Quando se trata de um sistema de gestão ou ERP para pequenas e médias empresas, a melhor opção é aliar a solidez de uma plataforma tecnológica conhecida nacional e mundialmente com funcionalidades que atendam a diversos perfis de empresas . Além de, é claro, apresentar uma boa relação custo-benefício. Isto é um valor de investimento que faça sentido para empresas de pequeno e médio portes.
E por que um sistema de gestão ou um ERP para pequenas e médias empresas
Como o nome já diz, um ERP é uma plataforma tecnológica, um software que permite organizar, acompanhar e gerenciar os processos e as atividades de seu negócio. Do controle do caixa aos pedidos de fornecedor. Do histórico de vendas à folha de pagamento. Da logística à produção. O ERP concentra as informações do seu negócio e permite de forma mais simples e rápida identificar erros, prever necessidades, reduzir desperdícios e automatizar atividades do dia-a-dia.
Enfim, um sistema de gestão automatiza as atividades da empresa e garante confiabilidade de informações obtidas, o que significa tomar decisões com maior segurança.
Quatro pontos imprescindíveis no ERP para pequenas e médias empresas
TCO Compatível.
O primeiro aspecto é a acessibilidade. Não adianta um ERP ser a maravilha da gestão, se o chamado Custo Total de Propriedade (TCO na sigla em inglês) for alto, encarecendo a operação da PME ou até tornando inviável sua adoção. TCO é o custo financeiro total. Ou seja todos os custos diretos e indiretos necessários: software, hardware, serviços, manutenção etc.
Solução Completa
É comum você encontrar soluções que se limitam a atender as atividades administrativas de seu negócio. Porém, é muito importante optar pelos ERP’s que podem ser ser aplicados aos processos produtivos, gestão de fornecedores, logística, estoque, vendas, marketing.
Fácil de Implementar
Está muito associado ao TCO. É importante que seja uma plataforma pronta, já acostumada com empresas do seu porte e, eventualmente, do seu tipo de negócio. A partir do momento que você se decidir em adotar, o processo de implantação deve durar dias ou semanas.
Base Convincente
Quantos usuários ele tem? Quantas empresas adota? Esta em português? Como é a questão de serviços? Parceiros? Quantos existem? Lembre-se sempre: se a solução é adotada por milhares de empresas e tem uma rede de centenas de parceiros, certamente é uma plataforma “à prova de futuro”. O pior dos mundos é você investir dinheiro tempo e esforço numa solução e depois ficar na mão.
Além desses quesitos, é preciso analisar as funcionalidades fundamentais. Para que você possa gerir sua empresa com facilidade, aceso rápido a informações e mais inteligência e segurança na tomada de decisão, podemos enumerar seis delas: gestão financeira, gestão de clientes e vendas, compras e estoque, planejamento de produção, análise comercial e relatórios.
Entendendo as principais funcionalidades de um Sistema de Gestão para PMEs
Gestão Financeira na Pequena e Média Empresa
São as capacidades centrais do seu ERP, que vão lhe oferecer o ferramental para você gerenciar e a agilizar sua operação financeira e automatizar tarefas cotidianas de contabilidade, cálculos e transações. Além disso, vai lhe permitir, dependendo da solução, uma visão em tempo real do seu fluxo de caixa e de suas necessidades financeiras e de vendas futuras. As principais funcionalidades são:
- Contabilidade – automatiza os principais processos de contabilidade, como lançamentos diários, contas a receber e contas a pagar.
- Controle – permite gerenciar o fluxo de caixa com precisão, monitorar ativos fixos, controlar orçamentos e monitorar custos de projetos.
- Gestão simplificada de ativos fixos, a função virtual de ativos fixos libera você do repetitivo lançamento manual.
- Bancos e conciliação – permite processar rapidamente conciliações bancárias, extratos bancários e pagamentos por meio de vários métodos, inclusive cheques, dinheiro e transferências bancárias.
- Relatórios e análises financeiras – para gerar relatórios padrões ou personalizados a partir de dados em tempo real para revisões de planejamento comercial e de auditoria.
Gestão de Clientes e Vendas na PME
Para gerenciar de forma eficiente todo o processo de vendas e o ciclo de vida do cliente e, assim, aumentar as vendas e a rentabilidade e garantir a satisfação do cliente.
- Gestão de vendas – para controlar oportunidades e gerenciar as atividades de vendas.
- Gestão de campanha de marketing – para criar, gerenciar e analisar atividades de marketing.
- Gestão de clientes – armazenando e organizando informações sobre o relacionamento com cada clientes.
- Gestão de serviços – para gerenciar o pós-venda. Ou seja, registrar e responder chamados de serviço com mais eficácia.
- Relatórios e análises – para gerar seus relatórios, tais como: previsão de vendas, estoque, produção e muitos outros
Compras e Estoque nas PMEs
As pequenas empresas também demandam o controle sistemático da aquisição, desde a solicitação de cotações dos fornecedores até a criação de pedidos de compra e pagamento de fornecedores.
- Aquisição – gerar solicitações de compra, ordens de compra e recibos de mercadorias; vincular documentos de compras e visualize trilhas de documentos para fins de auditoria; e gerenciar devoluções, despesas adicionais e várias moedas.
- Gestão de dados mestres – gerenciar dados detalhados e visualizar o balanço, informações detalhadas de aquisição de mercadorias com listas de preço e informações tributárias.
- Integração entre depósito e contabilidade – sincronização em tempo real de recebimento de mercadorias e níveis de estoque em depósito.
- Processamento de faturas a pagar, cancelamentos, e notas fiscais
- Relatórios atualizados em tempo real
Planejamento de produção para Pequenas e Médias Empresas
Conjunto de funcionalidades que permite obter informações precisas sobre entrada e saída de pedidos, estoque e localização do item.
- Gestão de estoque e depósito – gerenciamento do estoque usando vários modelos de custos, unidades de medida e preços.
- Gestão de localização no depósito – gestão e otimização do movimento de estoque.
- Controle de entrada e saída de mercadorias – registro de entradas e saídas de mercadorias, e inventário de estoques.
- Planejamento de produção e material – controle e liberação de ordens de produção; controle de preços de materiais.
Gerenciamento comercial
Além de gerenciar as atividades e oportunidades, permitir que você tenha uma visão inteligente da estratégia comercial. Ou seja: criar seus indicadores de desempenho e permitir que você entenda como está o desempenho de cada linha de produtos em tempo real.
Análises e relatórios
Organizar todas as informações que você considera cruciais para entender, monitorar e gerenciar o seu negócios e possibilitar que você
- elimine a entrada de dados duplicados, custos e erros relacionados.
- Crie alertas baseados no fluxo de trabalho
- Automatize respostas a situações que tenham sido detectadas
- desencadeiam respostas automáticas quando ocorrem eventos de
Se você precisa melhorar a visibilidade do seu negócio ou preparar-se para crescer dentro de uma visão de “non-surprising management”, você deve pensar em implementar ou atualizar seu ERP para uma plataforma que lhe acompanhe nos seus desafios de crescimento e rentabilização.
O ERP com essas características lhe permitirá organizar, otimizar e automatizar as atividades da empresa ao mesmo tempo em que otimiza o tempo e o trabalho dos gestores.
Caro? Não. Vamos tomar um café!