As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas para uma gestão mais organizada em uma empresa. Hoje é possível encontrar softwares que auxiliam em questões internas e externas, como CRM e ERP, por exemplo.
Essas ferramentas ajudam a otimizar os processos e relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível reduzir erros e riscos e melhorar a produtividade da equipe.
Mas, afinal, qual dessas duas ferramentas escolher? A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas. Boa leitura!
O que é CRM?
Oferecer um atendimento de excelência e entender as necessidades do público-alvo é uma das maiores preocupações de uma empresa. Para facilitar a análise desses dados com precisão, você pode contar com o CRM, uma ferramenta voltada para gestão do relacionamento entre as pessoas.
Ao compreender o que o seu público precisa, o ciclo de vendas ficará mais curto e rentável. Além disso, o CRM facilita o trabalho do time de vendas e otimiza os processos do setor comercial. Dentre os benefícios oferecidos pela ferramenta podemos citar:
- Organização de processos
- Maior produtividade
- Gestão de oportunidades de vendas
- Compreensão da jornada do consumidor
- Alinhamento com o marketing
- Registro do histórico dos clientes
- Automatização dos relacionamentos
Nesse sentido, o CRM contribui para a integração e consulta das informações. Assim, cria uma linguagem comum para todos os setores em relação aos clientes.
O que é ERP?
Já o ERP, Enterprise Resource Planning, é uma solução que permite integrar e padronizar os processos, otimizando as funções de toda a equipe. Em outras palavras, a ferramenta é indicada para os processos operacionais internos.
Para isso, a solução é composta por vários módulos, que correspondem aos setores da empresa: gestão de pessoas, financeiro, administrativo, entre outros.
O intuito da ferramenta é conectar os fluxos de informações da empresa ao mesmo tempo. Assim, todos os setores serão informados de forma estratégica e dinâmica, facilitando acesso aos dados necessários para cada serviço. Consequentemente, a empresa se torna mais ágil na tomada de decisão.
Dentre os principais benefícios do ERP, podemos citar:
- Aumento da produtividade
- Redução de custos
- Integração entre setores
- Alinhamento estratégico
- Análise de dados
Além disso, o processo automatizado dispensa o uso de papel, impressões e deslocamento entre um setor e outro. Portanto, o custo inicial, ao longo do tempo, será compensado com o aumento da eficiência e produtividade.
Qual a principal diferença entre CRM e ERP?
Resumidamente, a principal diferença entre CRM e ERP se dá pela função principal de cada ferramenta. Enquanto o CRM é voltado para a gestão do relacionamento com o cliente, o ERP tem como objetivo otimizar os processos internos.
Logo, o ERP atua em tarefas administrativas, como gestão financeira, contas a pagar e receber, emissão de notas, controle de estoque, entre outros.
O objetivo maior é integrar as diferentes áreas e garantir uma comunicação mais eficiente entre os departamentos.
O CRM, por sua vez, é um software voltado para o relacionamento entre as pessoas. Sendo assim, busca compreender as dores do público-alvo e diminuir o tempo do ciclo de compras.
Dessa forma, torna o processo mais lucrativo para a empresa e satisfatório para os clientes.
Agora que já sabe a diferença entre CRM e ERP, entenda que não é preciso se limitar ao uso de um ou de outro. Na verdade, a integração desses dois sistemas poderá aumentar a eficiência do negócio como um todo.
Afinal, quando você melhora os processos internos e a relação com o mercado, cria um ambiente ideal para gerar mais valor ao seu público.
Por que o CRM e o ERP devem trabalhar juntos?
Como já falamos anteriormente, ambas as ferramentas são fundamentais para as atividades diárias da empresa.
Ao integrar o setor comercial com o departamento financeiro é possível fazer negociações com mais agilidade e segurança. Aliás, o contato com clientes e novos leads também só tem a ganhar com uma gestão da rotina administrativa.
Outro exemplo da integração entre CRM e ERP é em relação aos pedidos de compra. Ao serem finalizados, o setor comercial encaminha para o estoque, que ganhará tempo na separação e entrega dos itens.
O time de vendas também poderá se manter atualizado sobre as mudanças internas, como novas formas de precificação, por exemplo. Assim, poderão se adequar à melhor forma de atuação dos vendedores durante todo o processo de vendas e de relacionamento com o cliente.
Além disso, o gestor terá uma visão mais ampla de todo o processo e do desempenho de cada setor. Assim, poderá analisar com detalhes os pontos positivos e o que precisa ser melhorado dentro da empresa.
Como escolher um bom sistema de CRM e ERP?
Embora tenham particularidades e funções diferentes, alguns requisitos básicos podem facilitar a escolha dos softwares CRM e ERP. A seguir, vamos citar os principais:
Funcionalidades
O primeiro passo é entender as funcionalidades das ferramentas para alinhá-las às necessidades do seu negócio. Lembre-se: o software deve se adequar à realidade da empresa, não o contrário.
Sendo assim, faça um mapeamento dos processos internos e entenda como os fluxos de informação acontecem. Em seguida, busque uma ferramenta que corresponda com as suas necessidades.
Reputação do fornecedor
Antes de escolher a solução, verifique a reputação do seu fornecedor. Para isso, obtenha recomendações, converse com outros usuários e pesquise em sites de reclamação.
Custo-benefício
Um fator importante é avaliar a capacidade do negócio de pagar por uma solução. Nesse momento, é importante considerar o faturamento para investir em uma ferramenta que esteja à altura do que precisa sem se endividar por isso.
Suporte
Por fim, um fator que pode ser decisivo na escolha de um CRM e ERP é o suporte. Isso porque é preciso considerar a atenção que a ferramenta oferece nos momentos de maior necessidade.
Uma dica é escolher uma solução que ofereça suporte na sua língua nativa e em diversos canais de contato.
Qual o melhor ERP?
Antes de escolher o melhor software para a sua empresa, é importante avaliar a cultura empresarial e os seus objetivos. O ERP oferecido pela G2, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para empresas em crescimento.
Com a ferramenta SAP Business One, é possível fiscalizar o tempo gasto em cada atividade, sem perder o acesso a dados relevantes da organização.
O ERP SAP Business One já foi adotada por mais de 50 mil empresas em 150 países. Em suma, porque apresenta fácil implementação e capacidade de concentrar todas as informações de seu negócio em um único sistema.
Agora que você já sabe da importância de contar com ferramentas como CRM e ERP, que tal fazer esse investimento?
A G2 Tecnologia é uma empresa que atua há mais de duas décadas no mercado. Por isso, possui ampla experiência na venda de soluções tecnológicas para empresas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.