A escolha do ERP para telecom é um dos principais pontos para promover mais eficiência, maior retorno para seus negócios, redução de custos, agilização de processos e manter a empresa preparada para crescimento e inovação.
O cenário 2021 de telecom deve ser bem positivo. A IDC já apontava, ainda em 2020, que 42% das empresas pretendiam aumentar o orçamento de TI/Telecom em 2021. Ainda que não seja um mar de rosas, a empresa de telecom deve estar bem amparada por sistemas e processos que respondam a um ambiente de crescimento dos negócios e, também, às necessidades de promover ganhos operacionais.
Um bom ERP para Telecom
Um ERP adequado ao segmento de negócio é fundamental. Isso significa ir além de entregar a gestão financeira. É preciso que esse sistema de gestão atenda plenamente às peculiaridades fiscais e financeiras. Mas, melhor ainda se ele promover a integração das diversas áreas e processos, sem que isso signifique intermináveis ou custosos projetos de integração. Para o segmento de telecom, algumas funcionalidades fundamentais são:
CRM & VENDAS
- Visão completa do ciclo de relacionamento com o cliente – da consulta de disponibilidade no telemarketing até a emissão da fatura.
- Todas as informações do cliente em uma única plataforma
- Informações financeiras, operacionais e técnicas na mesma interface para o atendente
- Atendimentos automatizado com notificações push e SMS, até mesmo email.
- Controle de vendas e leads
- Análise personalizada de crédito integrada ao SPC
- Upgrade/Downgrade planos com aplicações imediatas de velocidade
- Inativação temporária de contratos com faturamento proporcional automático
OPERAÇÃO DE CAMPO
- Visão em tempo real das agendas e localização da equipe de campo, possibilitando monitorar e atribuir atividades
- Controle das agendas técnicas e disponibilidade de visitas no ato do atendimento
- Consulta disponibilidade de caixas CTO´s de fibra por localização do técnico
- Habilitação de contratos e provisionamento automatizado de equipamentos
- Movimentações de estoque
- Testes de conectividade e velocidade
- Integrado com módulo financeiro
- Cálculos de rota e monitoramento de pessoal de campo
GESTÃO DE REDES E SUPORTE
- Integração ao Radius personalizada para o equipamento do provedor
- Entrega e controle de IP´s
- Extratos de conexão
- Controle do estado atual da conexão do cliente e motivos de desconexão
- Mapeamento de rota de redes fibra da OLT até o cliente
- Mapeamento de rede rádio
- Integrado ao módulo comercial, controla a reserva de pontos de fibra no ato da venda e necessidade de ampliação de caixas e rotas de fibra
- Painel de qualidade de rede
- Testes de conectividade (Ping, MTR, NAS) na abertura de atendimento de suporte
BILLING INTEGRADO AO MÓDULO FINANCEIRO
- Geração de cobranças e faturas automáticas, atendendo telefonia (minuto), banda larga (plano), TV+INTERNET+BANDA LARGA (pacote)
- Painel de negociação de dívidas
- Gestão financeira e controle de contas a pagar e receber
- Controle de Fluxo de caixa
CONTROLE DE ATIVOS
- Controle financeiro de ativos
- Visão de recuperação de impostos
- Controle das movimentações de materiais e equipamentos
- Controle de patrimônio
- Rastreabilidade de todos os equipamentos
GESTÃO DE ESTOQUE
- Gestão de compras, com requisições, cotação e pedidos e compras
- Provisões de contas a pagar
- Controle das movimentações de materiais e equipamentos
- Controle de quantidades de estoque mínimo e máximo com alerta automático de reposição
- Controle de patrimônio
- Rastreabilidade de todos os equipamentos
- Impressão de etiquetas de patrimônio
- Integrado ao App Técnico para movimentação e solicitação de reposição de estoque
DASHBOARDS E RELATÓRIOS
- Controle de toda operação de telecom por meio de KPI’s e um BI
- DRE e balanço patrimonial de forma detalhada
- Relatórios de resultado emitidos em um clique
- Personalização de relatórios
INTEGRAÇÃO BANCÁRIA
- Envio automatizado de cobrança para os bancos.
- Rastreabilidade do envio e retorno do banco, recebendo um aviso de que o cliente pagou
- Conciliação bancária
- Emissão de segunda via de boletos
MÓDULO FINANCEIRO
- Homologado para principais bancos e carteiras
- Controle de transmissão de arquivos para banco
- Emissão de segunda via de boletos
- Painel de negociação de dívidas
- Negativação integrada aos serviços de proteção do crédito SPC
- Retirada automática do SPC mediante pagamento de dívida
- Organização e gestão financeira
- Controle de contas a pagar e receber
- Conciliação financeira
- Fluxo de caixa por conta financeira e posição financeira automatizados e integrados aos módulos comercial e estoque
- Emissão de notas fiscais modelos 21 e 22
- Geração de arquivos do Convenio 115 e Sintegra
- Integração para diversos sistemas contábeis de mercado
O SAP Business One TELCO by G2
Empresas de telecomunicação contam com um range extenso de serviços e alta complexidade de processos, que são necessários para garantir o nível de serviço, a satisfação de clientes e a rentabilidade das operações. Com o uso do SAP BUSINESS ONE Telco By G2 lidar, gerenciar, obter informações de todos os processos e atividades tornam-se uma jornada mais simples, evitando, assim, erros, dificuldades para acompanhar fluxo de caixa, manter SLAs e outras necessidades.
Este começo de ano é o momento mais que adequado para adequação de seus processos e do ERP para tornar a empresa mais flexíveis, seguro e dotada de processos bem estruturados e ágeis.
Certamente, a empresa de telecom terá bastante esforço para atender à demanda que cresce com a pandemia e recuperar aquela que ficou reprimida pelo coronavírus. E um ERP adequado irá propiciar:
- Mais eficiência para sua empresa
- Maior retorno para seus negócios
- Redução do custo total de propriedade (TCO)
- Crescimento mais organizado e dentro das regras fiscais e de compliance
- Processos mais produtivos e gestão mais ágil
- Melhor gestão do nível de serviço (SLA – Service Level Agreement)
Há muito mais. Venha conhecer o SAP Business One Telco by G2, que já é um sucesso entre empresas do setor de diversos perfis e portes.