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Categorias: Gestão Empresarial

7 dicas para melhorar a eficiência nas contratações da sua empresa

Como empreendedor, você sabe o quanto possuir uma equipe de trabalho qualificada e eficiente é importante para o bom funcionamento do negócio, mas a missão de encontrar o funcionário ideal não é tão simples quanto parece e exige do empresário o uso de estratégias que confiram mais eficiência nas contratações.

Dentre todos os fatores que contribuem para o crescimento de uma empresa, sem dúvidas a gestão de pessoas e o fator humano são determinantes para o seu sucesso. Afinal, os recursos humanos são o maior bem que uma empresa pode ter.

Apesar dessa grande importância, nós sabemos o quanto é difícil para um empresário realizar a seleção e recrutamento de talentos e por isso preparamos o post de hoje. Se você estava à procura de dicas para melhorar o processo de contratação na sua empresa, acabou de encontrar o conteúdo certo.

1. Defina as atribuições do cargo

O primeiro passo para iniciar o processo de contratação é definir que tipo de atividade o novo colaborador vai desempenhar. Somente a partir dessa escolha é que será possível traçar o perfil do funcionário procurado.

Desse modo, estabeleça onde a pessoa vai atuar — diretamente com o público ou em questões internas, vendas, gestão de estoque, administrativo ou financeiro — além do horário de trabalho e necessidades excepcionais, como disponibilidade para viajar ou veículo próprio.

2. Trace um perfil ideal de funcionário

Para encontrar o profissional ideal, você primeiro precisa saber que tipo de pessoa está procurando, não é mesmo? O perfil definido deve levar em conta diversos fatores como as funções que essa pessoa vai executar e os objetivos e valores da empresa.

Assim, se você está em busca de um vendedor, deve procurar alguém com facilidade de comunicação, espontâneo e com uma boa apresentação pessoal, pois essas características farão toda a diferença para alcançar seus objetivos.

Se você está em busca de alguém para trabalhar com estoque, controle de caixa ou finanças, a timidez não será exatamente um problema, mas qualidades como organização e concentração são extremamente importantes para o bom desempenho da função.

Além disso, você precisa observar se os candidatos possuem um perfil adequado aos objetivos e valores do negócio, nunca se esquecendo de valores universais como comprometimento, honestidade e responsabilidade.

3. Crie um ambiente confortável para as entrevistas

Como gestor do seu negócio, caso você resolva contratar pessoalmente seus funcionários, deve aprender a transformar as entrevistas em um momento confortável para os entrevistados. As pessoas tendem a ser mais sinceras e menos engessadas quando o entrevistador se mostra aberto ao diálogo, o que vai abrir espaço para que você conheça de verdade seus candidatos.

Como as entrevistas revestidas de muita seriedade acabam deixando o profissional tenso e mais nervoso com a situação, procure quebrar qualquer clima pesado desse momento, mostrando-se simpático e interessado em ouvir o que ele tem a dizer.

Apesar de simples, essa estratégia favorece que pessoas tímidas se sintam mais à vontade e revelem um potencial que você poderia não identificar inicialmente, além de facilitar que você identifique quando um candidato não está falando a verdade.

4. Conheça o passado do candidato à vaga

Acertar na contratação de um profissional é uma tarefa que exige a análise de diversos fatores, dentre eles as experiências profissionais passadas do indivíduo. Não se pode levar em consideração apenas o perfil, é preciso investigar como ele se relacionou com as outras empresas pela qual passou.

Ao entrevistá-lo, pergunte as razões para ter saído do antigo emprego, mesmo que tenha pedido demissão. Ademais, pergunte como era a sua relação com seus superiores e se enfrentou algum tipo de problema de relacionamento.

Não seja preconceituoso ao analisar uma CTPS e identificar curtos períodos de trabalho em algumas empresas. Procure investigar as razões para isso e ouvir atentamente a versão que o candidato dará, tirando suas próprias conclusões.

5. Estabeleça um critério de pontuação para definir quem será o contratado

Em um processo seletivo de funcionários você fará diversas perguntas aos candidatos, cada uma delas buscando avaliar algum quesito específico, como por exemplo:

  • Qual é o seu objetivo profissional?
  • Por que deseja trabalhar nessa empresa?
  • Quais habilidades você entende como necessárias para exercer o cargo?
  • Que tipo de habilidade você possui que facilitará o trabalho?
  • O que você espera dessa empresa?
  • Quais são suas maiores qualidades e os pontos a serem melhorados?

Por isso, para que fique mais fácil mensurar qual entrevistado se saiu melhor e, em razão disso, é o mais adequado para a função, procure estabelecer um critério de pontuação para cada pergunta. Assim, você terá mais controle da situação e melhores condições para tomar uma decisão acertada.

6. Foque nos resultados

Durante a seleção é comum encontrar mais de um indivíduo adequado à vaga e com currículos semelhantes. Então, como solucionar o problema? Simples! Foque nos resultados que eles obtiveram nos seus trabalhos anteriores.

Para isso, pergunte o que eles aprenderam com suas experiências profissionais pretéritas, que tipo de habilidade adquiriram, o que fizeram para consegui-la e como isso poderá contribuir para o sucesso da sua empresa.

O candidato mais preparado terá mais consciência e tranquilidade para apontar e justificar sua resposta, pois entende melhor os objetivos, sendo capaz de traçar estratégias para alcançá-los.

7. Capacite seus colaboradores

O recrutamento de funcionários é só o primeiro passo para conquistar uma equipe campeã e, ainda que você tenha encontrado um profissional com as características ideais, é importante investir em treinamento de pessoal.

Portanto, antes de colocá-lo efetivamente na função, dê a ele o treinamento necessário acerca das regras, diretrizes, funcionamento, estrutura e as atribuições do seu cargo. Não se esqueça de apresentar seu novo colaborador aos demais funcionários, fazendo com que ele se sinta à vontade e parque da equipe.

Como você percebeu, a seleção e contratação de funcionários é uma decisão complexa e demanda uma grande aptidão e sensibilidade por parte do empresário, que deve estar atento a diversas questões. No entanto, as dicas aqui apresentadas farão com que você consiga mais eficiência nas contratações e monte uma equipe de alta performance. Portanto, mãos à obra!

Antes disso, que tal aprender um pouco mais? Descubra agora como reter talentos para sua empresa!

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Colaboradores Blog G2

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