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As tendências para o varejo em 2021

No último artigo que publicamos, traçamos um panorama das expectativas para o desempenho do varejo em 2021. Comentávamos sobre a resiliência do varejo que já vive um ambiente que não é um mar de rosas, há cerca de 5 anos. Hoje, queremos trazer algumas reflexões e tendencias para o varejo que começou um redesenho com tecnologias emergentes e esse novo consumidor, antenado e digital. A pandemia entrou com os dois pés na porta do varejo para propor que essa transformação digital do varejo se acelerasse.

A Transformação Digital no Varejo

Esse novo varejo se impõe buscando acompanhar, atender e fidelizar o cliente, tornar as empresas mais ágeis e mais produtivas e criar novos canais e novos formatos de receita e de entrega de serviços e produtos.

Em 2019, a Isobar divulgou o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil, avaliando como as marcas andavam em termos de estratégia mobile, search marketing (ferramentas de busca) e em social media. Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão, incluindo o segmento de de varejo.

Nesse estudo as marcas consideradas experts digitais são todas do varejo. Porém, são minoria (3,75%). A maioria ainda estava no estágio de maturidade digital básica (48,6%) e madura (32,42%).

Varejo Omnichannel

Talvez o maior desafio do varejo seja enquadra-se na visão omnichannel. A estratégia ou abordagem omnichannel significa usar de forma integrada diferentes canais de contato com o consumidor para criar uma experiência “seamless” para o cliente. Ou seja, uniforme/ idêntica seja na interação física ou na virtual.

Para que isso seja possível, o comércio precisa colocar o cliente no centro de suas operações e estratégias, buscando identificar o perfil desse consumidor – suas preferências, desejos e hábitos.

Caminhos para o Varejo Digital

São inúmeras abordagens, tendências e tecnologias nas quais o comércio precisa se focar nessa jornada, pós-pandemia, de recuperar vendas, ganhar produtividade, gerar novas receitas e fidelizar clientes. Entre essas tendencias para o varejo estão:

1) Automação

  • Usar robôs, drones, reconhecimento de imagem e inteligência artificial para melhorar a logística.

2) Eficiência na logística

  • Repensar embalagens para cada necessidade, para melhorar a experiência do consumidor, reduzir impactos ambientais e otimizar espaço;
  • Usar Sharing Logistic, compartilhando custos com outras empresas;
  • Pensar no serviço de pick up (lockers em pontos para atender consumidores que não podem receber em casa ou que veem comodidade na retirada de suas compras em lojas ou estabelecimentos parceiros).

3) Repensar as operações físicas

  • Inspirar-se nas novas lojas da Amazon, por exemplo, Amazon Go e Amazon Bookstore para repensar como pode ser sua loja física.

4) Incorporar os Pagamentos instantâneos (PIX)

  • Os pagamentos instantâneos oferecem comodidade ao consumidor, rapidez e segurança. E ainda podem melhorar a gestão de caixa.

5) Fortalecer E-commerce

  • Caminho sem volta, a pandemia fortaleceu os resultados do e-commerce em 2020. Segundo a BigDataCorp, o crescimento foi de 70% em relação a 2019. Hoje o sites de e-commerce no Brasil totalizam 1,6 milhão ou 10% do total de sites ativos no país.

6) Shop streaming

  • A tecnologia é uma transmissão de vídeo que permite interação do público e, assim, gerar mais engajamento em eventos de lançamento de produtos e promoções.

7) BOPIS

  • BOPIS é Buy on-line, pick up in-store e promove integração de lojas físicas e virtuais. O consumidor ganha comodidade e a redução do custo de entrega;
  • O varejista ganha tráfego na loja física, gerando oportunidade de mais venda, e pode aumentar seu portfólio na loja virtual, colocando produtos que não estão disponíveis para delivery.

8) Microfranquias

  • Com o aumento do desemprego, as franquias de baixo investimento serão atrativas em 2021 e podem tornar-se uma alternativa para o varejista aumentar sua capilaridade e seus volumes de vendas.

9) Mais marketing de experiência

  • É o varejoconsumer-centric”. A satisfação do consumidor é o foco. É imprescindível organizar toda a jornada do cliente e buscar que ele tenha um sentimento de pertencimento em relação à marca e a certeza de acolhimento em todas as etapas;
  • Parte disso pode ser respondido pelo Marketing Sensorial. A pandemia afastou clientes de lojas físicas para trazê-lo de volta música, perfume, degustação serão imprescindíveis.

10) Produtos Saudáveis

  • A busca por produtos saudáveis e sustentáveis tem crescido cada dia mais. As pessoas estão mais conscientes e optando por itens que melhorem a saúde, aumentem o tempo de vida e que ainda ajude o meio ambiente. Investir em linhas de produtos saudáveis é uma aposta certeira e pode atrair um novo público para o seu negócio.
  • O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de alimentos e bebidas saudáveis, um PIB de US$ 35 bilhões por ano. Segundo a Euromonitor, esse segmento cresce mais de 12% ao ano.

11) Big Data e Analytics

  • Para tudo isso: competitividade, agilidade, experiência, omnichannel é imprescindível que o comércio não se esqueça do seu maior ativo que são as informações que captura nas interações com seus consumidores.
  • Esses dados (unificados, organizados, enriquecidos e analisados) irão gerar insights para ações, novos produtos e decisões.

12) (vale frisar) Usar a tecnologia como aliada do varejo

  • Muito de tudo acima está grandemente associado a adoção de novas tecnologias. É preciso ficar antenado para as necessidades e as soluções que podem auxiliar o comércio a reduzir os custos, aumentar receitas e melhorar a experiência do consumidor no front da vendas e também no backoffice.

Há muito mais a ser dito, além dessas tendencias para o varejo e abordagens que escolhemos hoje. Vamos discutir bastante essa jornada de transformação do varejo que foi anabolizada pela pandemia.

Mas, a conclusão, podemos dizer, é que pedra que rolar não vai criar limo. E no ambiente de varejo, hoje, uma marca parada no tempo tem pouco prazo de vida.

 

 

 

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