dados são fornecidos, ofereça a opção de preenchimento automático para os clientes que procurarem a sua loja novamente.
Tenha em mente que, no ambiente do e-commerce, os consumidores podem comparar os preços de diversas lojas ao mesmo tempo. Embora isso nem sempre ocorra, é importante ter uma precificação de acordo com os valores praticados pela concorrência.
Uma dica que certamente aumentará as suas taxas de conversão é deixar claro, na página de checkout, que o produto é o mais barato do mercado e que você garante a diferença, caso o cliente o encontre por um valor inferior.
Informações como essa induzem ao fechamento do negócio, no entanto, certifique-se de que você pode arcar com a diferença na hipótese de o comprador achá-lo por um preço mais atrativo.
A cobrança do frete é um motivo clássico de abandono de carrinho, pois muitos clientes não aceitam essa condição, é fato. Em vista disso, ofereça o frete grátis sempre que possível, mesmo que ele seja incluso no valor do produto.
Para a análise do frete, consulte os Correios para saber se a sua loja pode eleger-se ao e-Sedex, uma modalidade de entrega exclusiva para e-commerces.
Uma estratégia que pode ter um impacto positivo no seu negócio é criar alertas que evitem o abandono de carrinho por desatenção. Acredite ou não, isso acontece com frequência!
Crie um pop-up com o seguinte aviso: “Você não finalizou a compra. Tem certeza de que deseja sair?”.
Ofereça descontos exclusivos para os produtos abandonados no carrinho, mas de acordo com o interesse de cada consumidor.
Utilize o e-mail marketing para fazer isso, por exemplo, e deixe, na caixa de entrada do cliente, uma condição especial para aquele item que despertou interesse, mas não foi comprado.
Uma dica importante para fazer o registro das informações é usar um ERP, que nada mais é do que um software de gestão que mantém todos os dados referentes a clientes, produtos, vendas, compras, estoque, entre outras informações.
Por fim, compreenda que o abandono de carrinho é uma questão que deve ser tratada com muita seriedade e que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença nas suas vendas.
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