A tecnologia 5G é uma das grandes novidades para este ano no Brasil. A quinta geração de conexão, permitirá uma interconexão com mais dispositivos e possibilitará a evolução da chamada Internet das Coisas.
Mas, afinal, o que essa nova rede oferece como benefício? A seguir, vamos explicar o que podemos esperar com a chegada do 5G. Confira!
O que é o novo 5G?
A tecnologia 5G é a quinta geração da internet móvel que chegará ao Brasil. Ou seja, é uma evolução da conexão 4G atual.
A promessa é que oferecerá mais velocidade para baixar e enviar arquivos e reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos. Também tornará as conexões mais estáveis e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.
Além disso, o 5G permitirá interconexão de equipamentos e dispositivos. Dessa forma, será possível acessar produtos inovadores e de utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).
A tecnologia também possibilitará o uso em celulares e gadgets que não são conectados à rede Wi-Fi ou internet por cabo.
Quais as maiores vantagens da tecnologia 5G?
Além dos benefícios já citados acima, a evolução da rede 5G trará mais velocidade de conexão em rede banda larga para aparelhos. Isso significa que poderemos conectar diferentes objetos sem a perda da qualidade do sinal, como carro, celular, relógio, entre outros.
A rede também oferece maior estabilidade para estudos e trabalhos remotos com maior qualidade nas videoconferências. Também poderemos ver acesso à medicina à distância, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.
Em outras palavras, será um grande passo em direção à digitalização no Brasil. Isso contribui para a automação e integração de diferentes tecnologias, que incluem inteligência artificial, robótica e internet das coisas.
Além disso, a velocidade de processamento não dependerá de fios conectados às máquinas, oferecendo maior produtividade. Consequentemente, poderá gerar resultados melhores nas empresas e trazer maior competitividade ao mercado.
Como ela será implementada?
O leilão realizado em novembro de 2021 pela Anatel foi o primeiro passo para a implementação da rede 5G no Brasil.
No leilão, as três empresas gigantes no Brasil, Vivo, Claro e TIM arremataram os principais lotes, ligados à frequência de 3,5 GHz, para levar conectividade às regiões brasileiras. Além dessas, as empresas Algar Telecom, Neko, Fly Link e Sercomtel também arremataram outros lotes.
A implementação será realizada por fases. No início, foi disponibilizada a rede 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing), ou compartilhamento dinâmico por espectro, em português. Nessa etapa, as frequências até então disponíveis puderam ser usadas para rotear o 5G.
Dessa forma, a tecnologia determina a demanda das redes 4G e 5G em tempo real, dividindo o espectro de forma independente.
Na fase de implementação da faixa 3,5 GHz, mais dados poderão ser transmitidos entre a rede e os dispositivos. Isso porque a faixa permite uma largura de banda larga maior que as demais.
Essa frequência poderá ser disponibilizada de duas formas: NSA (non-standalone) e SA (standalone).
NSA
Nesse caso, ainda é preciso contar com uma frequência 4G para autenticação de alguns registros.
O registro principal é estabelecido em 4G e a rede adiciona um ou mais componentes em 5G, o que permite alcançar altas taxas de transferências de dados.
SA
O SA, por sua vez, foi desenvolvido para ser implementado em lugares mais controlados. Dessa forma, os dispositivos conectados conversam entre si com velocidade igual ao do NSA, porém com menor latência.
Essa rede é essencial para tarefas como cirurgias à distância e para o desenvolvimento da internet das coisas.
Para os usuários de smartphones, a diferença entre a experiência é mínima. Vale ressaltar também que a chegada do 5G não significa que o 3G e 4G serão esquecidos.
Quando chegará oficialmente?
No ano passado, a TIM realizou testes da nova rede com a marca chinesa Huawei. De acordo com a empresa, o teste chegou a 1,8 Gbps utilizando a capacidade 100 MHz na faixa 3,5 GHz com o padrão standalone.
Contudo, apenas alguns bairros de poucas cidades brasileiras contam com uma versão simplificada da tecnologia. O potencial completo da nova rede só poderá ser testado quando as operadoras terminarem de implementar a infraestrutura.
A expectativa é que a implementação do 5G em todas as capitais e no Distrito Federal aconteça até julho de 2022. No entanto, os municípios que apresentam população inferior a 30 mil habitantes poderão receber uma rádio base até 2029.
Isso porque esses municípios ainda prevalecem as conexões 4G e até 3G, e não apresentam a infraestrutura necessária para a implementar a nova rede. Além disso, a implementação envolve altos custos de adesão de celulares com 5G.
Com o crescimento da tecnologia no exterior, a nova rede já não é uma exclusividade dos celulares mais caros. Hoje, já é possível encontrar modelos intermediários, com valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
No Brasil, marcas como Samsung e Motorola estão investindo na popularização da tecnologia com modelos voltados para o custo-benefício.
Aliás, um dos grandes desafios para os fabricantes de smartphones será democratizar o acesso às velocidades para os próximos anos. Portanto, a tendência é que o mercado leve o 5G também para modelos mais baratos.
Em relação aos valores, ainda não foi definido entre as operadoras se haverá reajuste nos preços dos pacotes de dados. Afinal, ainda faltam alguns meses para que a tecnologia esteja disponível.
Como saber se o seu celular aceita o 5G?
Alguns modelos de celular comercializados no Brasil já são compatíveis com a rede 5G. Para verificar se o seu modelo se enquadra nessa lista, acesse as configurações do sistema.
Para isso, siga o passo a passo a seguir:
- Acesse as configurações do celular.
- Vá até redes moveis e/ou conexão.
- Em seguida, clique em dados móveis.
- Nessa etapa, aparecerá as opções disponíveis para conectar e você poderá escolher o tipo de rede preferencial. Se o 5G estiver integrado é porque está disponível no seu aparelho.
Porém, lembre-se de confirmar se a rede já está disponível na sua cidade.
Conclusão
Como vimos anteriormente, o 5G já é uma realidade no Brasil. Embora ainda esteja em fase de implementação, já podemos entender os impactos positivos oferecidos pela tecnologia.
Aliás, se você vive nas capitais é provável que poderá usufruir desses benefícios em 2022. Os aparelhos compatíveis já estão disponíveis para compra. Por isso, vale a pena acompanhar a evolução da implementação da rede em sua cidade.
Se você tem uma empresa no setor de Telecomunicações, conheça o nosso pacote de serviços em ERP Telco By G2!