Infraestrutura fora de série e colaboradores capacitados parecem o Olimpo do sucesso empresarial, certo? Mas não é bem assim. Para integrar todos os aspectos operacionais e recursos disponíveis, é essencial que se desenvolva a gestão de processos, ou seja, a interação dos diversos setores de uma empresa, a fim de otimizar o trabalho.
Ainda que o objetivo seja e aprimorar, reavaliar estratégias de melhorar os processos de trabalho, a presença de um gestor é necessária –porém, todos os colaboradores atuam de forma construtiva nos processos produtivos. Mas para que isso seja possível, é necessário padronizá-los, como veremos a seguir.
Gestão de Processos: por que padronizar?
Líderes e gestores, por sua vez, devem adotar essa padronização e, ainda, incentivar o trabalho feito em grupo, de forma que todos os setores conversem entre si para aprimorar a tomada de decisões – e há diversos motivos para que tal ação seja realizada, como:
1. Redução de Custos
Ao implementar a padronização de processos, os colaboradores seguem uma espécie de protocolo para desenvolver suas atividades – e, consequentemente, recursos físicos e humanos são melhor empregados;
2. Ganho de Tempo na Produção
Padronizar atividades operacionais otimiza a produção e, assim, proporciona ganho de tempo;
3.Minimização de Erros
A quantidade de erros diminui à medida em que as atividades são padronizadas;
4.Agilidade para a Tomada de Decisões
Por meio de uma visão ampla, é possível agilizar a tomada de decisões na empresa.
Mas como é possível padronizar processos na empresa?
A padronização e gestão de processos requer, evidentemente, que algumas etapas sejam cumpridas, como mapeamento de processos, implementação de mudanças, monitoramento, alinhamento entre os setores e gestão de risco. Os benefícios, entretanto, são indiscutíveis:
- utilização adequada de recursos;
- operacionalização do processo;
- aumento de produtividade;
- melhora na qualidade de produtos e serviços;
- utilização de novas tecnologias.
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