Como empreendedor, você sabe o quanto possuir uma equipe de trabalho qualificada e eficiente é importante para o bom funcionamento do negócio, mas a missão de encontrar o funcionário ideal não é tão simples quanto parece e exige do empresário o uso de estratégias que confiram mais eficiência nas contratações.
Dentre todos os fatores que contribuem para o crescimento de uma empresa, sem dúvidas a gestão de pessoas e o fator humano são determinantes para o seu sucesso. Afinal, os recursos humanos são o maior bem que uma empresa pode ter.
Apesar dessa grande importância, nós sabemos o quanto é difícil para um empresário realizar a seleção e recrutamento de talentos e por isso preparamos o post de hoje. Se você estava à procura de dicas para melhorar o processo de contratação na sua empresa, acabou de encontrar o conteúdo certo.
O primeiro passo para iniciar o processo de contratação é definir que tipo de atividade o novo colaborador vai desempenhar. Somente a partir dessa escolha é que será possível traçar o perfil do funcionário procurado.
Desse modo, estabeleça onde a pessoa vai atuar — diretamente com o público ou em questões internas, vendas, gestão de estoque, administrativo ou financeiro — além do horário de trabalho e necessidades excepcionais, como disponibilidade para viajar ou veículo próprio.
Para encontrar o profissional ideal, você primeiro precisa saber que tipo de pessoa está procurando, não é mesmo? O perfil definido deve levar em conta diversos fatores como as funções que essa pessoa vai executar e os objetivos e valores da empresa.
Assim, se você está em busca de um vendedor, deve procurar alguém com facilidade de comunicação, espontâneo e com uma boa apresentação pessoal, pois essas características farão toda a diferença para alcançar seus objetivos.
Se você está em busca de alguém para trabalhar com estoque, controle de caixa ou finanças, a timidez não será exatamente um problema, mas qualidades como organização e concentração são extremamente importantes para o bom desempenho da função.
Além disso, você precisa observar se os candidatos possuem um perfil adequado aos objetivos e valores do negócio, nunca se esquecendo de valores universais como comprometimento, honestidade e responsabilidade.
Como gestor do seu negócio, caso você resolva contratar pessoalmente seus funcionários, deve aprender a transformar as entrevistas em um momento confortável para os entrevistados. As pessoas tendem a ser mais sinceras e menos engessadas quando o entrevistador se mostra aberto ao diálogo, o que vai abrir espaço para que você conheça de verdade seus candidatos.
Como as entrevistas revestidas de muita seriedade acabam deixando o profissional tenso e mais nervoso com a situação, procure quebrar qualquer clima pesado desse momento, mostrando-se simpático e interessado em ouvir o que ele tem a dizer.
Apesar de simples, essa estratégia favorece que pessoas tímidas se sintam mais à vontade e revelem um potencial que você poderia não identificar inicialmente, além de facilitar que você identifique quando um candidato não está falando a verdade.
Acertar na contratação de um profissional é uma tarefa que exige a análise de diversos fatores, dentre eles as experiências profissionais passadas do indivíduo. Não se pode levar em consideração apenas o perfil, é preciso investigar como ele se relacionou com as outras empresas pela qual passou.
Ao entrevistá-lo, pergunte as razões para ter saído do antigo emprego, mesmo que tenha pedido demissão. Ademais, pergunte como era a sua relação com seus superiores e se enfrentou algum tipo de problema de relacionamento.
Não seja preconceituoso ao analisar uma CTPS e identificar curtos períodos de trabalho em algumas empresas. Procure investigar as razões para isso e ouvir atentamente a versão que o candidato dará, tirando suas próprias conclusões.
Em um processo seletivo de funcionários você fará diversas perguntas aos candidatos, cada uma delas buscando avaliar algum quesito específico, como por exemplo:
Por isso, para que fique mais fácil mensurar qual entrevistado se saiu melhor e, em razão disso, é o mais adequado para a função, procure estabelecer um critério de pontuação para cada pergunta. Assim, você terá mais controle da situação e melhores condições para tomar uma decisão acertada.
Durante a seleção é comum encontrar mais de um indivíduo adequado à vaga e com currículos semelhantes. Então, como solucionar o problema? Simples! Foque nos resultados que eles obtiveram nos seus trabalhos anteriores.
Para isso, pergunte o que eles aprenderam com suas experiências profissionais pretéritas, que tipo de habilidade adquiriram, o que fizeram para consegui-la e como isso poderá contribuir para o sucesso da sua empresa.
O candidato mais preparado terá mais consciência e tranquilidade para apontar e justificar sua resposta, pois entende melhor os objetivos, sendo capaz de traçar estratégias para alcançá-los.
O recrutamento de funcionários é só o primeiro passo para conquistar uma equipe campeã e, ainda que você tenha encontrado um profissional com as características ideais, é importante investir em treinamento de pessoal.
Portanto, antes de colocá-lo efetivamente na função, dê a ele o treinamento necessário acerca das regras, diretrizes, funcionamento, estrutura e as atribuições do seu cargo. Não se esqueça de apresentar seu novo colaborador aos demais funcionários, fazendo com que ele se sinta à vontade e parque da equipe.
Como você percebeu, a seleção e contratação de funcionários é uma decisão complexa e demanda uma grande aptidão e sensibilidade por parte do empresário, que deve estar atento a diversas questões. No entanto, as dicas aqui apresentadas farão com que você consiga mais eficiência nas contratações e monte uma equipe de alta performance. Portanto, mãos à obra!
Antes disso, que tal aprender um pouco mais? Descubra agora como reter talentos para sua empresa!
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