O tempo todo ouvimos a expressão indústria 4.0. Afinal de contas, por quê? O termo é utilizado para caracterizar a quarta revolução industrial, a da tecnologia da informação. Ou seja, a utilização do que há de mais moderno para melhorar o processo de produção do setor industrial – big data, internet das coisas (IoT), inteligência artificial(AI), ERP’s inteligentes, robótica avançada e muito mais.
O foco dessa nova revolução, da Indústria 4.0, é modernização dos processos industriais, em especial os de produção, e assim obter ganhos de produtividade, otimização de recursos e materiais e, assim, obter grandes reduções no custo de produção. Outro ganho importante que se almeja é a flexibilidade e agilidade. Assim, identificando-se uma nova demanda ou tendência no mercado, a empresa poderá agir com mais velocidade para evoluir ou lançar novos produtos.
Entre os princípios da Indústria 4.0, estão:
- REAL TIME: coleta e tratamento de informações para tomada de decisão em tempo real
- CONECTIVIDADE: sensoriamento e monitoramento de fábricas usando IoT e Inteligência Artificial e assim rastrear, monitorar e gerenciar remotamente toda a produção
- ALL as a SERVICE: é a ideia de contratar soluções flexíveis e não mais adquirir softwares e eventualmente até hardwares
- MODULARIZAÇÃO: possibilitar mais flexibilidade com sistemas, módulos de produção que possam ser ativados e desativados conforme a demanda e a necessidade
- INTEROPERABILIDADE: tudo precisa se conversar, se conectar, trocar informações de maneira mais simples.
Pois bem. Nessa nova revolução, a gestão de produção é um dos processos mais importantes, já que toda a cadeia de suprimentos depende da eficiência desse processo. A boa gestão da produção garante o máximo de eficiência operacional, fazendo com que a manufatura consiga produzir bens adequados, de qualidade, no prazo e na quantidade adequada para suprir o mercado.
Por isso, existem diariamente grandes desafios na gestão da produção: reduzir custos de produção, melhorar o fluxo da produção, responder ao mercado com mais agilidade, cadenciar melhor produção e logística, evitando, assim, quebra de gôndola ou estoques em excesso, garantir maior previsibilidade para a empresa.
Como fazer uma boa gestão da produção?
O desafio sempre será diário. O mercado é soberano e, pode-se dizer, imprevisível. Além disso, a tecnologia sempre irá evoluir. Para começar, é preciso:
CONHECER BEM O SEU PRODUTO
ESTABELECER METAS CLARAS
EVITAR OS DESPERDÍCIOS
SELECIONAR BONS PARCEIROS E FORNECEDORES
CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
APRENDA COM OS ERROS DE SEUS CONCORRENTES
INVESTIR EM TECNOLOGIA
Dedicar-se a evoluir seu processo de gestão de produção é uma das premissas para se alcançar a eficiência operacional. Nós preparamos um e-Book com conceitos, estratégias e dicas que garantem bons resultados e que podem (e devem) ser aplicadas por empresas de todos os segmentos. Portanto, independentemente do porte ou da área de atuação do seu negócio, saiba um pouco mais nesse material. Clique e baixe grátis.