Um novo ano está chegando e, sempre que isso acontece, é comum que empresários e gestores comecem a se preocupar sobre como as empresas serão afetadas por mudanças. Pensando em já prepará-lo para o que está por vir no próximo ano, elaboramos uma lista com 5 tendências para a gestão de empresas em 2017.
Ficou interessado em saber quais são as mudanças que aguardam o meio empresarial no ano que vem? Então siga a leitura e confira a nossa lista.
1. Big Data
O Big Data nada mais é do que a união do volume de dados que impacta um negócio de forma estruturada ou não, envolvendo quase sempre os computadores e outros aparatos tecnológicos.
A tendência é que em 2017 o uso desses dados esteja ainda mais presente nas empresas, que podem se aproveitar das informações levantadas para planejar estratégias e, consequentemente, crescer e vender mais.
2. Software de gestão
Por mais que algumas empresas mais tradicionais ainda resistam em ter o controle das suas finanças e atividades em livros de registros e folhas de papel, os softwares de gestão seguirão crescendo, e quem não fizer uso deles ficará para trás.
Como esse tipo de programa garante muita agilidade nos processos empresariais, quem os adota consegue ter mais tempo livre para se dedicar a atividades estratégicas, evitando perder muito tempo com a burocracia de gestão.
3. Home office
Com o advento da internet e do modelo empresarial de startups, cada vez mais as pessoas encontram formas de ganhar a vida por conta própria, muitas vezes de maneira on-line. Isso fez com que muitas microempresas surgissem e o número de atuações em home office crescesse consideravelmente, uma vez que nem sempre um empreendedor em fase inicial tem condições de adquirir um imóvel ou pagar aluguel para a sua empresa.
É possível dizer, portanto, que o home office deve seguir como uma tendência em 2017 e crescer ainda mais do que já vem crescendo nos últimos anos.
4. Mídias sociais
Estar presente na internet surge como algo quase que obrigatório para as empresas, pois as pessoas estão se tornando cada vez mais conectadas e outros tipos de mídia estão vendo suas quantidades de acessos despencarem.
Para estar no universo on-line, uma boa ideia é criar perfis nas mídias sociais, mas sempre pensando em boas formas de se relacionar com os públicos e produzindo um conteúdo de qualidade para os seguidores, utilizando técnicas de storytelling, por exemplo.
5. Geração Z no mercado de trabalho
Você já aprendeu a lidar com os jovens da geração Y? Então, chegou a hora de preparar o terreno para a geração Z, que é formada por jovens que nasceram a partir da metade da década de 90 até o ano de 2010.
O número da geração Z deve crescer muito em 2017 e as empresas devem saber como tratá-los, pois são pessoas que já nasceram em um mundo extremamente tecnológico e conectado, que certamente teriam muita dificuldade em trabalhar em uma empresa com pensamento retrógrado como comentamos no item 2. Evitar esse conflito de gerações, portanto, é um desafio para os gestores de empresas.
E então, sente-se preparado para fazer uma gestão de empresas exemplar no ano de 2017? Deixe um comentário e conte para a gente!