A Internet das Coisas é uma categoria de dispositivos de TI que se conectam via redes sem fio para trocar dados e executar ações de modo automatizado. No ambiente corporativo, as aplicações de IoT podem ajudar a diminuir erros e a eliminar o desperdício de recursos.
Quer saber mais sobre o tema? Então, veja no post as principais aplicações de IoT no mercado!
Gestão de frotas
Na gestão de frotas a IoT pode ser utilizada para dar ao analista uma visão completa do estado dos veículos. Com sensores espalhados em todos os equipamentos, a companhia conseguirá informações em tempo real sobre o consumo do combustível, desgaste de peças e atrasos na entrega de produtos.
Esses dados são cruciais para otimizar a gestão da frota e evitar que falhas ocorram na entrega de mercadorias. O gestor poderá direcionar sua atenção a pontos críticos e evitar, com mais eficiência, o desperdício de recursos.
Otimização do ambiente de lojas
Integrado a sistemas de Big Data e BI, a IoT também permite que empresas otimizem o seu ambiente comercial. Para que isso seja possível, é necessário espalhar sensores de presença em toda a loja e cruzar os dados com o número de vendas de cada mercadoria.
Tais dados dão uma visão completa sobre a eficiência da organização da loja. Isso permite que o gestor otimize o layout do ambiente e possa criar uma experiência de consumo com mais qualidade e com maior potencial de vendas.
Gestão de logística
A logística tem impacto direto nos custos do negócio. Quando é mal executada, os atrasos se tornam frequentes, a companhia perde a chance de fidelizar consumidores e acaba tendo prejuízos. Se o processo estiver relacionado a aquisição de matéria-prima, o impacto é ainda maior, uma vez que o negócio terá gargalos em toda a sua cadeia operacional.
Com a IoT, esses riscos são evitados. A companhia conseguirá acompanhar toda a sua cadeia logística e, assim, identificar pontos que levam a atrasos. Dessa forma, o negócio poderá otimizar o seu funcionamento continuamente.
Manutenção de infraestrutura
Para a indústria, a manutenção dos equipamentos com a IoT pode ter um grande potencial. Nesse caso, os sensores auxiliarão na melhoria dos processos de manutenção preventiva, garantindo que falhas sejam detectadas e maximizando a performance da companhia.
Isso torna o planejamento da troca de peças mais eficiente e capaz de evitar gastos indesejados ou imprevistos. Como consequência, a companhia sempre conseguirá o melhor preço pelas peças de seus equipamentos.
Gestão predial
A gestão predial com a IoT é mais automatizada. O responsável pela área conseguirá monitorar tudo de modo centralizado, criar rotinas automáticas para o controle de itens (como o uso de ar-condicionado) e maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis.
A segurança predial também ganhará com a IoT. A companhia conseguirá ter alto controle sobre as políticas de acesso e, assim, evitar evasões com qualidade.
A transformação digital facilitou a execução de rotinas mais inteligentes, dinâmicas e movidas a dados. Dessa forma, foi possível evitar riscos operacionais e garantir que negócios de vários portes fossem capazes de atingir suas metas de médio e longo prazo.
A Internet das Coisas se destaca como uma tecnologia que levará mudanças a vários ambientes. Hoje, as aplicações de IoT são variadas e conhecer as mais tradicionais é fundamental para otimizar o posicionamento do seu negócio frente aos concorrentes. Assim, será possível garantir novas oportunidades de vendas e meios para inovar.
Na indústria, a transformação digital criou uma nova revolução: a Indústria 4.0. Saiba mais sobre ela em nosso post especial!