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Categorias: Gestão Empresarial

Análise Preditiva: tudo sobre o modelo de sucesso nos negócios

Um dos grandes desafios impostos para os gestores, hoje em dia, é lidar com o crescimento da empresa. Muitas vezes, a falta de informação leva a uma tomada de decisão equivocada e à criação de problemas futuros. Uma saída é a utilização de modelos de análise preditiva.

Neste post, vamos mostrar para você o que é e como funciona essa abordagem nos negócios, além, é claro, dos benefícios que sua empresa pode obter por meio da aplicação da análise preditiva. Finalizaremos com alguns cases de sucesso. Então, continue conosco e boa leitura!

Análise preditiva

Vivemos na era da informação e todas as interações por quais passam uma empresa gera uma enorme massa de dados. Tais conhecimentos podem ser coletados e armazenados em Big Data, com capacidade de guardar uma quantidade gigantesca de informações.

No entanto, não basta apenas coletar tais dados e armazená-los: é preciso buscar uma utilidade para eles. Assim, surge a análise preditiva, com o emprego de informações passadas para a previsão de movimentações futuras e melhoria da gestão.

Essa técnica consiste no emprego de funções matemáticas complexas que são capazes de varrer os dados armazenados em Big Data e encontrar padrões que podem vir a se repetir, subsidiando, assim, as decisões estratégicas dos gestores.

Podemos dizer que é uma tentativa de prever o futuro, olhando para o passado. É possível melhorar muito a compreensão sobre um determinado evento ao verificar informações passadas.

Para que os modelos preditivos possam funcionar e prever com o máximo de acerto possível, é preciso contar com grandes volumes de dados, por isso é interessante buscar formas de maximizar a coleta de informações.

Tipos de modelo preditivo

Existem basicamente dois tipos de modelos de análise preditiva, os não supervisionados e os supervisionados, ambos com funções e objetivos diferentes entre si.

Supervisionado

Nesse modelo são inseridos os dados de entrada e de saída e o sistema busca identificar a relação entre eles, ou seja, o porquê do acontecimento de um determinado resultado. Aqui se busca a causa de um comportamento para evitá-lo ou maximizá-lo.

Não supervisionado

Já nesse modelo, são inseridos apenas os dados de entrada e o sistema buscará identificar possíveis relações entre eles e encontrar um resultado o mais próximo possível da realidade. Aqui se busca pelas tendências e possíveis ocorrências.

Benefícios

Com a implantação de uma solução de análise preditiva a sua empresa poderá desfrutar de todas as vantagens que essa tecnologia oferece. Entre elas podemos citar:

Identificação de problemas e riscos

A identificação dos principais riscos existentes em uma operação pode não ser uma tarefa fácil, e quando você não os conhece está sujeito diretamente a eles sem nenhuma proteção.

Com a utilização de um modelo preditivo você pode identificar um cenário ruim de vendas de um determinado produto no final do ano. Pode-se realizar o gerenciamento de sua produção para diminuir a manufatura daquele item e seu estoque, evitando prejuízos quando a demanda diminuir.

Oferta de dados estratégicos

Boa parte dos gestores hoje toma decisões baseadas em palpites e na sua visão sobre a economia. Com a experiência de muitos anos, pode ser que você consiga tomar boas decisões apenas ao visualizar os movimentos do mercado, no entanto, isso leva muito tempo e não é uma ciência exata.

Por outro lado, contar com informações preditivas melhora muito a possibilidade de tomar decisões estratégicas acertadas com o auxílio de uma ferramenta de análise baseada em fatos, não em achismos.

Entendimento do comportamento dos clientes

Com o auxílio de um modelo de análise preditiva é possível identificar os padrões de consumo de seu público e verificar quais são as suas principais demandas e preferências na hora de escolher um produto.

Com isso você pode segmentar corretamente seu público e desenvolver melhores campanhas que atinjam de maneira específica uma determinada faixa, além de criar produtos que possam atender as expectativas de seus clientes.

Retorno do investimento

Com um entendimento melhor acerca das movimentações de mercado, necessidades dos clientes, ciclos de vendas, entre outros, sua empresa poderá realizar investimentos corretamente.

Isso aumenta o retorno esperado com a compra de uma determinada máquina, por exemplo, ou a criação de uma nova campanha de marketing, diminuindo os riscos de realizar um mau investimento.

Cases de sucesso

São várias as empresas que já utilizam modelos preditivos para buscar usufruir de todos os benefícios oferecidos por essa tecnologia e alcançar melhores resultados em suas operações. Vamos listar alguns cases de sucesso para sua inspiração.

Identificação de fraudes

O Commonwealth Bank, instituição financeira australiana, utiliza a análise preditiva para realizar o combate a fraudes com cartões de crédito. A solução utilizada pela empresa verifica os padrões de consumo de um cliente e soa um alerta quando alguma compra foge do padrão.

Ela consegue verificar o risco de fraude antes que a transação seja finalizada, em menos de 40 milésimos de segundo, evitando problemas de segurança para os seus clientes.

Serviços públicos

Em Hong Kong, o governo local realizou a implantação de sistemas de modelo de análise preditiva visando administrar de melhor forma o dinheiro do contribuinte e atender as demandas da administração pública.

O modelo prevê possíveis reclamações para resolvê-las antes delas serem realizadas, além de detectar tentativas de fraudes ou má aplicação de dinheiro dos impostos.

Varejo

A Staples, empresa americana com sede em Massachusetts, realiza a venda de itens para escritório desde 1986 e utilizou um modelo preditivo para avaliar a real eficácia de suas campanhas de marketing junto aos clientes.

Identificando quais as principais demandas de seus consumidores a empresa obteve êxito em determinar quais eram os produtos mais procurados, além de melhorar a fidelidade à marca. Os dados para análise foram recolhidos com o auxílio de um app desenvolvido para ajudar os clientes a escolher os itens de sua preferência.

Esperamos que ao chegar ao final deste post você possa ter aumentado os seus conhecimentos acerca da análise preditiva e visualizado o potencial dessa tecnologia para melhorar os resultados de sua empresa.

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Colaboradores Blog G2

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