O sistema SAP para PMEs é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), desenvolvido pela empresa multinacional alemã SAP. Ele dispõe de versões para atendimento de grandes organizações, assim como para atendimento de negócios de pequeno e médio porte.
Esse sistema permite integrar todos os processos e os dados de uma organização, unificando e simplificando a gestão dos negócios. Sua implantação é rápida e prática, apresentando excelente custo-benefício. Você já ouviu falar nele? Quer adotá-lo em sua empresa?
Neste post, nós responderemos a 8 perguntas comuns sobre o sistema SAP para PMEs. Então, confira!
1. Meu nicho de negócios é atendido pelo sistema SAP?
Sim, o SAP tem uma arquitetura que permite atender empresas de qualquer nicho de negócios — indústria, comércio e serviços. No caso da indústria o SAP, ele é capaz de ajudar na redução dos custos da cadeia de suprimentos, evitar o retrabalho e acelerar os ciclos de produção.
Já quando nos referimos ao comércio, o sistema permite fazer o controle dos fornecedores, organizar informações sobre os pedidos e integrar todos os setores da empresa. Enquanto isso, nos serviços, o SAP ajuda na organização de projetos, facilitando a entrega deles, além de gerir a alocação de recursos, entre outros.
2. O que a minha empresa ganha com o SAP?
O uso do ERP SAP pode trazer vários benefícios para a empresa usuária, entre estes:
- informatizar todos os processos: eliminando controles manuais, o que torna o trabalho menos suscetível a erros, visto que o sistema informa quando existe algum equívoco de informação;
- reduzir retrabalhos: muitas tarefas podem ser parametrizadas para impedir erros no momento do lançamento de dados, consequentemente, isso evita que os colaboradores tenham que realizar novamente uma tarefa, otimizando o tempo para a inserção de novos projetos;
- entrada única de dados: evitando redundância de lançamentos, já que os dados lançados em um módulo são compartilhados com todos os outros módulos que precisem desta informação. Ou seja, como há a integração entre todos os setores, isso evita que as informações sejam duplicadas e gerem problemas posteriores;
- reduzir a carga de trabalho: pois tarefas repetitivas e cálculos são processados automaticamente. Assim, os colaboradores terão mais tempo para realizar outras ações e focar em pontos mais delicados de um empreendimento;
- suporte informacional de qualidade: para otimizar o processo decisório, o SAP dispõe de funções analíticas que facilitam a percepção de riscos e oportunidades e auxiliam na geração de insights. Logo, isso ajuda na conquista de uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não utilizam o sistema.
3. Quais processos da minha empresa são integrados no SAP?
O SAP abrange diversos processos empresariais, tais como: compras, vendas, CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), estoque, produção, contabilidade, fiscal, patrimônio e assistência técnica. As partes especializadas do sistema, que atendem a cada um destes processos, são denominadas módulos, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
Além disso, há a integração de todos esses dados em um único lugar. Ou seja, o trabalho ficará todo concentrado em um único sistema. Isso facilita a tomada de decisões e a obtenção de resultados, sem ter que solicitar relatórios específicos para o setor responsável, já que estes estarão disponíveis no sistema.
4. Quais os benefícios do SAP para PMEs?
O SAP para PMEs é bastante útil, além de reservar uma série de benefícios para as empresas que o utilizam. Entre eles podemos destacar:
Redução de custos
Uma das principais preocupações de uma empresa é com relação à redução de custos. Isso porque os gastos controlados ajudam na geração de maiores lucros e na maior capacidade de investimento no negócio, colocando-o à frente dos concorrentes.
Ao longo do tempo, com a redução de erros e automatização dos processos, há uma agilidade maior na tomada de decisões e uma economia de recursos, que poderão ser mais bem alocados.
Facilidade na tomada de decisões
Como já dissemos, a tomada de decisões com a ajuda de um sistema SAP é otimizada. O fato é que a facilidade de acesso às informações, a qualquer momento, e a possibilidade de ter relatórios de desempenho, agilizam todo esse processo. Essa agilidade para responder às demandas é um fator fundamental para o sucesso no mercado, visto que as mudanças acontecem em ritmo acelerado.
Melhora na qualidade dos produtos e serviços
A facilidade na tomada de decisões, a maior capacidade de investimento em melhorias, reflete diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Além de padronizar os processos, o SAP ainda ajuda a estabelecer indicadores de desempenho, ampliando a visão de mercado para promover esse aperfeiçoamento.
Não poderíamos deixar de destacar a maior produtividade por parte dos funcionários, que terão mais tempo para realizar pesquisas de produtos e serviços, visando o seu desenvolvimento.
5. Posso controlar estoques dispersos com o SAP?
Com o SAP é possível visualizar os saldos de estoque em todos os locais de armazenamento, individualmente ou simultaneamente, o que facilita ações logísticas e transferências de estoques dos locais onde não têm giro para os locais onde existe maior demanda.
Além disso, é possível prever os suprimentos que serão necessários futuramente, o que permite um planejamento de compras mais acertado, para que não sobre e nem falte produtos.
7. Posso rastrear um processo de ponta a ponta no SAP?
Sim, é possível saber informações de cada etapa de um processo, desde seu início até a sua conclusão, o que facilita auditorias internas e externas e a percepção de oportunidades de melhoria e/ou simplificação.
Com o sistema, também é possível identificar os pontos onde existem erros e trabalhar exatamente em cima deles, sem ter que parar todos os processos já existentes.
8. Posso controlar todas as minhas empresas no SAP?
Sim, o SAP é multiempresas e também permite o controle de multifiliais, num único sistema. O sistema SAP para PMEs é muito abrangente, versátil e fácil de operar. Suas funcionalidades facilitam o gerenciamento de várias empresas, filiais, franquias e estoques em uma única ferramenta.
As telas do SAP apresentam diversas informações do processo em uso que podem ser visualizadas em várias abas ou com um clique sobre o item desejado. Além disso, informações mais detalhadas e/ou complexas podem ser obtidas nos relatórios do sistema ou podem ser personalizadas com o gerador de relatórios.
Se você gostou deste post sobre o sistema SAP para PMEs, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você recebe as novidades do mercado diretamente no seu e-mail e em primeira mão!